Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Alguma coisa relacionada a bolsa de valores tira o seu sono? Discuta aqui!
User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:
Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by Hugo » Jul 30, 2010

No começo, eu entrava num papel pelo stop start e aí, esperava. Só que eu não conseguia ficar parado, eu tinha que fazer alguma coisa. Nunca fiquei muito impaciente para um trade acabar ou fiquei com raiva por ver meus lucros desaparecerem porque estava "deixando os lucros crescerem" mas mesmo assim ficava tenso.

Era batata, se estivesse na operação, levantaria da cadeira pra ficar andando de lá pra cá feito um idiota. E comia as unhas também.

Melhor descontar nos tênis e nas unhas do que na sua própria carteira mas sei lá... pelo menos aos poucos passa :lol:

E aí, alguém já fez algo parecido ou então REALMENTE ficou sem dormir por causa de um trade? Diga como foi!
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

mailo
Posts:43
Joined:Jul 31, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by mailo » Aug 01, 2010

pô várias vezes, não dá nem para contar! rs

mas hoje procuro ser o mais racional possível, seguir a risca a operação,
sair quando chegar o stop estipulado, e seguir os outros passos que já
tiver engatilhado para o momento, seja outra operação, ou apenas esperar
o momento certo para esse próximo passo...

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by Hugo » Aug 02, 2010

mailo wrote:pô várias vezes, não dá nem para contar! rs
alguma ocasião especialmente horrível? :o
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

User avatar
gaspar
Moderador
Posts:21
Joined:Jul 30, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by gaspar » Aug 02, 2010

No crash de 2xx8 meu psico me deixou bem mais pobre hehe depois eu vou contar com detalhes
Vim. . . Vi. . . fui embora

mailo
Posts:43
Joined:Jul 31, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by mailo » Aug 04, 2010

Hugo, foram vários desses momentos ruins, que nem dá para enumerar...rs mas para não passar em branco, vou citar mais uma vez a varig, pois dormi comprado com grande recurso e mal consegui dormir direito pensando nas consequencias, naqueles dias ocorriam reuniões entre membros do governo, outras empresas etc, e seria divulgado a qualquer momento o fim dado a varig, se a compra ou a falência, não precisa nem dizer que aquilo virou um antro de especuladores, pois bem, depois de uma noite mal dormida, o mercado abriu com varig bombando pra cima, grande gap de alta, foram boas horas em êxtase (psicológico atrapalhando de novo) antes de acordar para a realidade cruel! rs

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by Hugo » Aug 04, 2010

mailo wrote:Hugo, foram vários desses momentos ruins, que nem dá para enumerar...rs mas para não passar em branco, vou citar mais uma vez a varig, pois dormi comprado com grande recurso e mal consegui dormir direito pensando nas consequencias, naqueles dias ocorriam reuniões entre membros do governo, outras empresas etc, e seria divulgado a qualquer momento o fim dado a varig, se a compra ou a falência, não precisa nem dizer que aquilo virou um antro de especuladores, pois bem, depois de uma noite mal dormida, o mercado abriu com varig bombando pra cima, grande gap de alta, foram boas horas em êxtase (psicológico atrapalhando de novo) antes de acordar para a realidade cruel! rs
Oi mailo!

Se não der, tudo sagaz!

Mas você tem algum relatório desse trade (ou gráfico com pontos de entrada e saída) pra mostrar pra gente "quanto sangue foi espirrado"?

Como falei, só ser for um sistema velho que você não usa mais ou alguma outra técnica não utilizada hoje. E se não for, tudo bem. Afinal, ninguém gosta de falar dos seus sistemas... pelo menos dos atuais.
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

mailo
Posts:43
Joined:Jul 31, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by mailo » Aug 04, 2010

Hugo, não tenho relatórios, lembro que tinha entrado apenas duas vezes na ação, e não
estava nem me baseando análise técnica, pq pelo menos pra mim não tinha lógica, a especulação era
sobre se a empresa seria salva ou não, só que no fim, que eu me lembre, deram um jeitinho e dividiram
a empresa em duas, a parte podre (com passivo gigantesco) ficou com os acionistas!

tinha trocado as bolas, esse movimento com a varig ocorreu em 2006, eu não
sei se esse gráfico com o desenho do movimento pode ser visto por quem
tem conta gratuita no advfn, mas de toda forma é isso aqui:

http://br.advfn.com/p.php?pid=charts&sy ... d=8&freq=6

vários dias de oscilações gigantescas, se não puder ver aí, dá uma procurada em outro
lugar que tem as cotações, entre os dias 20/04/2006 e 03/08/2006.

código: vagv4.

User avatar
Marx
Posts:26
Joined:Aug 03, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by Marx » Aug 04, 2010

Diversas vezes, mas vou contar uma historinha que me aconteceu comigo:

Era uma sexta feira e fiz uma analise que indicava queda do IBOV, fiz a venda de 1 mini contrato (oh pobreza rsrs).
O trade atingiu meu objetivo e fiquei super feliz da vida =) fiz 550 pts e estava feliz da vida, era fim de tarde, fechei
o HB. A noite resolvi abrir o HB para rever a operação e p/ minha surpresa estava comprado em um contrato (???), era
meu stop da operação de venda que eu havia esquecido de tirar, o mercado subiu no fim do pregão e tomou meu stop.
Cara, foi um final de semana comprado em um mercado volatil que dava medo, imagina como eu fiquei... passei o final
de semana pensando no meu 1 contrato (oh pobreza rsrs²).
Na segunda-feira finalizei a operação em um gap que me fez perder 2x o que havia ganhado na sexta =(
A parte psicologica vem agora, isso me deixou totalmente cego, nos dias subsequentes queria de qualquer forma tomar
de volta oque o mercado havia tirado de mim (já viu isso?) e entrei em uma losing streaks que comprometeu muito minha
capacidade de analise, ou melhor aumentou muito a minha incapacidade de analise.

Depois volto para contar um outra história que vivenciei na "finada" VCPA4...
Stay Hungry, Stay foolish!

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by Hugo » Aug 05, 2010

mailo:

Putz, liquidez ridicula nesse hmm, mico aí :S

Pelo menos é o que os gráficos do advfn mostram, que esse papel fazia com que a volatilidade da crise de 2008 fosse comparável a uma velhinha andando de muletas na rua :?

Pelo menos ninguém morreu :P

Marx:

Putz! Hauehaueauhe que horrível! Esquecer ordem "stop" lá :S

Ainda bem que existem aquelas ordens "se" ou "if", não sei como se chama, dessa forma um stop-loss só é ajustado se o trade for iniciado por outra ordem. É meio sacal porque você precisa colocar dois "ifs" de cada lado, um para venda descoberta e um para compra. Pelo menos é mais seguro...

É claro, não vi essa função em alguns HBs, uma pena :cry:
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

User avatar
Marx
Posts:26
Joined:Aug 03, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Seu psicológico já te atrapalhou muito?

Post by Marx » Aug 05, 2010

Hugo:

Shit Happens! Felicidade de noob dura pouco rsrs, mas acho que aprendi a lição...
Stay Hungry, Stay foolish!

Post Reply
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable