Há alguns posts atrás eu expliquei o que faz um scalper, isto é, ganhar dinheiro através das diferenças entre os preços de bid e ask.
Também comentei que é uma modalidade super intensa de investimentos, só para os traders mais dedicados.
Mas será que vale a pena passar por isso?
Depende.
E é claro, para saber se você deve seguir (ou tentar…) a carreira de scalper, é preciso saber como funciona o dia a dia de um scalper. Em poucas palavras, é como o de um day trader, só que concentrado.
Imagine que um day trader faz 10 trades por dia na bolsa de valores. Ele pode ter um dia bem agitado e até fazer mais, porém, um scalper pode fazer até 100 ou mais trades por dia.
Enquanto o day trader fica o tempo todo na frente do home broker prestando a atenção nos gráficos e preços das ações, ele ainda tem alguns luxos por assim dizer.
Ou seja, se ele quer parar de pensar na bolsa de valores enquanto o trade está em curso, tudo bem. É importante acompanhar tudo mas o processo não é tão louco como muitos acham.
Na verdade muitas das coisas que as pessoas pensam sobre a bolsa de valores e investidores é mentira, na realidade nada é tão louco assim.
Só que isso porque eles não conhecem um scalper e suas operações financeiras de 5 segundos de duração.
Pense, se um day trade leva 2 horas, você tem muito o que fazer durante essas 2 horas. Talvez bate a fome no trader e aí, ele levanta para comer alguma coisa, ou vai no banheiro.
Mas o scalper não tem tempo, enquanto um trade estiver sendo executado, a atenção do scalper está 100% nesse trade.
Posso até fazer uma comparação com corridas. Todos os traders, day, swing e position traders dirigem carros normais, alguns mais rápidos e outros mais lentos. Porém, todos são carros normais.
Agora o scalper dirige um carro de corrida. Se esse tipo de investidor perder a atenção por 1 segundo, às vezes menos do que isso, o investimento pode “bater na parede”, destruindo assim toda a oportunidade daquele investimento.
Portanto, se você tem dinheiro demais para operar na bolsa de valores dessa maneira e gosta de coisas intensas, o scalping será fantástico para você.
Só que não se confunda, qualquer um pode até fazer alguns day trades de vez em quando sem saber nada e mesmo assim ganhar dinheiro.
Mas o scalper que não sabe o que está fazendo, perde o seu dinheiro muito mais rápido do que um day trader. E olha que eles perdem dinheiro demais quando não sabem operar.
No mercado de ações, de futuros ou outros, vale a pena ser um scalper sim, mas apenas se você estiver bem capitalizado e aguentar a tensão.