Compensa Investir na Poupança?

O investimento mas comum do país e talvez até do mundo, são as cadernetas de poupança.

Para abrir uma, basta ir no banco com alguns documentos e às vezes apenas uns 10 reais e em poucos minutos você já tem a sua conta poupança.

Essa conta pode ser utilizada normalmente para fins variados mas o propósito normal é para investir. Mas será que a poupança é um bom investimento? E é claro, será que compensa investir na caderneta de poupança?

Não.

A poupança não é um investimento, ela serve apenas para proteger o seu dinheiro da inflação. Ou seja, teoricamente você ganha alguns míseros juros todos os meses mas como as coisas ao mesmo tempo ficam mais caras, no final das contas tudo acaba dando na mesma.

Logo, se você deixar o seu dinheiro parado na poupança, depois de muito e muitos anos com certeza você terá algum lucro real mas ele será extremamente baixo justamente porque tem a inflação do período todo à sua porta.

E como em alguns meses a poupança funciona tão mal que não consegue nem empatar com a inflação, é possível que você até perca dinheiro! Não literalmente, mas na prática.

Por exemplo, se você tem 10 mil reais na poupança e quer comprar um carro de 11 mil reais, quando o seu dinheiro crescer para 11 mil reais, um carro parecido com o anterior só que um pouco mais novo estará por 12 ou 13 mil. Logo, não adianta nada.

Então não deixe seu dinheiro parado na poupança. Esse “investimento” só serve para os responsáveis pegarem ele emprestado, aplicarem seu dinheiro em coisas melhores e lucrarem em cima de você. Não faça isso, invista corretamente. Fique com pelo menos fundos de ações ou até o Tesouro Direto, mas fique longe da poupança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *