É Seguro Investir na Bolsa Pela Internet?

Há muito tempo atrás as pessoas utilizavam o telefone para comprar e vender ações.

Elas apenas discavam para os seus corretores e os diziam o que comprar.

Mas hoje as coisas são diferentes.

Atualmente nos temos o sistema home broker e a automatização total da bolsa de valores brasileira, a Bovespa e por isso, podemos investir pela internet.

Só que às vezes a internet pode parecer uma terra de ninguém e por isso surgem questões como: “Será que é mesmo seguro investir pela internet?”, “Será que posso cair num golpe?”

A resposta depende de alguns fatores, principalmente para o que é utilizado o computador.

Da mesma forma que computadores que acessam sistemas bancários (online banking) precisam estar seguros contra invasões, vírus e coisas do tipo, aqueles PC’s utilizados para o uso do home broker precisam ter as mesmas precauções.

Ou seja, o computador precisa de um bom firewall, deve ser utilizado apenas em sites confiáveis e carregar nele mesmo um bom antivírus. Tudo para que ninguém consiga acessar os seus dados ou suas senhas do home broker.

Na verdade esse conselho chega a ser genérico pois todos os computadores precisam estar protegidos. Logo, surge uma outra questão:

“E se alguém roubar minhas ações ou o meu dinheiro?”

Essa pergunta pode parecer boba para algumas pessoas mas definitivamente séria para aqueles investidores que…

  • Tinham economias guardadas na poupança no começo da década de 90 (e tiveram seus rendimentos “emprestados” pelo governo”)
  • São ingênuos, confiam em esquemas estranhos ou passam suas senhas para pessoas pouco confiáveis.
  • Não entendem como os sistemas funcionam

Em primeiro lugar, o governo não vai pegar o seu dinheiro (já a Receita e a Justiça vão, mas só se você cometer algum crime fiscal).

E mesmo sendo ingênuo, é impossível roubar ações pois elas não ficam na corretora e sim, na CBLC que junto com a Bovespa, mantém as suas ações seguras.

Além de que a ideia de “roubar ações” chega até a ser engraçada pois os sistemas simplesmente não permitem uma operação desse tipo.

Por outro lado, uma corretora pode até roubar o seu dinheiro (ou falir e levar o seu saldo junto), mas apenas se você for mané de escolher uma sem pesquisar, de algum outro país (como a Nigéria hahaha), com preços e condições esquisitas e etc…

Mas considerando que no caso de uma corretora decente ir para o saco com o seu dinheiro, ainda existe um seguro de até 60 mil reais, e assim é fácil se sentir seguro com qualquer saldo até este valor.

Portanto, contanto que você deixe o seu computador sempre em ordem e não compartilhe os seus dados e senhas do home broker com ninguém, a possibilidade de algo ruim acontecer é praticamente nula.

Aliado ao bom senso na hora de escolher uma boa corretora e tentar não manter muito dinheiro vivo e sim em ações, a probabilidade de algo ruim acontecer é mínima.

Então se você estiver paranóico em relação a segurança ao investir na internet, pode ficar tranquilo, mesmo porque sem tranquilidade nenhum investidor consegue pensar com clareza e sem clareza, ninguém ganha dinheiro. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *