Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Discussões relacionadas ao desenvolvimento e testes de sistemas de trading.
User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:
Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by Hugo » Aug 16, 2010

E ae Pessoas!

Estou aplicando no meu experimento de forex, uma versão modificada do sistema dos turtles.

Basicamente eu entro numa nova máxima ou mínima de 20 dias, com stop atr e além disso, um delayzinho. Afinal, nunca gostei de entrar EXATAMENTE no rompimento.

Além disso, joguei duas médias móveis exponenciais, uma de 10 e a outra de 30.

Como é um experimento "naquelas", estou testando a performance de um sistema com múltiplas entradas e saídas.

Normalmente eu entro em rompimentos como sempre fiz, porém, com as médias móveis, eu tenho a opção de sair no stop atr ou nas médias móveis. Apesar dos sinais serem quase simultâneos, tive bons resultados até agora pois às vezes "eu não concordo" com o stop atr e as médias fazem mais sentido. Ou então, "eu não concordo" com as médias e prefiro deixar o stop atr mesmo.

Ou seja, eu tenho a opção de escolha.

Como eu disse, os resultados são interessantes pois já sai de umas enrascadas de bom senso que sistemas de trading não possuem :P

O que vocês acham desse conceito de múltiplas entradas e saídas que dão quase os mesmos sinais?

BTW: o próprio sistema dos turtles tinha dessa. Se você perdesse o rompimento de 20 dias, entrava no de 34. No meu, se perder o rompimento de 20 dias, entra nas médias móveis e por aí vai.
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

User avatar
gaspar
Moderador
Posts:21
Joined:Jul 30, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by gaspar » Aug 19, 2010

Achei interessante :!: chegou a backtestar isso pra ver no que dá ou só está usando no isso no foreca mesmo?
Vim. . . Vi. . . fui embora

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by Hugo » Aug 20, 2010

Não fiz nenhum backtest não :P

Só forward testing (por assim dizer) no forex mesmo... e pelo menos nele, o conceito está funcionando legal.

Se com ele funciona melhor do que sem ele, aí preciso calcular tudo depois :?
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

paulo nog.run
Posts:44
Joined:Aug 01, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by paulo nog.run » Aug 20, 2010

Fala cara! Tudo em paz?
Hugo wrote:(...) pois às vezes "eu não concordo" com o stop atr e as médias fazem mais sentido. Ou então, "eu não concordo" com as médias e prefiro deixar o stop atr mesmo.Ou seja, eu tenho a opção de escolha.
Mas você segue regras para "concordar ou discordar" das médias/stop ou vai no felling?
O que vocês acham desse conceito de múltiplas entradas e saídas que dão quase os mesmos sinais?
Eu gosto de múltiplas entradas e saídas, mas tento saber de antimão qual vou escolher dependendo do cenário.
Acho que é justamente nos stops que podemos ter várias táticas ao mesmo tempo. Você pode usar 5 tipos de stops diferentes, que se misturam mas são diferentes, e usar sempre o que estiver mais próximo ao preço, por exemplo.

abraços
Paulo

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by Hugo » Aug 21, 2010

Oi Paulo!

Então, vou no "feeling" mesmo. Apesar de que talvez alguém pudesse automatizar esse "feeling", só não sei como... :?

Exemplo:

Você está comprado e seu stop ATR está prestes a ser atingido. O ATR, que se for ver é só uma estimativa que revela o passado, diz que o trade deve acabar mas você não concorda porque não foi feita uma nova mínima e o papel está em um canalzinho. Logo, você esquece o primeiro sinal de saída e espera pelo segundo, o do cruzamento das médias móveis. Se elas disserem para você sair, aí não tem o que fazer e você sai. Mas muitas vezes quando a ATR é atingida, os preços não fazem uma nova mínima e voltam a subir. As médias ficam lá, firmes e fortes e você continua na posição.

Acredito que é o que alguns chamam de "confirmação"...

Apesar de que médias móveis também são apenas estimativas que revelam o passado... por isso que eu levo as novas mínimas e máximas tão a sério. E se for um falso rompimento com baixíssimo volume, as MMEs te dão uma chance de voltar.

