Há muito tempo atrás quando eu comecei a me interessar pelos títulos públicos, decidi comprar alguns só para saber como investir.
Como não sabia quase nada sobre o assunto, fui ver o que o meu banco oferecia.
Percebi que eles deixavam os investidores comprarem títulos do tesouro direto por uma taxa de 4% ao ano.
Apenas devo lembrar que os melhores títulos rendem não mais do que 12% ao ano, é o banco quer 1/3 disso.
Achei meio caro investir pelo banco e fui atrás de corretoras da bolsa de valores porque, assim como servem para comprar ações na Bovespa, podem ser utilizadas para comprar tesouro direto.
E quanto eles cobravam de taxas?
Achei uma que cobrava 0.4%, ou seja, 10% do que o banco cobrava.
Logo, não foi preciso pensar duas vezes, apenas investi pela corretora de verdade.
A conclusão é triste: assim como as corretoras de bancos são horríveis para comprar ações, elas também não prestam nada para quem deseja investir no tesouro direto.
Alguns investidores malucos até podem achar que 4% de taxa não é muito mas ao considerar que a poupança rende mais ou menos 6% ao ano, a idéia de pagar 4% é absurda no curto prazo.
E é claro que no longo prazo essa taxa de 3.6% mais alta do que o padrão (não existem apenas uma ou duas corretoras com taxas de 0,4% mas sim, várias, algumas até de graça!) fará uma diferença absurdas por causa dos bons e velhos juros compostos.
Quem comprar tesouro direto pelo banco estará literalmente jogando dinheiro fora. Não apenas as taxas bancárias chegam a ser criminosas mas os serviços não oferecem nenhum tipo de vantagem para o investidor.
Logo, se você quer investir em títulos públicos, por favor o faça. Mas fique longe de qualquer corretora de banco, elas são horríveis, caras e só atrapalham o investidor.
Portanto, a história de sempre se aplica, se quiser investir, seja na bolsa de valores, no tesouro direto ou qualquer coisa, pesquise várias corretoras e fique com aquela que tem o melhor custo benefício.
O objetivo do investidor é ganhar dinheiro e não enriquecer o banco, então, fique longe deles!
Legal,eu tava com essa duvida,mais ao investir em titulos publicos se paga taxa todo mês ou anual.
A taxa dos títulos é anual e se paga no dia da compra. 😉
Oi Hugo,
Tenho uma conta na poupança no banco e sempre que o dinheiro do mês ”aperta”, eu recorro a este dinheiro guardado com a maior facilidade
Minha dúvida é: caso eu precise do desse dinheiro, é tão fácil retirá-lo do TD quanto é da poupança?
Obrigada.
Infelizmente não.
Você precisa vender o título, ele precisa ser liquidado, o dinheiro precisa voltar pra você e você precisa mandar o dinheiro para conta. Não é demorado mas não é instantâneo como na poupança.
Para mais infos veja esse link aqui: http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/manual_investidor11.asp
Hugo primeiramente parabéns pelo trabalho! Sou iniciante, poderia indicar corretoras de baixo custo para o tesouro direto??
Obrigado!