Palestra do Trading Coach Dr. Brett Steenbarger, Ph.D.

Hoje posto uma palestra. Gravada em um evento chamado TradersEXPO, do psicólogo e trading coach, Dr. Brett Steenbarger. Autor de livros muito bem recebidos como The Trading Psychology, Enhancing Trader Performance e The Daily Trading Coach 101.

steenbarger2

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!

A palestra tem 55 minutos e é bem interessante. Mas infelizmente existem 2 problemas, primeiro, a palestra não tem legendas (…), mas ela muito fácil de ser entendida pois o Steenbarger fala claramente. E o segundo, precisa registrar. Felizmente é muito rápido também.

Para registar clique nesse link:

https://www.moneyshow.com/register/

Para assistir, use esse:

http://www.moneyshow.com/video/player1.asp?wid=006EA9C3BDD242D59484B997E425BD941&t=4

Você pode também baixar os slides da apresentação.

No mesmo site é possível encontrar vários pequenos vídeos, de 3 minutos mais ou menos, muito interessantes. Todos os vídeos, só do Steenbarger, levam mais de duas horas para serem vistos. Ótimo material!

E mesmo se você não quiser registrar, ainda pode ver um pedaço da palestra no YouTube!

E você aí? Assistiu a palestra? O que achou?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


11 Comentários Palestra do Trading Coach Dr. Brett Steenbarger, Ph.D.

  1. Gaspar

    Cara muito boa a palestra, realmente estado psicológico é tudo.

    Se deixar levar pela pressão do mercado ou da vida é um dos (senão o) principais motivos de tanta gente não dar certo.

    Pior é que eu vejo pessoas que tem dificuldade em perceber ou assumir que tem esse problema de o emocional eclipsar o mental.

    Essa parte da psicologia me faz lembrar do básico sobre estados meditativos, onde através de “Foco” você busca alcançar outro estado de consciência, de interpretação da realidade.

    E cada estado a partir do primeiro é sempre menos denso e mais fácil de ser perdido.

    A exemplo 3 estados: físico, emocional, mental

    Físico é o mais denso, um tapa na cara leva a maioria das pessoas a entrarem no plano de interação física(agredindo que proferiu o ataque), ou um carinho mais quente por parte do sexo oposto(ou do mesmo sexo, vai do seu gosto).

    Emocional é quando morre alguém conhecido, quando discutimos com alguém ou quando estamos em euforia, agimos por meio de sentimentos sem análise prévia, Medo e Prazer são os dois maiores e de onde se geram todos os outros sentimentos.

    Mental é o racional básico, momento em que fazemos um 2+2, não temos interferência externa, apenas nossa lógica se impondo sobre aquilo que conhecemos e apresentando um resultado Sim ou Não.

    Tendo

    Mental
    Emocional
    Físico

    Sempre o mais baixo (denso) eclipsa o mais alto (sutil).

    Ainda existem outros mais sutis, mas no caso do Trader esses seriam os objetos de estudo, assim cada um de nós sempre deve estar atento ao estado em que nos encontramos, antes de uma tomada de decisão. Tanto nos trades como na vida.

    Abraços

    Responder
    1. Hugo

      Nossa! Eu achava que ninguém iria assistir heehehehehehe

      É interessante isso que você disse porém eu acredito que existam exceções e tendências.

      Exemplo besta. De vez em quase o tempo todo eu, sem pensar, ignoro totalmente minhas necessidades físicas quando estou muito concentrado. Eu fico lendo ou escrevendo, fazendo backtests, qualquer coisa, e só percebo que estou quase desmaiando de fome quando termino tudo o que estava fazendo.

      E acredito que algumas pessoas tem uma maior facilidade em manter um bom estado mental sem interferência e algumas tem uma maior facilidade em manter o físico. Como indicam aqueles estudos sobre personalidade, que falam das vantagens dos NTs sobre os SJs e vice-versa.

      BTW, o Steenbarger fala alguma coisa sobre meditação no livro: “Enhancing Trader Performance”. E faz sentido, afinal, ficar parado meditando é extremamente chato, por isso que é um bom exercício de paciência para um trader. Depois, com a prática, fica até prazeiroso, porém no começo, putz, é quase como tentar pescar num lago grande que tem apenas um peixe, usando uma varinha pequena sem isca. Sacalmente insuportável.

      Responder
  2. Gaspar

    Sim existem excessões claro, vou usar de analogia pra exemplificar.

    Você já me disse uma vez ter praticado musculação, então vou tomar isso como exemplo.

    Imagine um sujeito que trabalha de estivador no cais do porto, e outro que é programador e nas horas vagas joga CS e WOW com seus amigos.

    Em dado momento os dois resolvem começar a praticar musculação, o estivador conseguira treinar com cargas bem mais pesadas devido ao seu trabalho ter lhe proferido maior condicionamento físico(estivadores são realmente fortes)

    Já nosso amigo Nerd vai fazer supino só com a barra durante um tempo 🙂

    Mas isso não situação imutável o Nerd pode vir a ser um powerlifter com treino e esforço, mudando assim sua constituição física.

    Lógico que genética e outros N fatores influenciam, mas vamos simplificar por momento.

    O mesmo se da na forma como lidamos com nossos planos de consciência, algumas pessoas tem mais “preparo” para se manter usando o mental em sobreposição ao emocional e o físico.

    Porque? Porque treinaram ou sua vida seu habitat lhe fez “evoluir” esse plano por necessidade adaptativa.

    Como dito antes fatores genéticos fazem com que alguns sejam mais favorecidos nesses aspectos também.

    Mas podemos nos “condicionar” nesse sentido (no bom sentido da palavra) assim podendo nos manter mais facilmente no estado mental sem interferência dos outros, OU até ir além do estado mental o que já seria o objetivo da meditação.

    Como disse no primeiro post, é uma questão de Foco! A sociedade ocidental esta mais adaptada a, treinar, preparar, condicionar sendo usados em relação ao corpo físico, mas nada impede de usar esses verbos com relação a estados de consciência.

    Por ultimo, quanto a chatisse da meditação, sim, essa chatisse se deve ao seu plano físico/emocional começar a eclipsar os mais sutis fazendo com que você não queira ficar parado ali. O objetivo da meditação e parar disperção das ondas mentais, fazer com que você tenha controle absoluto de onde colocar todo seu foco naquele determinado instante é um primeiro passo, mas isso ainda não é meditar.

    Bom chega né, já vai entrando pra outro caminho o assunto. hehe

    Abração

    Responder
    1. Hugo

      Meu senso de aranha indica que você é um programador que nas horas vagas, joga CS e WOW com os amigos! Hehehehe.

      Ok, sobre o assunto:

      Além do genético, outro fator importante é o sócio-cultural. As pessoas podem ser “moldadas” para funcionarem de certas formas. O experimento do Richard Dennis com os Turtle Traders é um exemplo interessante dessa “moldação”. Ou seja, podemos sim nos condicionar, mas podemos também ser condicionados sem nem percebermos.

      BTW, me parece que você entende coisas de taoísmo, é isso mesmo?

      De qualquer forma, não tem problema “estender” o assunto.

      Vou estudar mais sobre coisas de meditação, como as que o Steenbarger fala no Enhancing Trader Performance. Acredito que com isso, poderei escrever um post legal sobre a falta de paciência dos traders.

      (coloca na To Do List)

      Responder
  3. Gaspar

    Long long time ago eu até fazia uns shellscripts, mas isso é coisa do passado. Já o CS era de lei com os amigos hehe (WOW eu nunca vi graça)

    O experimento dos Turtles é genial do ponto de mostrar nossa capacidade de adaptação ao ambiente, ou é isso ou é extinção hehe.

    Condicionamentos sub-impostos são os mais perigosos e vêm de forma hereditária, avôs que ensinam pais e os pais passam para seus filhos, no meio desse caminho tem a intervenção externa . . . mídia, governo, amigos, traumas, que acaba por gerar modificações nos prévios.

    Por exemplo os Minoanos tinham por habito só fazerem uma refeição por dia apenas a noite, isso para nos pode parecer incabivél devido nosso condicionamento de se alimentar 3 vezes ao dia. Mas para eles era normal.

    Os Espartanos viam o homosexualismo entre os homens como ato comum e corriqueiro e são uma das sociedades mais patriarcais e viris que se tem noticia. Já hoje o comportamento homossexual e visto como depreciativo e afeminado. Somos condicionados a isso por um livro de capa dura que começa com “B” mas que os espartanos não conheciam.

    O pior condicionamento atual e o “lugar comum”, estude faça faculdade e trabalhe até se aposentar! Alguns só enxergam esse caminho, não percebem que foram condicionados a pensar dessa forma que isso não e uma verdade universal mas sim questão de escolha.

    Condicionamentos comportamentais, psicológicos, filosóficos religiosos etc são assuntos fascinantes que rendem bons livros. E são assuntos que passam desapercebidos pela vida da maioria das pessoas.

    Bom quanto ao Taoísmo, conheço somente o básico. Meus pontos de vista “diferenciados” vem de minha familia Budista e de minha formação como professor de Yoga 😉

    Quando se cresce dentro de uma sociedade pre estabelecida, tendo como base um ponto de vista filosofico diferente do vigente se percebe vários condicionamentos e paradigmas por todos os lados.

    Eita assuntinho bão!! rende um bom papo de buteco.

    Recomendo sim a pratica de meditação, sente-se em uma posição confortável feche os olhos e foque sua atenção em um ponto, sem analisar nem especular sobre ele, apenas contemple o ponto.

    Pronto! isso é o básico do exercício da meditação, qualquer coisa além disso é pra vender livro, incenso ou camisetas com mais de 4 cores.

    Abração

    Responder
    1. Hugo

      Eu programava alguns jogos em linux usando C e sdl quando era um adolescente mané. Mas isso acabou ficando só no passado também. Eu joguei um pouco de css em 2005. Uma coisa q sempre me irritou no css era que eu precisava ir atrás dos caras, o que requer estratégia. Mas qualquer estratégia é inútil quando para um mané cair, é preciso entupir o infeliz com 500 balas. Combinação idiota do jogo, estratégia + falta de realismo.

      Prefiria muito mais jogar Enemy Territory, totalmente irrealista mas não precisava ser bom de dedo. Era sempre um médico, aí ficava dando ordens nos caras, não morria nunca, ganhava xp como um condenado e não precisava dos outros para me proteger :D. Nunca joguei WOW, o conceito de mmorpgs me assusta, muito escapismo eu acho.

      Só que o experimento dos turtles não foi 100% bem sucedido pois apesar de muitos deles “funcionarem”, depois, sem a ajuda do Richard Dennis e do Eckhardt, a maioria se ferrou. Muitos pararam de operar, e aqueles que continuaram, também faziam parte daquele velho clichê de personalidade dos traders. Acho q o experimento foi incompleto.

      Meu condicionamento antigo me fazia comer 6 refeições por dia com 500 calorias cada. Odiei aquela época, mas pelo menos fui “promovido” de judeu num campo de concentração para um simples nerd anoréxico hehehehe.

      Eu fui pouco condicionado por coisas religiosas. Ignorei praticamente tudo sobre todas as religiões depois de ler alguns livros (e pensado um pouco, é claro) que apontavam o óbvio. E na verdade, com certeza eu seria apedrejado por pelo menos todos os mais radicais membros de quase todas as religiões por aí se espalhasse os fat… err, minhas opiniões.

      Comecei a ler coisas de Tao, do Mantak Chia. Mas aí o cara só falava e não explicava nada cientificamente e aí eu parei de ler porque perdeu a graça 🙁

      E só porque você falou, se eu tentar meditar agora, provavelmente farei análise técnica em qql coisa q surgir na minha cabeça 😛

      Ok, recapitulando: programação, counter strike, turtle traders, caras que vendem detergente, espartanos, condicionamento social, taoísmo, meditação e por fim, algo que me pareceu se referir aos também condicionados hippies new-age.

      Conversa incomum essa hehehe

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  4. Pedro

    Depois de uns dias de trabalho, eu costumo jogar Gears of War para dar uma relaxada… É estratégia e porradaria ao mesmo tempo, tudo sob um clima total hardcore.

    Vcs deveriam experimentar… KKK

    Abs!

    Responder
    1. Hugo

      Pra “relaxar” eu às vezes jogo Civilization IV. Você começa uma partida e só termina, hmm, quando termina. Se parar antes do limite lá, perde totalmente o fio da meada. Jogando, voam umas 5, 6 horas até.

      Alguns desses jogos são bons até para terapia, pena que zoneiam com a… putz, “liquidez” dos olhos. Ainda mais para aqueles manés que jogam de madrugada, como eu 😛

      Flw!

      BTW: eu nunca joguei nada dessa geração, literalmente O_O

      Responder
  5. Gaspar

    Putz eu ando meio tiozão hehe

    Só joguinhos no IPhone para passar o tempo (Plantas vs Zumbis)

    Agora sentar e ficar jogando mesmo, não tenho muita paciência mais não :/

    Responder
  6. Vitto

    kkkkk .. muito boa essa conversa..

    Hugo, primeira vez que estou comentando aqui, mas já acompanho seus posts à uns 3-4 meses.. são muito bacanas e engraçados..parabéns..já aprendi muito com eles..

    Não pude deixar de rir desses ultimos comentários sobre nerdices .. e confesso que fui viciado em Diablo 2 (RPG) no Battle.net por um bom tempo ..

    Parei de jogar pq começaram a criar bots e mais bots que ficam 24hs por dia matando tudo, pegando itens raros e tudo mais de forma automática.. muito parecido com o que vemos hoje no mercado financeiro com esses algoritmos e “robozinhos”..

    Que q vc acha sobre isso?

    Vc utiliza?

    Mais uma pergunta, tenho muito interesse em fazer backtests com alguns sistemas de trading que já utilizo, vc poderia explicar mais detalhadamente como vc faz pra pegar os dados históricos, colocar em planilhas e talz?

    Desde já agradeço a atenção e os ótimos posts.

    Vlw.

    Responder
    1. Hugo

      Obrigado Vitto!

      Eu vi coisas parecidas, bots talvez, no Ragnarok, mas parei de jogar quando cheguei no lvl 40 ou 44 porque a mesmisse estava me matando…

      De qualquer forma os “robôzinhos” dos grandes fundos são criados por seres humanos, com todas suas falhas e etc. Logo, a probabilidade dos mercados continuarem funcionando como sempre funcionaram até o fim dos tempos (ou pelo menos mais uns 50 anos :P), é alta.

      Além disso existirão eternamente os investidores e traders pessoa física manés que não sabem o que estão fazendo e os gestores de fundos mútuos que só se preocupam em atingir uma meta qualquer para que seus chefes não os matem. Poderemos tirar dinheiro da bolsa enquanto esses caras continuarem atrás do dinheiro fácil 😀

      Agora backtesting. No curto prazo, pego meus dados do Home Broker da Ativa, eles tem cotações de 5 anos. É possível pegar cotações mais velhas no site do yahoo ou do advfn, mas nesse último caso, é preciso pagar uma taxa de 13 dólares por mês se não estou enganado.

      Explicarei o processo todo de backtesting no Excel, mas como cada tipo de sistema precisa de funções totalmente diferentes e alguns utilizam recursos mais complicados (entradas progressivas por exemplo), vou demorar um pouco até fazer uma série de posts sobre o assunto.

      Obrigado novamente e falou ae 😛
      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *