Crise Imobiliária no Brasil?

Onde o ouro, os títulos do tesouro nacional, debêntures e etc se encontram.
Post Reply [phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:
Crise Imobiliária no Brasil?

Post by Hugo » Jan 09, 2011

Galera, alguém aí manja alguma coisa de imóveis?

Os preços de imóveis no Brasil estão ridículos e os preços dos aluguéis estão proporcionalmente baratos.

Eu não sei nada sobre especulação imobiliária mas parece que isso é um sinal de topo.

Mas não, eu não sei nada mesmo.

O que vocês acham?

BTW, alguém conhece algum "Memórias de Um Especulador Imobiliário" ou algo assim? Hauehaeuhauehaeu, eu serei obrigado a estudar esse tipo de coisa um dia quando for comprar algum imóvel.

Anyway,

TIA
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

User avatar
Marx
Posts:26
Joined:Aug 03, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by Marx » Jan 10, 2011

Hugo,

Tem um livro chamado "Guia Prático do Corretor de Imóveis - Fundamentos e Técnicas - Sylvio de Campos Lindenberg Filho"

Jurava que eu tinha ele aqui, acho que tenho mas não encontro de jeito nenhum =( eu ainda não li e não sei
lhe dizer se vai suprir sua necessidade, mas ao que parece é a biblia dos corretores de imoveis.

Se eu achar ele aqui te dou um toque.

abç
Stay Hungry, Stay foolish!

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by velaepavio » Jan 10, 2011

Fala Hugo,

Especulador de imovel bom que acho que vale a pena ler o livro, mas eh voltado muito para o mercado americano eh o Robert Allen.

Eu li um livro dele e apesar de nao ser muito ja no do mercado imobiliario eu gostei de alguns principios no ponto de criacao de riqueza

O livro eh Creating Wealth http://www.amazon.com/Creating-Wealth-P ... t_ep_dpi_3

Outro livro famoso dele, que nao li, eh o Nothing Down http://www.amazon.com/Nothing-Down-2000 ... t_ep_dpi_5

Acho que eh bom pra educacao no mercado se quer ser introduzido.

Acho bem importante a legislacao de imposto do pais que pode influenciar as estrategias de criar riqueza no mercado imobiliario.

Na Australia existe um negocio chamado Negative Gearing que vc pode usar perdas no investimento de imovel pra usar o imposto que pagaria pra comprar casa.

Funciona assim. Um executivo ganha 150 mil por ano e dado a carga tributaria ele teria que pagar 40 mil de imposto por ano. O que ele faz eh emprestar 400 mil no banco e comprar uma casa e alugar e de proposito fazer uma PERDA no investimento de 30 mil por ano (diferenca do emprestimo e do aluguel) ai ele pode lancar isso como perda e como que tivesse ganho 120 ao inves de 150. Assim ele paga 10 mil a menos de imposto e essa grana vai direto pra casa que esta especulando.

Tecnicamente a casa de 400 esta custando 20 mil por ano ao inves de 40 mil (custo da hipoteca). Eh uma forma de amumentar seus ativos.

Se o mercado estiver num boom eh melhor ainda, pois o valor do ativo sabe e ele pode usar de leverage pra comprar outroas propriedades com o equity que a primeira casa cria.

Eu acho que o Brasil ainda tem chao pra rolar. Acho que o mercado vai estourar la pra alguns anos depois das olimpiadas. :lol:
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

User avatar
yuri_olive
Posts:11
Joined:Jan 13, 2011
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by yuri_olive » Jan 17, 2011

Eu também não sei nada de mercado imobiliário, mas acho que aluguel de imóveis comerciais é muito mais seguro que aluguel de imóveis residenciais. Eh isso mesmo? Ja que a justiça protege muito mais o inquilino do imovel residencial. Por exemplo se a mulher estiver gravida vc não pode retirá-la. Não sei se isto esta certo, mas acho que é assim.

fabiotkx
Posts:3
Joined:Sep 09, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by fabiotkx » Feb 03, 2011

Exatamente HUGO, tenho a mesmo sensação que você, o mercado Imobiliário está Super Valorizado, Engenheiros Civis estão nadando no dinheiro, talvez isso seja por conta do crédito mais acessível ou pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

O fato é que podemos sim estar perto de um topo, e ocorrer um tipo de bolha imobiliária, assim como ocorreu nos EUA em 2008 que acabou gerando a crise.

Além do preço dos alugueis não terem conseguido acompanhar a alta dos preços dos imóveis.

Veja a imagem da valorização:
Image

Tem um artigo muito bom sobre isso: http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... 59,00.html

Comparando com o Mercado de Ações, estaríamos em um tipo de 2007/2008 onde ocorreu o topo histórico de várias empresas. Será que estamos perto de um topo histórico imobiliário ?

Se isso for mesmo um fato, o melhor a se fazer é esperar baratear e aproveitar a oportunidade.

Abraços...

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by velaepavio » Feb 04, 2011

UMa coisa que nao sei sobre o mercado imobiliario Brasileiro que vale a pena observar.

As taxas de emprestimos ai sao juros fixos ou variaveis?

Se for variavel a coisa pode apertar se os juros subirem.

Na minha opiniao o mercado ai so quebra se os juros subirem e a renda media nao acompanhar.

Caso contrario a bolha vai ainda por um tempo. Sei la ate quando. O mercado em Sao Paulo era muito barato em 2000. Entao hoje parece que cresceu muito. Mas se comparar com NY, Londres e Toquio. AI ainda eh barato.

Com desemprego em 6% e melhorando ainda tem muito pano pra manga.

O que pode acontecer eh uma crise na China que pode fazer o desemprego piorar ai, mas se a taxa de juros for variaval o impacto sera menos, pois os juros caem assim como caem as prestacoes... entao o impacto eh menor.

Eu fiz uma analise do mercado imobiliario australiano e falo da minha opiniao da bolha aqui tbm. A Australia eh muito boa de estatistica e a informacao eh de acesso facil.

Se quiser pegar umas ideias pra analisar o mercado brasileiro acesse aqui o artigo http://thenewsrider.wordpress.com/2011/ ... -casa-cai/
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

fabiotkx
Posts:3
Joined:Sep 09, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by fabiotkx » Feb 04, 2011

A taxa de Juros são Variáveis, e elas subiram a curto prazo ( de 10% para 11% aprox.) justamente para combater a inflação que ultrapassará a projeção determinada pelo governo para 2011.

Dizem que a taxa de Juros é inversamente proporcional ao Mercado de Ações.

Com a alta do Juros, a tendência é das pessoas retirarem sua posições (venderem) e alocar um pouco mais na renda fixa pelas taxas mais chamativas, consequentemente a bolsa adiquire um viés baixista, talvez isso explique a queda no final de 2010 e início de 2011.

Outro problema do Brasil é que a medida que o crédito se torna mais fácil, maior se torna a dívida privada.

É aquela velha história da cigarra e da formiga, o povo brasileiro está mais para cigarra.

Abraços...

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by velaepavio » Feb 05, 2011

Fala Fabio,

Acho que exista uma correlacao em taxa de juros e bolsa, mas nao eh simples como um sobe o outro cai. Acho que o seu argumento faz sentido.

Dito isto gEralmente em um bull market bolsa e juros sobem juntos e depois eh os juros que seguem a bolsa e nao o contrario.

Tipo em um bull market as pessoas que estao fazendo 30% na bolsa nao vao aumentar a alocacao pra renda fixa so porque os juros foram de 15 pra 16%.

Quando o mercado quebrou o banco central cortou juros e depois que a bolsa comecou a subir os juros subiu e a bolsa continuou subindo.

Enfim acho que juros eh algo que anda mais perto como uma tentativa de combate a inflacao controlando a oferta de dinheiro.
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

fabiotkx
Posts:3
Joined:Sep 09, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by fabiotkx » Feb 06, 2011

Concordo totalmente com a sua afirmação velaepavio. A relação Juros e Mercado de Ações não é tão simples assim, as pessoas não vão deixar de operar em um ano como 2009 para ganhar 10% em renda fixa.

Lógico que existe uma correlação entre as duas, mas o objetivo principal da taxa de Juros é sim combater a inflação.

Abraços...

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Crise Imobiliária no Brasil?

Post by velaepavio » Feb 06, 2011

Absolutely
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

Post Reply
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable