No começo da década de 80 em Chicago, Richard Dennis, um extremamente bem sucedido trader de mercadorias e futuros e eventualmente, um dos entrevistados por Jack Schwager no primeiro Market Wizards, teve uma calorosa discussão com seu sócio da C&D Commodities, William Eckhardt, que também seria entrevistado por Schwager, no segundo Market Wizards.
A discussão era sobre o tema: “Nature versus Nurture”. Dennis acreditava que bons traders poderiam ser treinados, que especulação poderia ser ensinada, já Eckhardt achava que não, para ele só algumas pessoas poderiam ser traders, todos os outros não, pois não tinham o talento ou as “vantagens naturais” (que expliquei em uma matéria sobre a personalidade dos traders).
Logo, como típicos milionários, ele decidiram apostar, ou melhor, fazer um experimento para descobrirem quem estava certo. A idéia era tentar treinar os mais diversos tipos de pessoas para ver se elas poderiam se tornar bons traders e assim, fazer dinheiro para a firma. Colocaram então esse anúncio em vários jornais:

O anúncio dizia que Richard Dennis, da C&D Commoditites estava à procura por interessados em negociar mercadorias nas bolsas de mercantis e, que experiências anteriores em trading eram consideradas mas não necessárias, ou seja, uma oportunidade única de trabalhar para um dos mais famosos e ricos (ele valia aproximadamente 200 milhões na época) traders de Chicago mesmo sem saber bulhufas sobre especulação. Os interessados começaram a enviar seus currículos.
Entrevista de emprego

E esses currículos vieram de vários lugares diferentes, vários tipos de profissionais, caras com MBA, desempregados, jogadores de blackjack e etc.Todos os currículos foram analisados, aqueles que Dennis e Eckhardt achavam que seriam boas cobaias foram escolhidos e assim, passaram na primeira fase. Essas pessoas receberam uma carta e uma “prova”. A carta dizia que aqueles que fossem realmente contratados receberiam como salário, 15% de seus lucros feitos com o dinheiro do Dennis mas teriam de se mudar para Chicago. A prova era composta de 63 questões de verdadeiro ou falso sendo algumas delas, pegadinhas, e também 5 perguntas que deveriam ser respondidas em uma linha. Vou citar alguns desses testes e as perguntas pra ilustrar.
1 – Negocie comprado ou vendido, nunca os dois.
2 – Negocie o mesmo números de contratos em todos os mercados.
3 – Se você tem 100 mil dólares, você deve arriscar 25 mil em cada trade.
4 – Uma alta porcentagem dos seus trades devem ser lucrativos
5 – Vale a pena seguir os palpites de outras pessoas sobre os mercados.
As questões dissertativas eram:
1 – Diga o nome de um livro ou filme que você gosta e o porquê.
2 – Diga o nome de uma figura histórica que você gosta e o porquê.
3 – Porque você gostaria de ser bem sucedido nesse emprego?
4 – Fale sobre alguma coisa arriscada que você fez e o porquê.
5 – Existe algo que você queira adicionar?
Ou seja, uma prova realmente fácil mas, considerando que a maioria dos interessados não sabiam porra nenhuma a não ser que Dennis era muito rico e ele iria ensiná-los a ficarem ricos também, os testes poderiam representar um grande obstáculo. Felizmente para aqueles que estavam levando tudo à sério, as maioria das respostas corretas podiam ser encontradas em artigos sobre o Richard Dennis publicados no jornal Chicago Tribune.
Aqueles que conseguiram passar no teste foram então, convidados à uma entrevista de verdade na C&D Commodities que seria feita pelos próprios:
Richard Dennis

William Eckhardt

As entrevistas eram bem diferentes das feitas nos ambientes corporativos, Dennis não gostava de frescuras, ele não costumava nem usar ternos para trabalhar (ele não está trabalhando na foto, duh), muito menos ficar perguntando para os entrevistados as mesmas perguntas genéricas o tempo todo. A maior parte do tempo Dennis e Eckhardt ficaram conversando sobre os mais variados assuntos, como existencialismo, xadrez, e é claro, os mercados. O que eles procuravam nos potenciais empregados eram coisas básicas como o que eles sabiam sobre trading, se pensavam em probabilidades, se eram pessoas originais com idéias criativas, se eram tranquilas ou nervosas, arrogantes ou tímidas, se tinham habilidades matemáticas e também se sabiam “calcular” o custo-benefício de riscos de uma forma geral.
Lembre-se que na “prova” da primeira fase, existia uma pergunta relacionada à coisas arriscadas feitas pelos interessados. Essa pergunta era crucial para Dennis e Eckhardt poderem julgar as habilidades desses caras em relação à riscos. Por exemplo, um deles respondeu que dirigiu com uma garrafa de wisky em seu porta-malas por vários meses em uma viagem pela Arábia Saudita, um atitude não muito inteligente considerando a possível punição de ficar alguns dias ou semanas preso além de ser deportado. Já um outro cara levou uma hora para chegar em um jogo de basquete sem ter o ingresso, esperando comprar de um cambista, ele foi contratado porque o risco é bom comparado ao benefício de assistir um jogo de basquete importante. Porém o cara do whisky não foi contratado, pois Dennis e Eckhardt não acharam que correr o risco de ser preso, deportado e talvez até levar 10 chibatadas valesse a pena só pra poder beber um pouco de whisky.
Nãna tartaruga, que a cuca vem pegar…

Os aprovados receberam um contrato que precisavam assinar para poderem ser efetivados. O contrato era válido por 5 anos mas poderia ser cancelado a qualquer momento por Dennis, dizia também que eles não iriam precisar pagar pelos eventuais prejuízos e que os 15% dos trades lucrativos não precisariam ser usados para cobrir os prejuízos. Constava que eles iriam negociar depois de algumas semanas de treinamento e possuia também algumas cláusulas a serem aceitas como: eles não poderiam negociar com suas próprias contas, nem trabalhar para outras pessoas e deveriam manter sigilo absoluto sobre o sistema de trading da C&D Commodities pelo tempo mínimo de 5 anos. Apesar de alguns itens parecerem restritos demais, nenhum dos aprovados rejeitou o contrato, todos aceitaram, estava formado o grupo dos Turtles.
Ah sim, claro! Porque eles se chamavam Turtles? Pois em uma viagem à Cingapura, Richard Dennis visitou um local onde se criavam tartarugas, depois de alguns anos, quando foi pensar em um nome para seu grupo de cobais, decidiu por Turtles já que eles tentariam “criar traders da mesma forma em que se criavam tartarugas em Cingapura.
E quem eram essas cobaias? Só pra citar alguns:
- Jim Melnick, porteiro da Chicago Board of Trade
- Mike Carr, trabalhava no jogo D&D, sim, esse mesmo, o famoso RPG Dungeons & Dragons.
- Jiri “George” Svoboda, imigrante da Tchecoslováquia e jogador profissional de Blackjack.
- Michael Cavallo tinha um MBA de Harvard.
- Erle Keefer, ex-piloto da Força Aérea Americana
- Mike Shannon, ex-ator, ex-traficante, ex-presidiário, na época, corretor de commodities.
E nesse grupo também tinham mulheres, apesar de serem só duas, Lucy Wyatt e Liz Cheval. Existiam também testemunhas de Jeová, gays, advogados, programadores, e etc. Um grupo muito excêntrico e variado, mais ou menos como o Village People, só que menos gay.

Continua em Os Turtle Traders de Richard Dennis: Parte 2…
kkk cara parabéns por seu trabaho!!! ajuda demais a motivação a chegar lá!! Quero muito viver de mercado e estou lendo atentamente todos teus posts, obrigado pela ajuda cara, desejo muito sucesso a você! Por enquanto sou o hammster mencionado no outro post!! mas com fé eu chego lá! kk aproveitando fica uma sugestão de post.. o que você acha sobre ROBÔS? funcionam? Mito? alguma história?? algum chinês com datacenter? ouvi dizer que sim!! abs
Adorei a História mais completa sobre o Richard e inpiradora