Muitos investidores comprem sempre as mesmas ações todos os meses.
Se a ação se valorizou, bacana, ele vai e investe ainda mais.
Se a ação perdeu um pouco do seu valor, tanto faz, ele ainda vai e investe na bolsa de valores.
Porém, eventualmente o mercado (ou só aquela ação) entra numa tendência de alta e as ações começam a subir muito rápido.
Quando isso acontece o investidor pode aproveitar a oportunidade para investir mais do que está acostumado.
Mas e no meio de uma crise financeira?
Se quando está tudo subindo o investidor deve investir mais, então quando tudo estiver caindo ele deve ficar longe da Bovespa?
Não, ele ainda deve investir. Porém, se as aplicações são feitas todos os dias 5 por exemplo, ele pode esperar o mercado se estabilizar antes de comprar mais ações.
Dessa maneira ele pode comprar mais por menos, o que fará com que o investimento renda mais dinheiro na reta final.
Imagine o exemplo:
Você compra sempre 1 lote de uma ação qualquer todos os meses. Aí começa uma crise e os preços começam a cair, todos percebem isso.
Como os preços estão caindo bastante e os investidores estão ficando desesperados, você pode apenas aguardar para que os preços voltem a subir um pouco.
Se você tiver paciência, poderá economizar um dinheiro nas ações e por isso, comprar mais ações.
As vezes as quedas são tão fortes por causa das crises que quando as coisas voltam aos ânimos normais, é possível encontrar ótimas ações abaixo do valor real delas, e não apenas do valor chutado pelos mercados.
Então é isso, quando tiver uma crise acontecendo, o melhor que o investidor pode fazer é esperar que as coisas voltem a se normalizar. Apenas porque dessa maneira, será possível comprar muito mais ações.
Numa crise, fique de olho nas pechinchas e aí, invista até não conseguir mais!