Investir no tesouro direto é rentável, fácil e principalmente, barato.
Tudo bem que aplicar 10 reais numa poupança é bem mais fácil do que aplicar em títulos do tesouro.
Porém, é importante lembrar que enquanto a poupança não é bem um investimento, o tesouro direito é.
Então, existem vários tipos de títulos do tesouro direto. Para simplificar a explicação utilizarei os LTN’s, que são títulos pré-fixados, ou seja, você sabe EXATAMENTE quanto irá ganhar no momento em que você compra um deles.
Todos os LTN’s custam por volta de 800 à 1000 reais.
Agora, nem todas as pessoas tem dinheiro para gastar 1000 reais todo o mês. A solução seria comprar 1 título, esperar um tempo enquanto junta mais dinheiro e aí, comprar outro título.
Isso seria horrível porque o investidor seria obrigado a esperar.
Mas felizmente ninguém precisa comprar um título inteiro do tesouro direto porque eles podem ser vendidos por partes. A fração mínima que um título de LTN pode ser vendido é de 0.2, ou seja, 20% do valor total do título.
Assim sendo, um LTN de mil reais custaria 200 reais e um de 800 reais custaria apenas 160 reais. O que definitivamente se encaixa nos bolsos da maioria das pessoas da classe média.
Porém, quando você compra um título inteiro por mil 200 reais, o custo não é exatamente mil reais porque existem taxas. Felizmente essas taxas não estão nem perto de serem comparadas com as típicas do bancos, por isso elas são realmente muito baixas.
Em um título de mil reais as taxas serão de apenas 5 reais! Uma que se refere à rentabilidade do título e outra de administração na entrada.
Obviamente quem investe menos do que isso pagará ainda menos.
Portanto a resposta é simples: você precisa de no mínimo 20% do dinheiro necessário para comprar um título inteiro do tesouro direto. Enquanto 0,2 de um LTN saem por no máximo 200 reais, alguns outros títulos saem por 400 reais e um saí por apenas 110 reais.
Ou seja, o tesouro direto sempre acaba cabendo no bolsa de todo o investidor que está cansado de perder tempo e dinheiro com o dinheiro aplicado na poupança. Por isso, mude logo para o tesouro direto, afinal, é bem barato começar. 🙂