A Melhor Maneira de Enriquecer Investindo

Todos querem investir porque todos querem ficar ricos.

Tudo bem, essa é uma ideia louvável para qualquer pessoa neste mundo.

Mas para investir na bolsa, não basta que alguém tome uma única decisão mas sim, várias.

Qual corretora devo usar? Quanto dinheiro eu devo aplicar? Como eu devo investir? Qual é a melhor maneira de se enriquecer com investimentos?

Já existem respostas nesse blog para as primeiras dessas questões, e é por isso que nesse post eu vou responder essa última pergunta…

Para começar, existem basicamente 3 maneiras de se enriquecer investindo.

Quais são elas? A maneira conservadora, a moderada e a arrojada. Ou em outras palavras, a maneira lenta e segura, a moderada e a rápida e não tão segura assim.

Logo, é possível deduzir que a melhor maneira de se investir é aquela que mais combina com o seu perfil e te deixa mais confortável (mas não muito) com os riscos.

Ou seja, se arriscar muito fará com que você se sinta mal, esqueça a idéia e seja mais conservador ou até moderado.

E se investir de forma muito conservadora causar uma enorme impaciência, seja um investidor mais arrojado.

Mas agora vamos ao que interessa, vou recomendar as melhores proporções de investimentos para cada tipo de perfil.

O investidor conservador deve deixar 70% do seu dinheiro em investimentos previsíveis como títulos de renda fixa, 20% na poupança “just in case” e 10% na bolsa de valores porque será muito difícil enriquecer sem a bolsa.

Ou seja, vai demorar um bom bocado. Mais de 30 anos corridos. Porém, se você for disciplinado e estudar bem, as coisas irão funcionar.

Já o moderado pode ser um pouco mais “aventureiro” e assim sendo, deve aplicar 45% na bolsa (fundos, ações…), 45% na renda fica e também, 10% na poupança ou em qualquer outra coisa que possua uma grande liquidez e que, de preferência, renda por volta de 6% ao ano de juros.

Dependendo do dinheiro investido e da dedicação do dono, em 15 à 20 anos, resultados fantásticos podem ser conquistados.

E agora a parte divertida, o investidor arrojado.

Quem se encaixa nessa categoria provavelmente se dará muito bem investindo 70% em ativos da renda variável. Aí não precisa ser nem em ações. Ele pode investir em forex, futuros, usar opções e outras coisas.

Mesmo assim, 70% em investimentos de risco maior é um bom valor, mais do que isso não é recomendado.

Como sempre digo, também 10% nas chatas cadernetas de poupança só pela liquidez (se precisar de dinheiro rápido…) e os outros 20% em títulos de renda fixa. Aí podem ser debêntures também e não apenas os velhos conhecidos títulos públicos ou qualquer coisa que o seu gerente te empurrar.

Novamente, dependendo do dinheiro investido e se você fizer tudo certo, é possível ficar mais ou menos rico (perto de 1 milhão) em até 10 anos.

Vale lembrar que essas estimativas levam em consideração aplicações mensais aproximadas de mil reais e que, como tudo na vida menos a morte, nada é 100% certo.

E aí estão as melhores maneiras de se enriquecer na bolsa. Como você pode perceber, tudo depende do seu perfil de investidor.

Se arriscar 70% em renda variável for demais para você, seja mais conservador ou moderado. E se 10% em ações for pouco, aumente mais a proporção.

Para terminar, meu conselho é:

Use sempre o seu bom senso, invista corretamente, mantenha-se com o máximo de dinheiro aplicado mas com o mínimo de conforto possível e seja paciente que no final, suas chances de enriquecer ao ponto de achar que 1 milhão não é nada (e não é mesmo) serão muito altas. 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *