Pessoas também seguem tendências (não tô falando de moda!)

Quer falar de futebol, videogames ou carros? Então o faça aqui!
Post Reply [phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:
Pessoas também seguem tendências (não tô falando de moda!)

Post by Hugo » Jul 30, 2010

Postei o link de um texto do Steve Pavlina no Twitter já faz um tempo atrás que diz basicamente que as pessoas seguem tendências, assim como ações. Ok, ele não fala de ações mas o conceito é o mesmo.

Por exemplo, se um cara quer emagrecer, ele pode fazer planos, estudar, falar pros amigos e começar. Porém, aí ele perde um pouco e desiste.

Tá, mas isso é óbvio. Mas aí que está a graça. Você pode especular sobre o futuro de uma pessoa considerando o seu passado. Se o cara não conseguiu emagrecer e tentou algumas vezes, a probabilidade é que esse cara continue tendo "falsos rompimentos" para sempre. Ele é um papel lateral.

Resumo: projete o passado de uma pessoa para o futuro e você poderá ter uma idéia se ela chegará em algum lugar ou continuará sendo uma inútil pelo resto da vida.

Bacana o texto, vale a pena dar uma lida: http://www.stevepavlina.com/blog/2010/0 ... he-future/

BTW, o que vocês acham disso?

Eu nunca tinha pensado muito mas faz sentido. Também a idéia reforça a importância da disciplina, seja no trading seja na vida.
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

User avatar
velaepavio
Posts:134
Joined:Aug 26, 2010
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Pessoas também seguem tendências (não tô falando de moda

Post by velaepavio » Aug 28, 2010

Fala Hugo,

Entendi o que quis dizer. Tendencia no sentido a propria tendencia do comportamento do sujeito. Como se as acoes passadas de uma pessoa fosse um grafico que deixassem patterns e ai quando vc vesse algum set up the high probability vc praticamente pode tradar a pessoa. :geek:

Li o artigo e achei interessante a analise do cara. Tambem vi que no comeco o cara criticou o Tony Robins, nao que seja um fa do cara. Acho ele um verdadeiro mala. Acho que no final ele quis dizer a mesma coisa que o Tony so que diferente. Ele usou a frase apenas pra dar enfase no mais importante na opiniao dele (passado) e nao futuro para mudar a atitude de uma pessoa.

Acho que a maioria das pessoas seguem um pattern com certeza, mas muitas vezes de forma inconsciente.

Um grante tema nesta area que influencia pra caramba em trading e a questao da "self sabotage".

Isso me vem a frase do Ed Seikota. "Everyone gets what they want from the market" Isso nao poderia ser mais do que a pura pura pura verdade.

Entretanto, acho que nem todo mundo esta condenado a ser um cara que vive em auto engano (self-denial). Se uma pessoa reconhece que esta indo na direcao errada do que quer ir. Ela pode fazer um trabalho para mudar esse rumo.

Em trading, por exemplo, eh o trabalho na parte psicologica. Por isso eu acho que psicologia eh 80% em trading. E a parte mais importante, mas a parte menos discutida. Ainda bem, pois sobre mais dinheiro pra quem trabalha nessa area.

Tem coisa que no seu trade so pode mudar com esses exercicios de conhecimento proprio e reforcar ciclos de comportamentos do contratio vc vai continuar se auto maxucando.

Isso explica porque neguinho viola regra do sistema, vende antes da hora, perde trade bom porque amarela na hora H. Tudo tem a ver com a psicologia. As vezes o cara esta no jogo pra perder dinheiro e isso se explica olhando pro passado da pessoa.

My 2c. :mrgreen:
http://velaepavio.wordpress.com/

"It would not be so difficult to make money if a trader always stuck to his speculative guns - that is, waited for the line of least resistance to define itself and began buying only when the tape said up or selling only when the tape said down" Jesse Livermore.

User avatar
Hugo
Administrador
Posts:114
Joined:Jul 29, 2010
Location:Vinhedo - São Paulo
Contact:

Re: Pessoas também seguem tendências (não tô falando de moda

Post by Hugo » Aug 28, 2010

Eu alguma coisa no livro The Power of Now sobre o conceito de ego.

Tipo, você é um trader perdedor que sabe o que fazer mas não consegue porque... sei lá.
No caso, o autor diz que isso acontece porque o seu ego faz com que você faça sempre as mesmas coisas apenas para seguir a tendência. Um objeto em movimento tende a se manter em movimento.

Porém, se você começa a fazer coisas certas, o seu ego capta as tentativas e entende como se ele estivesse sendo destruído, afinal, a pessoa normal perde dinheiro e uma nova ganha. Isso representa a morte do ego antigo e a mente faz de tudo para impedir que isso aconteça como forma de auto-preservação.

Conceito bacana, porém eu não terminei o livro uheuheuheuhe

Anyway, é díficil operar contra a tendência em todos os aspectos da vida (social é mais fácil) :P

Abraço,
Hugo
Quer investir mas tem pouco dinheiro? Então não deixe de conferir Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro

"Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades.
Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."


Paul Tudor Jones - Hedge Fund Manager

Post Reply
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1275: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable