O Que é: Ordem Start

Uma ordem start é uma ordem automática de compra ou de venda de ativos.

Ela existe em vários mercados, inclusive no de ações, forex e futuros.

Para entender o seu funcionamento, considere o seguinte exemplo:

Você quer comprar 1000 ações da Vale assim que elas passarem de 25 reais.

Infelizmente cada ação custa 24,94 e você quer esperar que os preços subam um pouco, rompendo a resistência e gerando assim, um forte sinal de entrada.

Como não gosta de deixar ordens no book de ofertas porque qualquer um pode ver e às vezes a ordem nem é executada de uma vez, te obrigando a enviar outras ordens e gastando mais dinheiro com corretagem, um problema surge.

A solução menos inteligente seria ficar na frente do home broker esperando para que a ação chegue aos 25 reais. Só que isso pode demorar e de qualquer forma, provavelmente será uma chatisse esperar.

Mas em vez de passar por uma dessas situações desagradáveis, é possível enviar uma ordem start.

Ou seja, você envia uma ordem start de compra na VALE5 por 25 reais e assim que o papel chegar em 25 reais, o sistema comprará 1000 ações para você não importa o preço. Mesmo se você estiver na China comendo insetos.

Dessa maneira é possível que surge alguma slippage.

Você provavelmente pegará 700 ações por 25 reais, 300 por 25,01 e por aí vai. A slippage será mínima, pelo menos nesse caso, já que a VALE5 tem uma grande liquidez na bolsa de valores.

No final das contas, você terá suas ações, não precisará ficar plantado na frente do PC e nem será obrigado a entupir o book de ofertas com várias ordens comuns de compra.

Sendo assim, podemos dizer que uma ordem start funciona quase como uma ordem stop loss, só que ao contrário.

E como os investidores ou traders responsáveis nunca deixam de usar um stop loss, também devem usar ordens start para não precisarem ficar plantados esperando que uma ação atinja um certo preço de entrada.

Por isso, recomendo o uso dos dois, stop loss e ordem start, para todos os investidores (e principalmente traders) que lêem esse blog.

Com essas ferramentas sua vida ficará ainda mais fácil e o seu trabalho será bem mais rápido. 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários O Que é: Ordem Start

  1. Junior (@IvandelJr)

    Muito obrigado. Estou aprendendo ainda sobre o mercado e o seu blog esta sendo muito útil.

    Pelo o que eu pude entender, quando se tem: Ordem de Start e Stop Loss você praticamente controla os acontecimentos, ou seja, gere o risco isso?

    Ex: Da ordem de Start pra comprar ação tal quando ela chegar em 20 reais e coloca pra stopar se voltar pra 18 reais e vender quando chegar em 25 reais, logo você tem esse risco gerenciado, seria isso?

    Mais uma vez obrigado.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Se é para comprar se passar de 20 é ordem start.
      Se depois de comprar for para vender se cair pra baixo de 18 é stop loss.
      Se depois de comprar for para vender se subir até 25 é stop gain.

      Recomendo sempre os 2 primeiros mas não o 3o: no longo prazo você tende a ganhar muito menos usando um stop gain. Varia de sistema para sistema mas pelo menos do que jeito que eu opero e ensino, não vale a pena o stop gain.

      Responder
  2. Klaus

    “Se é para comprar se passar de 20 é ordem start.
    Se depois de comprar for para vender se cair pra baixo de 18 é stop loss.” << Isso ainda não entendo perfeitamente… Neste caso, se der start em 20 (e acontecer), mas por o Stop loss em 18, no fim das contas, você perderá capital de qualquer forma? Pq não dar start em 20, esperar subir um pouco (p.e: 22,5) e por stop em digamos 21…Daí então no pior dos casos teria ainda um lucro de 1….. ….. ou não? Obrigado!!
    P.S.: Hugo, seu livro "Como investir com pouco dinheiro" é incrível! Parabéns

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Você coloca o start em 20 e o stop em 18 porque nem sempre a ação vai até 22,5 para você subir o stop até 21. Você coloca o stop abaixo da entrada no começo do trade justamente porque o trade pode ir pro saco desde o começo. Lembre-se: você acerta metade e erra metade dos trades, mas as perdas são limitadas com o stop então são pequenas e os lucros não são limitados, então eles são em média muito maiores do que as perdas e é daí que você tem os lucros gigantes.

      Responder
  3. Bruno Nunes

    Hugo, é possivel colocar uma ordem start e antes mesmo de atingir o start já colocar uma ordem stop loss?
    Ou só poderei colocar o stop loss após atingir o start? Se for assim sempre que enviar uma ordem start tenho que ficar bem atento para logo que comprar enviar o stop loss o mais rápido possível.

    Responder
  4. Rafael Curado Santos

    Boa tarde Hugo. Estou iniciando nesse mundo, com muito ânimo, porém com muitas dúvidas. Primeiramente, parabéns pelo blog, ele tem me ajudado muito. Tenho uma dúvida. Efetuei uma Ordem de Start e, assim que a ação chegou no o preço definido no meu Start, apareceu o Status de “Registrada na Bolsa” em meu Home Broker. O dinheiro destinado a essa ordem foi descontado do meu saldo, porém a quantidade executada continua 0. O ativo aparece em minha tela de custódia, porém com a quantidade executada igual a 0 e a posição total igual a 0. O que aconteceu? Estou perdido! Não consegui comprar as ações? Se não, para onde foi meu dinheiro? Desde já, agradeço.

    Responder
  5. Roberto

    Olá Hugo.Tudo bem? Quero colocar uma ordem start na RLOG3 de 11,20 com limite 11,60, mas antes de fazer isso dou uma olhada no book de oferta que apresenta os valores de 10,85 – 10,87 – 10,88 – 10,90 – 11,10 – 11,15 – 11,20 – 11,45, 12,00. Pergunto se eu fizer essa ordem star a 11,20 com limite de 11,60, a ordem somente será efetiva se o menor preço de venda da ação naquele momento chegar a 11,20, ou seja se o menor preço de venda for 10,85 e tiver preço venda de 11,20, a ordem não será executada. Ou haverá grande probabilidade da compra da ação ser efetivada, pois o hb desconsidera o menor preço de venda existente naquele momento e compra a 11,20, podendo até gerar uma entrada falsa no donchian?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *