Já sabemos que o stop loss é uma ferramenta de proteção contra perdas em investimentos na bolsa de valores.
Quando uma ação atinge um valor negativo específico e pré-determinado pelo investidor, a operação acaba automaticamente.
O objetivo é o de proteger o dinheiro de perdas maiores.
Mas e quando o investimento funciona? Aí a coisa muda.
Por exemplo, imagine que uma ação qualquer está em 20 reais, um pouco depois vai para 25, 28 e logo passa de 30.
Será que o stop ainda deve ficar onde estava originalmente? Abaixo de 20 reais?
É claro que não, pois conforme o investimento for funcionando, faz sentido subir o stop para ir garantindo uma parte dos lucros.
O problema é que com o stop loss comum esse processo é feito de forma manual. Ou seja, se a ação subir 3 reais, você subirá o stop em 2 reais. Se subir mais 5 reais, subirá o stop em mais 3 reais e por aí vai.
Os valores mudam bastante e dependem do estilo de operação do investidor. O que não muda é que com um stop manual, você é obrigado a ficar na frente do home broker para fazer ajustes o tempo todo, o que é um saco.
A Vez do Stop Móvel
O stop móvel resolve esse problema.
Ele é um stop loss que não exige que o investidor faça ajustes sem parar. Ou seja, ele é automático e funciona sozinho, esteja você por perto ou não.
A única coisa necessária para ele funcionar são alguns ajustes iniciais com os dados de subida, aumento de proporções e outros fatores.
Isso tudo parece ser mais complicado do que realmente é mas o processo é muito simples:
Se você comprou uma ação por 20 reais e deixou o stop loss em 18 reais, basta programar o stop móvel para que a cada vez que o papel subir 2 reais (ou o valor que preferir), o stop suba metade (ou qualquer outra quantia) desse valor, que no caso é de 1 real.
Logo, se a ação subir 2 reais, ela ficará em 22 reais e o seu stop subirá automaticamente em 1 real, para 19 reais.
A Importância do Stop Móvel
Essa ferramenta técnica é muito útil por dois motivos:
Em primeiro lugar, ela te protege de possíveis perdas nos mercados.
E em segundo lugar, evita que uma boa parte dos seus lucros desapareçam caso a ação suba de uma vez e caia imediatamente sem que você esteja por perto para subir o stop e garantir algum dinheiro dessa subida inesperada.
Essa é a graça do stop móvel, você o ajusta e depois, vai fazer o que bem entender enquanto ele faz todo o trabalho.
Agora, mesmo se não gostar do móvel, use um manual. É para sua própria saúde financeira. Os stops são fundamentais e sem eles, você poderá ter graves problemas.
Portanto, apenas continue estudando os stops, escolha o que mais gostar e então, use-o sempre! 😉
Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!(e-Book 100% Grátis!)

Você vai descobrir...
Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).
Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.
Qual é o "fator não tão secreto assim" que acelera a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.
O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.
Hugo,
existe alguma restrição para colocar o stop no mesmo preço de compra da ação?
É preciso dar uma margem para o papel se “movimentar”, por assim dizer?
Obrigado!
Não existe nenhuma restrição técnica. Mas é verdade, pra que você vai querer fazer isso? Você precisa de uma margem de movimento sim.
Vai por mim que eu sei o que eu estou falando porque já fiz testes e mais testes, trades e mais trades: stops super curtos fazem milagres em algumas operações mas atrapalham todas as outras, então apenas use um stop largo o suficiente e enquanto não for stopado, o jogo está aberto. Mesmo se parecer que vai ser stopado de uma vez, o jogo está aberto.
Outra, prefiro o stop móvel manual. É melhor ajustar todos os dias do que ajustá-lo “esquisito” hehehe.