Ola galera, conheci o blog faz pouco tempo. Mas devido aos textos divertidos logo me familiarizei. Outro coisa que falam bastante é sobre position sizing/controle de risco. Bom esse é um dos meu pontos fracos. Além do que de vez em quando tenho umas crises e faço uns trades suicidas com opçoes. Bom agora meu auto proibi e vou deixar minhas ações recuperarem os estragos.
Bom, meu nome é Marco ( voces respodem "oi, marco"), estou oficialmente na bolsa a uns 2 anos, desde o meio da crise. Já cosengui fali uma vez, com operações estupidas e durmindo comprado em opçoes em plena crise. É quase tão facil quanto o post "como falir na bolsa". Bom apesar deste passado absurdo. Me considero um trader bonzinho. Só falta me controlar mais.
Voltando ao centro do topico AI, redes neurais.
Redes Neurais é uma parte de estudos de Inteligencia Artificial, onde o objetivo é simular a inteligencia humana. A divisão Redes Neurais tenta reproduzir a matematica dos Neuronios.
Pelo que sei eles tem 2 principais funções Data Fitting e Pattern Recognition.
O Data Fitting, por exemplo, procura as 2 medias moveis que te dão o melhor lucro, mas isso em um intervalo de tempo. Ele calcular automaticamente as 2 melhores medias moveis dos ultimos 2 meses e usa nesse dia, no dia seguinte ele vai calcular media dos ultimos 2 meses e aplicar. A vantagem de usar um metodo desse é que o sistema não se perde com o passar do tempo. Com eles se desenvolvem os Parameterless Strategies (Estrategia sem parametro) ou seja voce diz as regras e ele vai achar onde as regras são mais eficientes.
Já o Pattern Recognition, ele vai buscar padrões automaticamente. Por exemplo voce diz para ele usando RSI, MACD, Preço, Media, Volume, Stoch, CCI, ATR... quando devo comprar e quando devo vender. Ele vai aprender com o grafico verificar que qndo RSI estiver abaixo de 20 e a media menor q o preço, a lua alinhada com marte, chover e depois fazer sol e o arco iris aparecer - COMPRE! Não estou muito certo pois estou lendo o livro ainda e não cheguei muito na parte pratica, estou na filosofia só...
A medida que for progredindo no livro posso postar mais.