Caro leitor,

Muita gente me pergunta:

“Hugo, mas então quando o seu sistema dá um sinal de entrada, eu preciso comprar a primeira small cap que romper primeiro? Porque?”

O motivo é simples:

Quando o mercado de ações se recupera, o que sobe primeiro são as empresas mais fortes.

E esse processo se inicia bem antes de as small caps começarem a se valorizar.

Na verdade ele começa quando os grandes investidores institucionais, sedentos por barganhas, percebem que os preços estão atraentes.

Mas os grandes bancos e fundos têm dinheiro demais para investir e, por isso, eles nem sempre podem investir nas ações de menor liquidez que tendem a se valorizar mais (como as Small Caps).

Então, ao invés disso eles normalmente são obrigados a investir nas ações mais líquidas, das maiores empresas, as tais “blue chips”.

Isso faz com que a recuperação comece com essas ações.

Eventualmente os preços das blue chips chegam em patamares aceitáveis, os investidores vão nas próximas mais interessantes e líquidas e aí, as mid caps começam a subir também.

Depois acabam essas oportunidades e as small caps se tornam a bola da vez.

Então a procura pelas oportunidades na bolsa vêm de baixo para cima, das ações mais líquidas para as menos líquidas.

E o que isso significa?

Isso significa que quando uma ação começa a subir antes da outra, é porque o mercado está desejando essa ação ao invés da outra.

Ela é a preferida!

E não, não importa os fundamentos dessa ação, ou o lucro da empresa, ou quanto o CEO é popular no Twitter porque a mensagem é clara: se a ação está subindo…

O mercado gosta dessa ação e por isso, a tendência é que ela suba mais do que as ações menos desejadas, pelo menos nesse momento.

No caso do pequeno investidor, as oportunidades de uma recuperação podem vir tanto das blue chips, como das mid ou small caps porque o pequeno investidor tem liquidez para investir em tudo.

Mas a mesma regra se aplica:

Ele começa comprando o que julga ser o melhor negócio, a melhor ação do mercado.

E sim, eu sei que “comprar o que subir primeiro” parecer bizarro, até preguiçoso, mas a ideia é tão válida porque assim estamos seguindo a tendência.

Milhões já foram perdidos na bolsa tentando adivinhar o que iria subir no futuro, mas bilhões foram ganhos apenas comprando o que começou a subir agora…

E nesses últimos dias? Pois é…

MUITAS ações começaram a subir…

Atenciosamente,

Hugo Teixeira

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *