Ok, já falei mal das corretoras de valores controladas por bancos anteriormente.
Mas é verdade, existem exceções (ou devem existir, eu não conheço nenhuma mas também não cheguei a procurar muito).
Essas corretoras de bancos podem ser porcamente gerenciadas mas isso está para mudar, rapidamente.
Os fatores são: os investidores não são tão burros assim e existe uma grande concorrência.
Primeiro o fato burrice do investidor.
A maioria dos investidores perdem dinheiro com ações antes de perceberem que a corretora de valores do banco é horrível. Isso é bom para o banco e ruim para o cliente, mas “azar o dele” não é?
Então, aqueles poucos que sobrevivem, percebem que os bancos são ruins até nisso e aí, decidem investir através de uma corretora de verdade ou então através de um banco de investimentos.
Única e exclusivamente de investimentos.
Esses investidores acabam gostando mais das contas novas em corretoras de verdade e por isso, espalham a palavra para os outros iniciantes. Como eu estou fazendo agora.
Em pouco tempo o público dos bancos diminui e os serviços ruins deles começam a ficar mais evidentes.
E aí os seus lucros diminuem, o que para um banco é a morte. O ponto bom, (para os investidores) é que nenhum banco gosta de perder dinheiro.
Ou seja, eles ficam com tanta raiva pelas perdas que começam a melhorar os seus serviços para tentar satisfazer a todos. Ou pelo menos para manter aqueles operadores menos trouxas.
E não é só isso.
Pare e pense: quantas corretoras novas você vê surgindo todos os dias? Um monte. A concorrência é violenta e por isso todas as corretoras precisam melhorar a qualidade dos seus serviços para manterem os clientes e conquistarem novos.
E é por isso que as corretoras da bolsa de valores operadas por bancos comuns vão melhorar no futuro. Justamente porque ou elas melhoram ou desaparecem. E como nenhum banco aceita perder dinheiro, eles vão melhorar.
Mas até lá, compre ações com uma corretora de valores de verdade. Caso contrário talvez você seja obrigado a esperar por algum tempo até surgir uma corretora de banco que seja boa.