Quais Indicadores/Osciladores você mais gosta?

O "point" dos padrões gráficos, candlesticks, indicadores e de outros estudos técnicos.
Hugo
Administrador
Quais Indicadores/Osciladores você mais gosta?

Post by Hugo » Jul 30, 2010

Gosto:

- Médias móveis exponenciais 10 e 30 (estou estudando para servirem como uma segunda entrada, caso tenha perdido a primeira)
- Stop ATR
- Volume

Detesto:

- Fibonacci (porque? não sei, apenas não gosto)
- Bandas de bollinger também nunca vi graça
- Médias móveis simples, porque o hoje é mais importante do que o ontem
- Índice de Força Relativa, sobrevendido e sobrecomprado? Aposto que esses adoraram a crise de 2008...

E mais uma porção de coisas que eu não me lembro muito bem agora :P

Ok, continuem!
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."

Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

Paulineirolistano
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Quais Indicadores/Osciladores você mais gosta?

Post by Paulineirolistano » Jul 30, 2010

Eu sou adepto à simplicidade.

Hoje eu só uso o preço, o stop ATR (tem se mostrado mais eficiente do que o HiLo activator), o OBV, pq gosto de ver como está o saldo global dos players no papel e o Vol Financeiro só por curiosidade.

A regra do trade é simples:
Preço cruzou o ATR pra cima = compra no fechamento do candle e stop no valor indicado pelo ATR.
Preço cruzou o ATR pra baixo = zera compra no fechamento do candle.

Sem operar vendido.

Eu ainda estou estudando um modelo de bandas para otimizar as saídas, para tentar vender no lucro mais longe possível do ATR, mas ainda não cheguei a resultados consistentes.

Dá uma olhada neste exemplo para a BTOW3.

Image

Abs!

Hugo
Administrador

Post by Hugo » Jul 30, 2010

É isso aí paulineirolistano, a conclusão que chegamos na maioria das vezes é que quanto mais simples e bobo, melhor. Mesmo porque ganhamos no position sizing e nem tanto assim na AT, a não ser que você zoneie demais sua análise, aí nem o melhor position sizing te salva?

E outra, porque você não opera vendido? Me disseram uma vez que em alguns papéis operar vendido não ajudou nem atrapalhou, mas como eu não fico muito nas small-caps, não tenho certeza. Mas no meio desse gráfico que você postou, teria existido um bom trade vendido.

Vai ver é uma questão de gosto também :P

Abraço!
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.

Paulineirolistano
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Post by Paulineirolistano » Jul 30, 2010

Hugo wrote:É isso aí paulineirolistano, a conclusão que chegamos na maioria das vezes é que quanto mais simples e bobo, melhor. Mesmo porque ganhamos no position sizing e nem tanto assim na AT, a não ser que você zoneie demais sua análise, aí nem o melhor position sizing te salva?
E outra, porque você não opera vendido? Me disseram uma vez que em alguns papéis operar vendido não ajudou nem atrapalhou, mas como eu não fico muito nas small-caps, não tenho certeza. Mas no meio desse gráfico que você postou, teria existido um bom trade vendido.
Vai ver é uma questão de gosto também :P
Abraço!
Exatamente... Em minha opinião, quanto mais critérios vc colocar em seu sistema para poder entrar no trade, menos oportunidades vc vai ter... E isso pode se refletir em uma baixa performance do sistema (acho que ociosidade é a melhor palavra) quando vc considera o custo de oportunidade... :oops:

Sobre operar vendido, eu não faço porque tem toda aquela burocracia de falar com o Agente Autônomo para ele ver se tem papel disponível, ver taxa, etc, bla bla bla... e Fora que no trade vendido, eles cobram corretagem Bovespa... ou seja, sai do meu padrão de risco e em 90% das vezes, acaba não valendo a pena.

Abs! ;)

Hugo
Administrador

Post by Hugo » Jul 31, 2010

Você acabou de fazer o primeiro quote do fórum :mrgreen: ehehehe

Operar vendido é muito mais simples nos mercados futuros. Se você tem vontade de vender pode ser uma boa considerar, nem que seja mais pra frente.

Ou então, usar opções para ganhar com a queda. Não entendo muito de opções mas é uma alternativa, apesar de que deve ser mais funcional em trades feito numa escala temporal maior, tipo semanal ou poucos meses...

gaspar
Moderador

Post by gaspar » Aug 02, 2010

Gosto de MME no geral de 9 e de 21 períodos.

Opero uns setups prontos, um com bollinger e outro com IFR um com MME9

Gosto de deixar tudo no automático deu entrada ok não deu ok também hehe. sem margem pra talvez.. se.. mas.. porventura ...

Ahh gosto de Fibonacci para especular objetivos de swings.(Hugo não me odeie) :lol:
Vim. . . Vi. . . fui embora

Marx

Post by Marx » Aug 03, 2010

Bem gente, não tenho tanta experiência para falar do que funciona (or not), acredito que todos indicadores/osciladores
possuem seu valor e aplicabilidade especifica, mas vale lembrar que todos são baseados em preço e/ou volume,
e não o contrário. Desta forma o importante mesmo é o price action.

