Uma consultoria é como um terno feito em um alfaiate: ele foi feito só para você e para se adequar aos seus objetivos, seja se aposentar, viver dos seus rendimentos ou alcançar a independência cedo.
Já as recomendações de corretoras e bancos tendem a ser basicamente as mesmas para todos os clientes. Além disso, pode surgir um conflito de interesses pois os gerentes precisam cumprir metas de vendas e os corretores precisam vender os investimentos que geram maior comissão. Do contrário, vão ganhar pouco dinheiro e até correm o risco de serem desligados de suas corretoras.
Uma casa de análise em tese, resolveria o problema, mas as recomendações também são as mesmas para milhares e às vezes, milhões, de clientes. Pior, as recomendações chegam a todos eles ao mesmo tempo. Isso significa que quem não for rápido no gatilho, pode acabar seguindo uma recomendação que deixou de ser boa porque as compras realizadas pelos outros clientes em poucas horas fizeram o preço do investimento subir demais e deixar de ser vantajoso.
Isso sem contar o marketing “agressivo” que algumas researches usam para aumentar os próprios lucros sem nem sempre priorizar o que é melhor para os clientes.