Caro leitor,

No artigo de ontem eu falei sobre um dos episódios mais absurdos da história financeira mundial:

A Mania Das Tulipas.

Então, se você ainda não o leu, não deixe de conferi-lo.

Pois hoje nós vamos falar da lição que esse episódio nos ensina.

Que é essa:

O mercado não é movido pela razão. Ele é movido por desejo e medo. E desejo gera mais desejo, enquanto medo gera mais medo.

Foi assim que a coisa toda a aconteceu lá em 1634 na Holanda.

As pessoas perceberam que havia um grande desejo por tulipas por parte de um certo grupo, o que fez com elas mesmas passassem a desejar tulipas – porque elas pareciam um bom investimento.

Desejo gerou cada vez mais desejo, e com isso os preços subiram até um nível quase inacreditável.

Mas então houve uma quebra no frenesi:

Um único bulbo de tulipa foi esnobado em um leilão porque ninguém estava disposto a pagar o valor mínimo por ele.

E isso mandou uma mensagem clara para todo mundo:

Tulipas não são mais tão desejadas.

Isso gerou MEDO.

E medo gera mais medo. Com uma velocidade ainda maior do que desejo gere mais desejo.

Todo esse medo fez as pessoas correrem para vender seus bulbos de tulipa, causando a catástrofe que elas temiam.

Foi tudo emoção.

Pois o mercado é movido a emoção.

Principalmente pela emoção de pessoas que acham que estão sendo racionais.

E entender isso é essencial se você quiser vencer os mercados.

Para você ser a exceção. Para você agir racionalmente.

É como base nesse entendimento, por exemplo, que a estratégia do Trend Following foi criada.

Os pioneiros dessa estratégia, como Jesse Livermore, perceberam que para lucrar na bolsa podia ser muito mais vantajoso analisar não as empresas…

Mas os investidores em si!

Foi por isso que eles analisaram as flutuações de preços das ações e encontraram os padrões que mais influenciam os investidores.

Isto é: descobriram quando uma subida de preços é forte o bastante para fazer com que o resto do mercado passe a desejar aquele ativo.

E descobriram quando uma queda de preços é forte o bastante para iniciar um efeito dominó que assustará os investidores, fazendo-os vender o ativo.

Com esse conhecimento os Trend Followers conseguiram sistematicamente vencer os mercados ao longo de mais de um século.

Pois com essa estratégia você consegue entrar num ativo assim que ele começa a se valorizar… E sai dele no momento exato em que o preço começa a cair.

Ou seja: você entra na hora certa e sai na hora certa.

Dessa forma é possível lucrar até com bolhas.

Exatamente.

Trend Followers são famosos por isso.

E o Trend Following se destaca por ser a única estratégia “anti-bolhas” que existe.

Jesse Livermore, por exemplo, lucrou o equivalente a 7,5 bilhões de reais com a bolha que explodiu na crise de 1929.

Ele fez isso sem saber de ABSOLUTAMENTE nada sobre as empresas nas quais estava investindo.

Ele apenas observou os preços e percebeu:

“Hum… há muito desejo por esses ativos. Isso significa que os preços deles provavelmente vão disparar”

E, mais tarde, ele também viu os sinais de venda.

“O desejo por esses ativos esfriou. Os preços provavelmente vão desabar agora”

E foi fazendo isso que ele pôde se antecipar a todo mundo e vencer o mercado.

Isso sim é aplicar racionalmente:

Levando em conta o qual emocional o mercado realmente é.

Então nunca se esqueça disso, independentemente de qual estratégia você for usar.

Atenciosamente,

Hugo Teixeira

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