Caro leitor,
Hoje eu quero falar sobre algo que a maior parte dos investidores não leva em consideração:
Estratégias de trading e de investimentos tendem a perder eficiência com o passar dos anos conforme elas se tornam populares.
E isso é uma coisa muito importante de ter em mente, por que hoje existem inúmeros investidores que usam certas estratégias esperando resultados que essas estratégias já pararam de dar faz tempo.
Um bom exemplo disso é o Value Investing, a estratégia do Warren Buffett.
E eu não estou dizendo que o Value Investing se tornou uma estratégia ruim, mas, ao analisarmos os dados, se torna inegável que essa estratégia costumava dar retornos bem maiores.
Para você ter uma ideia: entre os anos 60 e 90 o Warren Buffett conseguiu a proeza de obter lucros médios de 29,87% a.a. (contra 9,4% do S&P500)…
Mas, ao mesmo tempo, os retornos dele vêm se tornando cada vez menores com o passar das décadas, até que hoje ele mal consegue bater o S&P500:
Outro exemplo é o que está acontecendo com os fundos de investimento 555, como os fundos multimercado.
Anos atrás, quando havia bem menos fundos e os fundos que existiam eram menores, o lucro deles era bem maior.
Mas desde então os fundos de maneira geral começaram a se tornar cada vez menos lucrativos.
Veja o caso do Fundo Verde, por exemplo:
De forma similar ao que aconteceu com os retornos do Warren Buffett, a rentabilidade do Fundo Verde claramente caiu com o tempo, de modo que hoje ele sofre para bater o CDI.
Outro exemplo aqui é o Kadima High Vol, outro fundo muito popular que foi perdendo rentabilidade (até que hoje ele está perdendo do CDI):
A mesma coisa acontece no terceiro gráfico, do Giant Zarathustra:
Novamente: a rentabilidade começa boa, mas com o passar do tempo ela vai caindo e o fundo passa a ter cada vez mais dificuldade em bater o benchmark.
E esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos (não só do Brasil, mas do mundo todo) do mesmo fenômeno: Estratégias que funcionavam muito bem perdendo a vantagem com o passar dos anos.
O que nos deixa com a grande questão:
Por que isso acontece?
Para a gente entender isso mais fácil, vamos usar um exemplo:
Estudo De Caso: Como o Value Investing Perdeu Força
Imagine que você é o Warren Buffett lá na década de 40 e você é a uma das únicas pessoas no mundo que fazem Value Investing.
Ou seja: o mercado inteiro é basicamente seu e, quando você encontra uma oportunidade, provavelmente é só você que vai aproveitá-la.
No entanto, a partir do momento que você fica famoso com os seus lucros absurdos, mais e mais pessoas te notam e aparecerem querendo saber o seu segredo.
Logo o termo “Value Investing” se torna conhecido, e cada vez mais investidores começam a aplicar a mesma estratégia que você.
E não estamos falando apenas de outros investidores individuais como você.
Estamos falando também de todo o tipo de instituição financeira, que desde a década de 40 foram tomando uma parte cada vez maior dos investimentos nos EUA:
Ou seja: realmente MUITO dinheiro começa a ser aplicado na mesma estratégia que você usa, e uma parte cada vez maior desse dinheiro é gerido por profissionais escolhidos a dedo pelas maiores instituições financeiras do país.
E a consequência inevitável é que, mesmo você sendo o Warren Buffett, muitos investidores começam a encontrar algumas das mesmas oportunidades que você, ao mesmo tempo ou até antes de você.
O que naturalmente reduz as suas margens de lucro.
Afinal, toda a vez que alguém compra uma ação, o preço das outras ações sobe.
Se você comprar uma ação por 10 reais, por exemplo, o preço da próxima talvez já seja 10 reais e um centavo.
Então, quando você for investir, claro que o preço médio por ação acabará sendo muito maior se um monte dos seus “pupilos” estiverem comprando a mesma ação ao mesmo tempo.
Agora, talvez você no lugar do Buffett ficasse irritado com os seus fãs.
Mas note, não são apenas os seus “pupilos involuntários” que estão fazendo você lucrar menos.
Acontece que mesmo se não tivesse mais competição você ainda estaria lucrando menos do que décadas atrás.
Simplesmente porque você agora tem MUITO dinheiro.
Você é literalmente uma das pessoas mais ricas do mundo (e até já chegou no topo dessa lista, aliás), de modo que toda vez que você investe num ativo você faz o preço dele disparar apenas com o volume do seu próprio capital.
Ou seja: de um jeito ou de outro os seus lucros iriam cair por causa dos problemas de capacity.
Mas o que exatamente são problemas de capacity?
Problemas de Capacity: Uma Questão De Liquidez
Capacity é basicamente quanto dinheiro pode ser aplicado em uma estratégia antes de ela começar a perder performance sob o peso de todo esse capital.
TODAS as estratégias do mundo estão sujeitas a problemas de capacity e, quando uma estratégia se torna popular demais dentro de um determinado mercado, se torna uma questão de tempo até ela começar a perder performance por causa desses problemas.
No entanto, o risco de uma estratégia se tornar popular demais e a velocidade da consequente perda de performance varia muito dependendo da liquidez do mercado em questão.
Quanto mais liquidez um mercado tiver, mais difícil é uma estratégia chegar a um nível de popularidade que poderíamos considerar “alto demais”, e mais tempo também levaria para essa estratégia começar a perder força.
É por isso que eu mesmo partilho algumas das minhas estratégias para os mercados mais líquidos.
Porque no caso delas o risco de problemas de capacity não chega a ser relevante em termos de liquidez.
No entanto, é também por isso que eu tenho outras estratégias que eu nunca partilho:
Porque no caso delas eu poderia sim enfrentar problemas de capacity se eu as partilhasse com gente demais.
E, da mesma forma que eu estou sempre considerando questões de capacity para tomar decisões nos meus investimentos, você também precisa ter essa preocupação se não quiser se frustrar com resultados que ficarão abaixo das suas expectativas.
Conclusão
Então a lição aqui é clara:
Problemas de capacity são um problema muito real e que podem te trazer uma montanha de frustração se você não tiver consciência deles.
É por isso que você precisa sempre ter cuidado e analisar minuciosamente as estratégias que você for usar para ver se o potencial de retorno deles está em queda ou não.
E é por isso também que você deve sempre tentar pensar fora da caixa e buscar não as estratégias mais populares do mercado… mas sim as que estão dando mais lucro HOJE.
Lembre-se: no mundo dos investimentos o caminho mais lucrativo raramente é o mais óbvio.
E essa foi a dica de hoje!
Espero que você tenha gostado do conteúdo e, se você gostaria de lucrar mais e com mais tranquilidade nos seus investimentos, eu te convido a acessar esse link e descobrir como eu posso te ajudar nisso através da ciência de dados e estatísticas.
Obrigado pela atenção e até a próxima!