Resumo, é basicamente para tentar evitar falsos sinais.

E sim, confesso que meu sistema de forex tá meio confuso :S
Ainda bem que é só um experimento mesmo :lol:
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

User avatar
ruinas
Posts:18
Joined:Jul 31, 2010
Location:Brasilia-DF
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by ruinas » Aug 21, 2010

Se você achar um Setup confiável em forex vai fuder com a vida de todos.!!!

Trades zumbis, investindo 24hs!!!.. Eu iria ser um deles...ahahahaha

:o

paulo nog.run
Posts:44
Joined:Aug 01, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by paulo nog.run » Aug 23, 2010

Hugo wrote:Então, vou no "feeling" mesmo. Apesar de que talvez alguém pudesse automatizar esse "feeling", só não sei como... :?
Não é tão complicado fazer automações em processos determinísticos como o que você exemplificou.
O primeiro passo é ver se você consegue escrever num papel, em português mesmo, as suas regras de decisão. Elas tem de abranger todos os casos e não dar margem para dupla interpretação em nenhum momento.

Se conseguir escrever em português é só passar para outra linguagem, como Excel por exemplo, e pronto! :)

abraços
Paulo

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by Hugo » Aug 23, 2010

ruinas: nem sei cara :S

Fazer day-trade no Forex é um porre, fica uma porrada de dinheiro com os spreads :S
Como o Jesse Livermore disse uma vez que ele fez vários day-trades um dia e mesmo assim perdeu uma grana. Curto prazo é muito caro :S

paulo nog.run: não é complicado no conceito, mas na hora de sistematizar a coisa pega, pelo menos pra quem não sabe (mais) programar, como eu.

E outra, não sei se esse meu teste é muito melhor do que o sistema original. Quanto mais fuço, mais acabo voltando sempre aos mesmos conceitos e a coisa termina super simples como sempre foi :|

O jeito é testar... mas pra alguns sistemas, isso é bem zoado de programar :S
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

paulo nog.run
Posts:44
Joined:Aug 01, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by paulo nog.run » Aug 23, 2010

Hugo wrote:(...)Quanto mais fuço, mais acabo voltando sempre aos mesmos conceitos e a coisa termina super simples como sempre foi
Acho que é como dizem por aí.... "the simplier, the best"

abs
Paulo

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Sistemas de com Múltiplas Técnicas de Entrada e Saída

Post by velaepavio » Aug 28, 2010

Jogando o topico para o topo ja que sou um trader sistematico e trado sistemas testados exaustivamente.

Foram sistemas que comprei de gente que pesquisa o mercado acionario e trading system australiano ja a uns 7 anos.

Fiz o curso com os caras e uso um software muito bom (Amibroker). Enfim o que quero comentar aqui nao eh programacao etc, ou ate mesmo backtesting.

Queria comentar sobre a questao de ser mecanico e ser discrecionario.

Acho que eh meio errado dizer que alguem eh 100% mecanico. Se fosse assim era so deixar o computador tradando e tem gente que faz isso em forex aqui na Australia que conheco e faz dinheiro... la vai eu saindo pela tangente novamente.

Por exemplo os turtles. Apesar de serem traders mecanicos eles tinha discrecao. Como por exemplo qual mercado operar, o qual agressivo os caras iam piramidar a posicao.

Entretanto, acho que regras tem que ser mais simplificadas e nao tao subjetivas. O que o trader pode fazer eh se o sistemas fala pra entrar se a acao bater 3.32 no dia e caso ela bata 3.33 entao quer dizer que nao vai entrar? so por caso de 1 centavo? Acho que ai nao tem problema orverride o sistema.

Resumindo. Acho que pode ter um sistema com muitiplas entradas e saidas se isso te da uma edge estatistica. E pra isso precisa testar ou back ou forward com significancia estatistica do contrario sera um trader discrecionario com algumas regras pra te guiar. Ai ja nao eh mais trader mecanico.
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

Post Reply
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable