O sonho de muitos investidores é viver de dividendos e juros sobre o capital próprio oriundos das ações que eles possuem.
A idéia é comprar um monte de ações até poder viver só com a renda dos lucros recebidos como acionista da empresa.
No papel a idéia é válida, mas e na realidade?
É muito difícil realizar esse sonho e poder viver apenas de dividendos?
Sim, é bem difícil.
A dificuldade não está em exatamente precisar escolher uma ação de uma empresa absurdamente bem sucedida e sim, em esperar ou investir muito dinheiro.
Um investidor normal que compra uma ação qualquer, vai ganhar de 2% à 15% sobre o valor total da ação em um ano. Isso parece ser muito bom mas pense:
Se a ação custa 10 reais, você ganhará de 20 centavos à 1 real e 50 centavos POR ANO! Tudo bem que quem tem várias ações ganha mais só que e para conseguir todas essas ações?
É preciso de ou muito dinheiro ou muito tempo.
Se você quiser viver de dividendos de ações da Bovespa, basta gastar uns 6 milhões de reais em algumas ações. Você receberá com certeza mais de 20 ou 30 mil reais por mês. Porém, quem é que tem 6 milhões para se “comprar um salário” desse nível?
Quase ninguém!
Logo, a solução é comprar ações com o nada de dinheiro que você tem (ou aplicar num fundo) e esperar que as empresas cresçam bastante e aumentem seus lucros, dessa maneira você como acionista irá ganhar sempre mais.
Hoje, ganhar 2% sobre uma ação de 10 reais pode ser triste. Mas se a empresa crescer muito bem e a porcentagem dos dividendos se mantiverem?
Se a ação subir para 20 reais, você irá ganhar 2% dos 20 reais, ou seja, 40 centavos. Mas você não pagou 20 reais na ação e sim apenas 10, logo na verdade você receberá 4% de dividendos. Conforme a empresa vai crescendo, você vai ganhando cada vez mais.
Portanto sim, é difícil viver de dividendos. Mas se você começar a investir cedo e escolher empresas que não param de crescer, o seu sonho poderá ser realizado facilmente, depois de algum tempo.
Você nunca poderá ignorar o fator tempo.