Hugo:
Certamente operar indice não é facil não, passei por duas experiencias bem ruins, com corretora
me ligando pra fechar posição ou depositar mais margem e tudo mais. Já ouviu o axioma que
"no mercado não há lugar para esperanças"? no mini a esperança é negativa. Atualmente tenho
operado até com stop de tempo, não to no prejuizo mas a tendência não desenvolveu = out.
Sobre movimentos abruptos: Realmente eles são frequentes, portanto é bom estar na mão certa.
Estudo de caso: Sexta feira houve um movimento assim. Cenário, indice abriu com gap down e
seguia a trajetória de queda, parou em 66550 fez pullback e voltou a cair, caso perdesse os 66550
eu venderia. O rompimento esperado veio e com com volume, fiz a venda. Mas na próxima barra
(chart 5') houve um price rejection e em 5' tive que fechar e tomar a posição contrária, o mercado
acelerou de uma forma e foi parar em 68000, eu sai na MM200 porque já essa era a estratégia,
poderia ser um trailing stop, mas depois que o movimento acontece agente sempre sabe oque
fazer. Esse caso me fez ver na pratica o ensinamento de um grande analista que diz que "As melhores
operações derivam de fakeouts".
Agora operar outros contratos não são tão faceis, minis não possuem liquidez. Esses dias fui tentar
operar um mini de Boi gordo e não tive exito, entrei em contato com a corretora e fiquei sabendo
que Boi gordo só contrato cheio e contrato cheio é só pela mesa.
Deixo enfatisado que mercado futuro não é maquina de fazer dinheiro facil, assim como a bolsa
de valores, forex ou wathever. Minha experiencia no mercado até então me trouxeram muitos
dissabores, tenho aprendido pouco hard way e considero isso de grande valia. Essa semana estava
conversando (mail) com um AT e ele me disse "Quebre, pois aprende-se muito com isso, mas não
deixe para fazê-lo aos 50 anos".
Mercado não é brincadeira.
Stay Hungry, Stay foolish!