Caro leitor,
Você sabe qual é a pior das mentiras?
A que faz o maior dano?
A que traz as maiores consequências?
Pois hoje eu vou te contar uma história para responder a essa pergunta.
Tudo começou no início dos anos 90.
Uma época em que o mercado estava explodindo nos EUA.
A maior parte das ações decolava e era raro encontrar alguém que não estivesse se dando bem na bolsa.
Isso, é claro, deixou os investidores muito animados e otimistas com o futuro.
Tanto que chegou um ponto em que eles passaram a acreditar que o mercado iria decolar para sempre.
E que crises como as que haviam acontecido no passado não poderiam acontecer mais no futuro.
Foi nesse clima que chegou mais uma novidade nos mercados.
Algo que mudaria a bolsa para sempre.
Estou falando das várias empresas de tecnologia que começaram a surgir mais para a metade e fim dos anos 90.
Empresas focadas principalmente em negócios na internet.
Claro: quando as ações dessas empresas novas chegaram no mercado teve quem ficou com o pé atrás.
Que teve medo de investir em algo novo.
Mas, no fim, quase ninguém resolveu ficar de fora, pois a questão é que havia ótimos motivos para investir nessa área.
E o principal deles era que a internet era uma tecnologia que obviamente iria mudar o mundo.
Isso já era claro naquela época.
E hoje em dia nós sabemos muito bem que eles estavam certos.
Então, sendo assim, era claro para todo mundo que as empresas .com iriam se valorizar mais do que todas as outras.
E era claro que muita gente poderia enriquecer investindo na área.
Além disso a mídia tratava os empresários de tecnologia feito astros de rock.
E na época todo mundo conhecia alguém que tinha feito uma bolada investindo nessa ou naquela ação .com.
Então era óbvio que tudo ia continuar indo bem.
Para sempre.
Mas, é claro…
Se você conhece um pouco da história da bolsa você já sabe que isso não era verdade.
Pois o que aconteceu foi o seguinte…
Os investidores na época ficaram tão entusiasmados com essas novas empresas de tecnologia que eles começaram a perder o medo do risco.
Ou melhor: começaram a achar que simplesmente não havia risco em investir na área.
Então saíram comprando tudo o que podiam.
Mesmo quando as ações estavam caras.
Mesmo quando as empresas eram duvidosas.
Mesmo quando sequer sabiam o que as empresas faziam.
E assim, como não poderia deixar de acontecer… todo esse frenesi foi inflando o valor das ações para muito bem do que elas realmente valiam.
Até o ponto em que empresas absolutamente imprestáveis tinham ações com cotações altíssimas.
Até o ponto em que pessoas investiram todas suas economias com a esperança de enriquecer do dia para a noite.
Até a coisa toda virou uma das maiores bolhas da história.
A bolha das .com.
E no início de 2000 a bolha finalmente explodiu.
Não houve nenhum evento específico que catalisou isso.
Apenas aconteceu que em determinado momento as pessoas finalmente perceberam que seus investimentos não estavam dando os resultados que elas esperavam.
Por isso o ânimo se arrefeceu e algumas pessoas começaram a vender suas ações.
Daí mais pessoas começaram a vender suas ações e o ânimo caiu mais ainda.
Então a bola de neve foi crescendo e logo todo mundo ficou desesperado e começou a vender tudo!
A história da bolha das .com, por tanto, nos ensina uma verdade sobre a mentira:
A pior mentira é aquela… que tem um fundo de verdade.
Afinal…
Os investidores que alimentaram a bolha realmente estavam certos.
A internet realmente havia chegado para mudar o mundo!
E muitas empresas com negócios online se tornaram algumas das maiores empresas do mundo.
Mas ao mesmo tempo em que os investidores estavam certos sobre isso, eles não analisaram a situação com a devida profundidade.
Não perceberam que o fato de estar acontecendo uma revolução tecnológica não significava necessariamente que essa área era um bom investimento naquele momento.
Ou pelo menos que investir com sucesso nessa área não era nem de longe tão fácil quanto se pensava.
Mais especificamente, o erro dos investidores pegos na bolha foi que eles não pararam para pensar numa questão importantíssima.
Que quando uma nova tecnologia chega no mercado acontece sempre a mesma coisa:
Primeiro surgem um monte de empresas focadas nessa tecnologia e todas elas lucram horrores…
Mas logo as empresas mais competitivas tomam conta do mercado e a esmagadora maioria das outras empresas da área vão à falência.
E com elas qualquer pessoa que investiu demais nos cavalos errados.
Foi, por exemplo, o que aconteceu no início do século XX com o mercado de automóveis.
(Foram fundadas mais 1900 empresas de automóveis nos EUA, mas o mercado eventualmente foi dominado pelas “Big Three”)
Foi também o que aconteceu na metade do século XX com o mercado de fabricantes de TV.
(Das 220 fábricas de TV que operavam no mercado americano apenas 21 existem hoje).
E foi o que aconteceu no final do século XX com o mercado das .com.
(Dica extra: é o que está acontecendo agora também com o mercado de blockchain e criptomoedas).
Por isso a lição de hoje é clara:
Só porque você tem ÓTIMOS motivos para fazer um investimento… isso não significa que você tem motivos o BASTANTE para fazer esse investimento.
Toda má ideia parece boa… até você a olhar mais de perto.
Atenciosamente,
Hugo Teixeira