O coment do Hugo sobre simplicidade é muito importante. Por vezes vê-se indicadores/osciladores dando sinais
contraditórios, fato que torna dificil a decisão e o gerenciamento do trade. Aposto na simplicidade justamente
por facilitar o gerenciamento.

Atualmente tenho testado alguns conceitos de Indicadores/osciladores para graficos intraday:

1° uso de médias móveis para indicadores.
2° Estocastico para demonstrar a força/momentum do movimento. Compra-se força e vende-se fraqueza.

(esses conceitos podem ser encontrados em Jake Bernstein - The Compleat Day Trader).

Sobre operar vendido:

Como o Hugo já comentou, o mercado futuro é uma boa opção para quem deseja ganhar com as quedas do mercado,
no entanto temos que nos ater a algumas nuances. Particularmente nos meus testes intraday tenho operado mini indice
e no que tange a compra e venda é de uma simplicidade impar, exceto quando o HB resolve dar problema, mas acho
que é só comigo que isso acontece rsrs. Agora para quem quer fazer swing ou position com futuros tem que levar em questão
a alavancagem que esse mercado possui, nesse caso timing é a palavra chave, tem que ser pontual e ter um gerenciamento
brutal. Mas tem saida para isso também, pega a cotação do indice e multiplica por 0.2 (68.500 pts x .2 = R$ 13.700) e
assim temos um contrato sem alavancagem, podendo-se fazer o position sizing a partir desse valor.

Acho que sai um pouco do assunto principal, mas fica ai algumas considerações gerais sobre os assuntos tratados acima.

[] à todos
Stay Hungry, Stay foolish!

Hugo
Administrador

Post by Hugo » Aug 03, 2010

Gaspar:

Honestamente acho que as Fibos funcionam (se funcionam, sei lá :P) porque muitas pessoas começaram a usar. Já ouviru falar em self-fulfiling prophecys? Algo mais ou menos assim.

Marx:

Futuros, Forex e qualquer coisa que utilize alavancagem é complicado. Em ações você faz os cálculos rapidinho mas considerando a alavancagem mais stop atr mais position sizing e etc, putz, ou joga tudo num planilha ou você se perde. Principalmente para day-trades.

E tipo, de vez em quando dá alguma coisa nos futuros e eles despencam demais levando embora os seus 2% (ou +- tanto faz) de uma vez e ainda muito mais do seu capital. Na verdade li em algum lugar que o Richard Dennis dos Turtle Traders passou por algo assim num trade com a prata se me lembro bem. Os preços abriram despencados e ele precisou operar uma reação para sobreviver :S

Alavancagem não é brincadeira :shock:

BTW: não gostaria de operar índices, eles se comportam de uma maneira estranha. Agora mercadorias, até pode ser...

gaspar
Moderador

Post by gaspar » Aug 03, 2010

Hugo

Não ligo para o "porque" desde que funcione 8-)

Mas no meu ponto de vista, tem muito pouca gente operando no mercado através de AT para fazer com que ele se movimente pelas fibos, seriam precisos alguns Soros da vida operando usando fibo em vários papeis em vários mercados entende meu ponto de vista?
Vim. . . Vi. . . fui embora

Marx

Post by Marx » Aug 03, 2010

Hugo:

Certamente operar indice não é facil não, passei por duas experiencias bem ruins, com corretora
me ligando pra fechar posição ou depositar mais margem e tudo mais. Já ouviu o axioma que
"no mercado não há lugar para esperanças"? no mini a esperança é negativa. Atualmente tenho
operado até com stop de tempo, não to no prejuizo mas a tendência não desenvolveu = out.

Sobre movimentos abruptos: Realmente eles são frequentes, portanto é bom estar na mão certa.

Estudo de caso: Sexta feira houve um movimento assim. Cenário, indice abriu com gap down e
seguia a trajetória de queda, parou em 66550 fez pullback e voltou a cair, caso perdesse os 66550
eu venderia. O rompimento esperado veio e com com volume, fiz a venda. Mas na próxima barra
(chart 5') houve um price rejection e em 5' tive que fechar e tomar a posição contrária, o mercado
acelerou de uma forma e foi parar em 68000, eu sai na MM200 porque já essa era a estratégia,
poderia ser um trailing stop, mas depois que o movimento acontece agente sempre sabe oque
fazer. Esse caso me fez ver na pratica o ensinamento de um grande analista que diz que "As melhores
operações derivam de fakeouts".

Agora operar outros contratos não são tão faceis, minis não possuem liquidez. Esses dias fui tentar
operar um mini de Boi gordo e não tive exito, entrei em contato com a corretora e fiquei sabendo
que Boi gordo só contrato cheio e contrato cheio é só pela mesa.

Deixo enfatisado que mercado futuro não é maquina de fazer dinheiro facil, assim como a bolsa
de valores, forex ou wathever. Minha experiencia no mercado até então me trouxeram muitos
dissabores, tenho aprendido pouco hard way e considero isso de grande valia. Essa semana estava
conversando (mail) com um AT e ele me disse "Quebre, pois aprende-se muito com isso, mas não
deixe para fazê-lo aos 50 anos".

Mercado não é brincadeira.
Stay Hungry, Stay foolish!

Post Reply