(Publicado Originalmente Em 28 de Fevereiro de 2023)
Caro leitor,
Não é novidade para ninguém que a bolsa de valores está num mercado lateral já há algum tempo.
Basta olhar para o gráfico do Ibovespa, que pelos dois últimos anos fica subindo e descendo sem parar, sem entrar numa tendência clara de subida ou de alta.
E todo esse sobe e desce naturalmente está deixando muitos traders ansiosos.
Afinal, independentemente de quaisquer oportunidades que um mercado lateral possa prenunciar, ele de qualquer forma é o tipo de mercado mais difícil de se operar.
Pior até que um mercado de baixa.
Agora, a verdade é que existem muitos erros que podem ser cometidos por um trader durante um mercado lateral.
No entanto, julgando pelos e-mails de leitores que eu tenho recebido ultimamente, eu acredito que há erro em particular que deve estar ferindo muita gente neste mercado.
Se trata de um erro sério, chamado de “Overtrading”.
O Que É Overtrading
O Overtrading infelizmente ainda é uma prática comum entre os traders.
Especialmente entre os menos experientes.
E mais do que nunca em períodos de stress acima da média na bolsa.
Ele se refere à execução excessiva de negociações em um curto período – o que geralmente é causado pela ansiedade do trader.
O que pode ser muito perigoso.
O primeiro problema é que o Overtrading tende a levar a decisões impulsivas e incorretas, especialmente em relação à aumentos injustificáveis na exposição ao risco.
Veja bem: cada negociação naturalmente envolve um certo nível de risco, e cada novo risco deve ser calculado em relação ao risco da sua carteira atual.
Caso contrário, a sua carteira se tornará fraca, com um baixo potencial de retorno e alta probabilidade de sofrer prejuízo.
Dessa forma, é fácil ver por que perder o controle sobre os cálculos de risco pode ser nocivo para qualquer investidor.
Agora, fazer Overtrading em qualquer mercado é um erro sério, mas um mercado lateral, o perigo do Overtrading se torna ainda maior – por dois motivos…
a) As oportunidades de negociação geralmente são muito limitadas e a chance de lucro de cada operação é menor (ou seja: como já falei, é um mercado naturalmente mais difícil)
b) Justamente por ser um mercado mais difícil, os traders tendem a ficar mais frustrados e emotivos, o que leva à erros maiores
Outro problema com o overtrading é que fazer muitas negociações em curtos períodos pode facilmente levar ao que eu chamo de “burnout de trader”
Ou seja:
São os casos em que um trader entra em desespero com a falta de lucro e começa a fazer operações demais para tentar voltar a lucrar…
Mas isso só o leva a fazer cada vez mais operações e a perder cada vez mais.
Até que chega o ponto em que o trader chega no limite e desiste da bolsa de valores de vez.
O que é realmente muito triste, pois é quase como ver uma pessoa desistir de uma incomparável oportunidade de emprego só porque não aguentou passar por alguns meses de dificuldade…
A Solução
Mas se esse é um problema potencialmente tão grande, qual é a solução para ele?
Simples:
Para evitar o overtrading em mercados laterais, é importante que você compreenda e domine o seu sistema de trading.
Não basta apenas saber como aplicá-lo. Isso é fácil. E pode ser o bastante para momentos de alta e mercados fáceis.
Mas nos momentos mais difíceis o único jeito através do qual você será capaz de manter a calma e agir racionalmente é se você tiver CONFIANÇA no seu sistema de trading.
E para isso não tem jeito:
Você precisará estudá-lo à fundo para realmente entender suas forças e fraquezas; como ele funciona e por quê; seu potencial de lucro no curto, médio e longo prazo etc.
Só assim que num momento de tensão e desânimo – ou de euforia e excitação – você será capaz de enxergar a realidade com clareza e contextualizar os seus resultados racionalmente.
O que é absolutamente necessário para que você mantenha a disciplina, tome decisões racionais e, principalmente, ganhe dinheiro.
Atenciosamente,
Hugo Teixeira