Vale a Pena Investir no Mercado Fracionário

Investir no mercado integral é fácil.

Basta ter o dinheiro para comprar 100 ações de qualquer coisa que, depois de enviar uma ordem de compra, bastam alguns segundos para tudo terminar certinho.

Mas no fracionário você pode comprar quantas ações quiser aos pouquinhos, sem máximo nem mínimo. Logo, será que vale a pena investir nesse mercado?

Muitos se perguntariam: “Porque não seria uma boa idéia?”

E a resposta para essa questão boba à princípio é: se você só tem dinheiro para investir no fracionário, talvez as taxas de corretagem que você irá pagar podem fazer com que não valha a pena continuar na bolsa de valores.

Pense assim, se você vai investir no fracionário, provavelmente não tem dinheiro para comprar um lote (100 ações) inteiro. Agora, se a ação custa 20 reais e você só puder comprar 10 delas, o custo será de 200 reais. Só que existem as taxas de corretagem.

Se você tiver conta em uma corretora cara que cobra 20 reais por ordem executada e mais 6,90 pela custódia das ações, o custo total no primeiro mês será de 226,90 por 200 reais em ações.

É verdade que isso não parece ser muito mas se o seu plano é comprar essas ações e deixá-las rendendo lá, quietinhas, tudo dará errado porque ainda existe a custódia. Aqueles 6,90 continuarão sendo cobrados todos os meses.

E qual é o problema disso tudo? Essa é fácil, se você precisa pagar 6,90 todos os meses, o seu investimento precisa compensar esses 6,90 e ainda compensar a taxa de corretagem inicial. Logo, você só terá lucro no primeiro mês se fizer mais de 10% de dinheiro e ainda conseguir manter 3,45% ao mês só para cobrir a custódia.

Logo, investir no fracionário pode falar a pena em dois casos:

  1. Você tem pouco dinheiro mas não tão pouco assim
  2. Você pretende investir todos os meses

Além disso, se quiser investir ou operar no fracionário, pesquise antes de abrir uma conta em uma corretora. Eu sugiro pegar a mais barata que cobra taxa de custódia apenas em casos especiais (muito tempo sem enviar ordens) e que tenha um atendimento bom.

Não ignore o fatos custos, caso contrário o fracionário te dará dor de cabeça e prejuízos.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *