Opinião sobre cursos

Discussões relacionadas ao desenvolvimento e testes de sistemas de trading.
Post Reply [phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
pancho_villa
Posts:20
Joined:Oct 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
Opinião sobre cursos

Post by pancho_villa » Nov 13, 2010

Pessoal, boa tarde...

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre cursos de analise técnica ou outros de investimento que cada um já fez... Eu estou no mercado desde 2.003, e já fiz praticamente todos os maiores cursos que são oferecidos dessa área, e a grande maioria foi bem decepcionante, inclusive a maior parte dos instrutores vive de curso e não de trades, e os poucos que operam tem resultados bastante comuns.
Pouquíssimos cursos abordam controle de risco que é o mais importante em uma operação, talvez por saberem que isso acaba com as fantasias de se ficar rico em pouco tempo, e as pessoas preferem ser enganadas e os instrutores terem mais alunos...
Eu tbm não agredido que um setup possa ser difundido em um curso para milhares de alunos e ainda continuar funcionando por muito tempo...

Enfim, gostaria de ouvir a opinião dos amigos, e tbm do Velaepavio de como são os cursos na Australia...

Abraços !

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Opinião sobre cursos

Post by velaepavio » Nov 13, 2010

Fala Pancho,

Cara eu acho estes cursos de analise tecnica um lixo e vc definiu bem.

Nao demorou muito tempo pra chegar conclusao que analise tecnica eh a parte menos importante em trade. Tipo menos que 5%.

Ja foi comprovado que se vc tem um sistema de entrada aleatoria, tipo jogar uma moeda e se for cara entra comprado e coroa entra vendido, com uma regrinha simples de saida com um ATR trailing stop de 3x o sistema eh lucrativo ou pelo menos break even.

Um resultado melhor que 90% dos traders.

Tipo so ai da pra ver a importancia de money management sobre analise tecnica.

E como vc disse nenhum curso, ou muito poucos, tem nocao o que eh money management e position size.

Outro fator que os caras nao fazem ideia eh a parte psicolgica que eh responsavel por 99% dos resultados na minha opiniao.

Tipo se vc nao acredita no que trada ou nao tem disciplina e forca interior e controle emocional vc consegue se auto destruir muito rapido e isso que acontece com a maioria.

Aqui na australia acho que nao tem a torto e direito estes cursos de analise tecnica presencial. Geralmente as principais corretoras ja disponibilizam tutorias de graca na internet sobre analise tecnica pra quem eh cliente. Entao o mercado eh nulo aqui. No BRasil ainda tem mane que paga por cursinho de analise tecnica mesmo com tudo de graca na internet. Va saber...

O que tem aqui sao cursos especializados para varios gostos como

- Desenvolver e tradar sistema com acoes ou FX etc. Tipo algo mais sofisticado.

Ai os caras ensinam um pouco de money management etc....

Acho que minha grande conclusao eh, e talvez vou me contradizer um pouco aqui...

Fazer um curso eh bom pra te dar um kick start por mais simples que seja tipo jogar uma faisca na poca de gasolina.

Eu por exemplo ate julho de 2008 eu nao sabia ler uma vela de candle stick. Eu fui na biblioteca aqui do meu bairro e peguei candle stick for dummies. Ai comeca aquele processo de uma coisa vai puxando a outra. Tipo um livro fala de outro, que fala de outro que fala de um site e ta ta ta ta ate que vc vai separando o joio do trigo e entra nesta jornada fascinante que eh trade.

No blog eu meio que conto um pouco...

Chegou um momento que queria tomar um short cut e fiz um programa/curso pra desenvolver sistemas de trade que acho que me economizou tempo e $, pois aprendi em 6 meses o que o cara vem pesquisando ha 10 anos.

My 2c :lol:
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

pancho_villa
Posts:20
Joined:Oct 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Opinião sobre cursos

Post by pancho_villa » Nov 14, 2010

Olá Velaepavio,

Recentemente me deparei com o conteúdo de um curso que será ministrado em Londres (http://www.technicalanalyst.co.uk/train ... tingEC.htm) e pude verificar o quanto estamos anos luz de distancia desse tipo de curso por aqui... Veja que esse curso não aborda temas como: o setup mágico infalível utilizando o indicador XYZ que possui uma rentabilidade extraordinária, mas que os "bondosos" instrutores resolvem compartilhar ao invés de usarem em seus próprios trades (ops, esqueci q eles não operam....), tbm já me deparei com cursos q podem ser parcelados em 12x.... Tipo é um curso para traders sem dinheiro (?!?!?!?!?!). A maior parte dos setups ensinados em um curso não passaria por um bom backtesting.

Com relação a parte psicológica eu concordo com vc, mas no meu caso, eu melhorei muito nesse quesito quando deixei de ser um trader discrecionário e passei a operar com um sistema que me gera as ordens de compra e venda. Muitas vezes eu nem olho o gráfico...

Abraços

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Opinião sobre cursos

Post by velaepavio » Nov 14, 2010

Fala Pancho,

Falou e disse.

Sobre a parte psicologia eh bem importante acreditar em sua edge. Como vc disse vc executa sem hesitar... ou nem olha no grafico, pois olhar no grafico nem faz parte de sua edge.

:mrgreen:
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

Post Reply
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable