Análise de “O Tao de Warren Buffett” de Mary Buffett e David Clark

O Tao de Warren Buffett é um pequeno e interessante livro sobre investimentos cuja leitura pode ser facilmente considerada como uma daquelas típicas de filas de banco ou viagens de avião.

Apenas pelo fato de ser rápida, divertida e descontraída e que, no caso de uma eventual interrupção, pode ser tranqüilamente retomada mais tarde sem aquela sensação horrível e desconfortável que sentimos quando somos obrigados a parar de fazer alguma coisa justo na metade.

Ou seja, é um livro perfeito para aquelas pessoas que não tem tempo para quase nada e estão sempre se movimentando sem parar, assim como interessados em investimentos obviamente.

Mestres Chineses, Fãns e Bilhões

O Tao de Warren Buffett foi escrito em 2006 pelos buffettologistas Mary Buffett, ex-nora de Warren Buffett, e David Clark. Agora você provavelmente deve estar se peguntando o que é um Tao ou o que são os buffettologistas, ou pior, quem é Warren Buffett? Bem, um Tao é uma coletânea de aforismos dos mestres taoístas chineses que com sua sabedoria compartilham conhecimento com o resto da população, errr, ok.

Os buffettologistas são nada mais nada menos do que estudiosos do maior investidor do mundo, Warren Buffett, um homem de 78 anos com um patrimônio avaliado em 62 bilhões de dólares em 2008 (antes da crise hehe) e que está há anos brigando pelo topo da lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes, acompanhado por figuras como Bill Gates, Carlos Slim Helú e Lakshmi Mittal.

O “Oráculo de Omaha”, como é conhecido, por causa do nome da cidade onde vive, é o mais bem sucedido dos alunos de Benjamin Graham que é considerado o pai da Análise Fundamentalista e foi o autor do mundialmente reconhecido “O Investidor Inteligente”. Buffett foi a pessoa que melhor conseguiu aplicar as lições de Graham, sendo assim muito mais bem sucedido do que seu professor, ou seja, se você deseja se tornar um grande investidor, não há ninguém melhor do que Warren Buffett para apontar a direção.

Os ensinamentos de Warren Buffett


O Tao de Warren Buffett

Que pose de galã de novela hein?

O Tao de Warren Buffett começa com uma pequena introdução e logo depois chegamos no conteúdo principal, que é constituído de 125 ensinamentos de Buffett, divididos entre 14 “capítulos”, cada um desses ensinamentos ocupa uma folha apenas, que contém o número da lição, algumas breves frases de Buffett e a explicação dessas frases pelos autores, tudo em linguagem simples e direta, nada de enrolação. Mas do que se tratam esses ensinamentos? Basicamente de investimentos, temos temas como: “Por que não diversificar” ou “Cuidado com a insensatez da ganância”, assim como alguns outros assuntos como dinheiro ou pessoas, nada muito complexo mas nada que chegue a ser superficial por ser tão simples.

Uma viagem tranquila

Sinceramente não há muito mais pra se falar dessa obra, ela é realmente bem simples, possui um conteúdo legal, tem um preço de lanche do Mc’Donalds, é encontrado em qualquer lugar e é bem escrita, por isso definitivamente recomendo O Tao de Warren Buffett para qualquer investidor, especulador ou até aqueles que mal sabem o que é uma ação, já que praticamente todos podem se beneficiar do conteúdo apresentado, mesmo que seja só um pouco, em forma de distração. Portanto, se estiver indo viajar, enfrentar longas filas ou simplesmente quiser passar o tempo de uma forma divertida e relaxada, considere esse livro, para essas coisas, e mais algumas, ele serve perfeitamente.

Pontos positivos

  • Simples e direto
  • Ótimo custo-benefício
  • Divertido e com bom conteúdo
  • Pode ser lido em basicamente qualquer lugar

Pontos negativos

  • Seria legal uma mini biografia de Warren Buffett no livro, só para complementar

Onde Comprar

Leu o livro? Gostou? Odiou? Compartilhe sua opinião!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.