O que é a Bolsa de Valores?

A bolsa de valores é aquele lugar onde pessoas ficam gritando no telefone e gente normal perde dinheiro e depois se mata não é? Então, não é exatamente assim.

Agora no Brasil é tudo eletrônico, não tem mais gritaria na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e, apesar da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e da BM&F terem se unido para se transformarem na BM&F Bovespa (que originalidade), elas continuam em lugares diferentes. A uns, 50 metros de cada uma, lá no maravilhoso centro de São Paulo.

Porém a Bovespa não foi a primeira bolsa criada, nem mesmo a famosa NYSE, a primeira foi a Amsterdam Stock Exchange! Ela foi criada em 1602 pela Dutch East India Company, ou Verenigde Oostindische Compagnie para os íntimos.

Uma empresa muito foda que, com o objetivo de negociar suas ações e títulos de renda fixa abriu a primeira bolsa de valores da história, porém depois a empresa passou por períodos péssimos e acabou sendo fechada em 1800.

Hoje uma ação dela vale mais do que a parcela da compania que ela representava na época devido ao seu valor histórico. A bolsa continuou e é isso que importa.

Estudantes passeando pela Bovespa

Depois disso foram criadas outras bolsas, as ações que faziam parte dessas bolsas eram em grande parte de empresas que estavam envolvidas com o mercado de pimenta na europa, super divertido, depois de um tempo o “centro do comécio mundial” se tornou a Inglaterra, enquanto isso os ingleses estavam colonizando o que iria se tornar os Estados Unidos da América, eles levaram suas idéias econômicas para suas colônias e estava tudo bem e tranquilo quando os colonos decidiram expulsar os ingleses para criar seu próprio país! No final, o Mel Gibson e seus amigos ganharam a guerra.

O país foi crescendo e do nada, um cara chamado Alexander Hamilton, o primeiro secretário do tesouro americano, ao estudar os mercados ingleses, decidiu criar bolsas de valores nos EUA também. Então no seu mandato entre 1789 e 1795 ele promoveu o desenvolvimento das bolsas gringas. Depois decidiu até incentivar o governo a negociar títulos de dívidas, como o nosso Tesouro Direto, tais atitudes foram tão importantes para a economia gringa que o cara tem até uma estátua dele em Wall Street, da hora hein?

Aí depois em 1817 um monte de traders decidiram criar a New York Stock & Exchange Board, que depois virou a New York Stock Exchange e aí passou um tempão e surgiu a primeira bolsa ner… de tecnologia, a NASDAQ, aí pra finalizar várias bolsas européias se apaixonaram e tiveram uma filha, a Euronext, essa filha se casou com “o” NYSE e surgiu a NYSE Euronext, uma rede de bolsas de valores, tipo o McDonald’s, só que com mais números e menos hambúrguers.

nyse

A famosa En Why És I

Tá, ok, mas, hmm, mas e o ibovespa, Dow Jones, S&P500, Merval e etc?? Hmm, sim, claro, naturamente, então, essas 4 aí são Índices de Ações, vou falar deles no próximo tópico, ok, BOVESPA, então, no Brasil existiam várias bolsas, 9 para ser exato, a BOVESPA foi criada em 28 de agosto de 1890 pelo Emilio Pestana, e hoje está casada com a BM&F, e a BM&F, da onde surgiu?

Em 28 de Outubro de 1917 uns empresários paulistas do ramo de exportações decidiram criar a BMSP, que negociava contratos agropecuários, inclusive a termo, hmm? A termo?? Esquece, veremos isso muito depois. Então em julho de 1985 surge a Bolsa Mercantil & de Futuros, BM&F, onde eram negociados contratos futuros, a vista, a termo, de opções, referentes à índices de de ações, juros, taxas de câmbio e ouro. Hmm, quê??? Juros?? Futuros?? Opções?? Esquece também, só depois, depois! Ok, aí em 1991 essas duas decidiram se unir sob o manto do sagrado matrimônio e foram para a noite de núpcias, decidiram nomear sua filha com o nome da mãe, BM&F, que se casou com a BOVESPA pra completar a árvore genealógica. Ao contrário da NYSE, a Bovespa é tranquila, como o pregão é eletrônico, quase não tem ninguém lá, praticamente só alguns estudantes e carinhas visitando, você pode ir lá na boa e não ouvirá ninguém gritando, na verdade é um lugar bem silencioso e confortável, se você fizer bagunça, provavelmente será expulso de lá.

bmf

BM&F - Barulho, Matança & conFusão... antigamente...

Resumo: Bolsas de Valores/Mercadorias/Wa-é-va são lugares barulhentos ou não onde as pessoas e empresas negociam ações e outras tranqueiras econômicas (por meio de corretores). Tudo isso de cima é só história e é legal saber disso. não fará diferença nenhuma se você não souber.

<< Voltar



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.