CFD é bem popular na Europa (UK) e na Asia e Australia. Nos EUA é proibido o uso. Vai saber porque mas é.
Basicamente CFD é "igual" comprar uma ação. É como se fosse um mercado paralelo que é uma imagem de espelho do mercado acionário.
A grande vantagem do CFD é alavancagem (leverage). Maxima de 20x. Isso é possivel com ações bem liquidas (blue chips) onde a margem requerida é apenas 5%.
Exemplo de uma operaçao se voce ainda nao entendeu.
Quero ficar longo (comprado) em 100 acoes da Petro a 25 reais.
Se fosse comprar a acao precisaria depositar na sua conta ta corretora 2500 reais (100x25). Com CDF vc so precisa depositar 5% dessa grana ou seja 125 reais. Se opera FOREX sabe o que estou falando. Esse é o poder da alavancagem com derivativos. Segundo Warren Buffets derivativos sao Weapons of Mass Destruction.

Tipo se Petro subir pra 26 e vc vende seu lucro é de 100 reais ou sobre 125 investidos um ganho de 80%.
A merda é se o mercado move contra vc

Ai eh bucha. Seu dinheiro vira po rapidinho e se a acao gap down vc tem que depositar mais margem ai eh desespero total.
Da pra ir long ou short nao tem nenhuma restricao. As vezes o provedor proibe short. Lembro que quando deu a crise proibiram short de acoes de bancos.
Basicamente isso. Se minha explicacao nao foi suficiente pode perguntar.
Aqui vai o site do meu broker la tem explicacao do tal do CFD.http://www.igmarkets.com.au/cfd/what-is-a-cfd.html
Como que é no Brasil? Tem regulamentacao? Tem pelo menos discussao sobre liberar isso la?