Como Viver de Cupons do Tesouro Direto

Enquanto os investidores da bolsa de valores tem os dividendos e juros sobre capital próprio como lucros, aqueles que investem no tesouro direto tem os cupons.

Nem todos os títulos públicos pagam esses cupons mas alguns pagam.

E desses, o que mais se destaca é o NTNB comum. É com ele que você viverá de cupons.

Um NTNB é um título público que é pós fixado. Ou seja, o investidor só ficará sabendo da rentabilidade desse título quando chegar perto da hora do vencimento, que pode levar vários anos.

Quando o título vencer, o investidor receberá todo o seu dinheiro com os juros e a inflação acumulada no período.

Por isso que muitos investidores que não querem se meter ainda na bolsa de valores gostam dos NTNBs, porque eles oferecem lucros decentes e mantém o investidor longe do terror da inflação.

Mas a graça dos NTNBs se dá por conta dos cupons.

Apesar de receber o maior dinheiro no final do investimento, de 6 em 6 meses o investidor recebe pequenas partes, cupons, do dinheiro total.

Logo, muitas pessoas gostam dos NTNBs porque eles oferecem uma maneira fácil e prática do investidor tirar uma boa renda tendo o dinheiro necessário para isso.

Infelizmente como títulos públicos apresentam taxas mais conservadoras se formos comparar com os rendimentos da bolsa de valores, é preciso ter muito dinheiro para tirar uma boa renda.

E o que seria essa “grana boa”? Alguns milhões de reais, 3 ou 4 seriam o ideal.

Eu sei que talvez tenha tirado a graça do negócio. Mas não se esqueça que é mais fácil viver de dividendos de ações da bolsa de valores (apesar de ser mais arriscado) e que os investidores que gostam dessa de “viver de…” costumam ter mais idade e é claro, muito mais dinheiro.

Se é o seu caso e você tiver o dinheiro necessário, ainda assim não é inteligente gastar tudo com NTNBs, por uma questão de segurança.

Sugiro que você invista bastante nos NTNBs (uns 50%) e o resto diversifique entre outros títulos de renda fica e é claro, alguma coisa em empresas que pagam bons dividendos, porque por mais conservador que um investidor seja, nunca é uma boa idéia ficar longe da bolsa de valores.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários Como Viver de Cupons do Tesouro Direto

  1. chico

    Eu não cheguei a ler os pots mais recente, que talvez possam esclarecer minha dúvida, mas esse e tudo oque se encontra no blog está melhor esclarecido no e-book?

    Enquanto isso, parabéns!! Nunca pensei que fosse me interessar no assunto até ver essa leitura de facil entendimento. Abraço

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Chico,

      Os e-books são a parte prática dos posts por assim dizer.

      Porém, o primeiro deles “com pouco dinheiro” só fala da bolsa de valores e nem menciona o tesouro direto, o segundo, é a mesma coisa: nada de tesouro direto.

      Obrigado pelo comentário. 🙂

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. Jean

    Qual é a principal diferença entre NTN-B que gera cupons e foi citado no post e do LTN?

    Qual é mais vantajosa a longo prazo? e a curto prazo?

    Qual é a mais digamos “divertida” de se administrar?

    É melhor escolher apenas fundos de ações ou tesouro direto para investir, ou é melhor ir colocando dinheiro nas duas ao mesmo tempo e ver qual rende mais?

    Obrigado!!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      O LTN paga tudo de uma vez no final do investimento, como não tem cupons, você só paga imposto no final e acaba ganhando mais.

      A longo prazo, o LTN. Curto prazo, o NTN-B.

      Divertido? Para mim divertido é ganhar o máximo fazendo o mínimo, ou seja, LTN.

      O TD nunca vai render mais do que um fundo de ações no longo prazo em um país em crescimento como o Brasil, principalmente com a queda da SELIC, que aos poucos está destruindo a graça (rentabilidade) de todos investimentos de renda fixa. 😛

      Abraço,

      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *