Análise de “Comprar ou Vender – Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica” de Eduardo Matsura

De Eduardo Matsura, “Comprar ou Vender: Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica” ensina a usar análise para fazer dinheiro no mercado da forma mais prática e direta possível.

Ou seja, nada de explicações básicas sobre o que são bolsas de valores ou ações, ou então que Dow Jones não é um lugar e sim um índice (tem gente que não sabe disso hehe).

Voltando, o livro vai direto para a prática, o que é ótimo para quem já sabe o básico do básico, já que possibilita um começo mais dinâmico.

Resumo, resumo, resumo!

Comprar ou Vender tem tudo o que se pode esperar de um livro de análise técnica de pouco mais de 120 páginas, ou seja, explicações eficientes sobre suportes e resistências, tipos de gráficos, teoria Dow, linhas de tendência, canais, fibonacci, padrões gráficos, gaps, candlestick, indicadores e osciladores como médias móveis, MACD, bandas de bollinger, índice de força relativa, divergências, on balance volume, estocástico e momento, ordens no HB, backtesting e o sistema triplescreen (é, aquele do Alexander Elder mesmo).

Tem também até alguma coisinha sobre opções e futuros e dentro do livro vem um poster interessante com alguns gráficos e outras informações técnicas. Legal hein, bem completinho certo? Certo, só falta uma coisa hmmm, ou melhor, duas, mas se eu não lembro o que são então não devem ser tão importantes assim não é? Não, não devem, epa, ahh é, lembrei! Position sizing e psicologia do trading.

Apenas um detalhe?

Comprar ou Vender

Ok, não ter absolutamente nada sobre psicologia do trading ou position sizing (ou money-management) é complicado, pois são dois assuntos vitais para o trading bem feito, ou seja, a falta deles causa dois grandes pontos negativos, a parte de manejo de risco é muito boa mas em nenhum lugar está escrito para não colocar todos os seus ovos em uma cesta só por assim dizer, ou tentar arriscar pouco do capital em cada operação, como 2% do total como é dito em tantos livro por aí, apesar dessas informações serem óbvias para traders mais experientes, para iniciantes normalmente não são.

A impressão que eu tenho é que esse livro foi escrito para pessoas que entraram no mercado de ações, perderam dinheiro por não saber absolutamente nada de AT ou AF e então decidiram estudar para ir compensando aos poucos o prejuízo feito anteriormente. O problema é que depois de aplicar os conhecimentos desse livro, é provável que os operadores noviços façam dinheiro por um tempo e depois percam um monte numa tacada só, ou então acabam entrando naquela montanha russa ridícula de ganha e perde, sendo o culpado dessa situação o emocional totalmente destreinado do trader, ou seja, podem existir momentos em que alguém arrisca tudo de uma vez colocando em xeque uns 4% do capital e acaba acertando! Essa pessoa pode fazer muito dinheiro nesse trade mas a hora em que uma operação se voltar contra ele, talvez o lado emocional fale mais alto levando o operador a ficar torcendo pro papel subir (ou descer, se estiver descoberto) e muitas vezes trair seu próprio stop, afastando-o ou tirando-o completamente, o que é uma atitude kamikaze muito comum em traders inexperientes.

Complementos

Tudo que é explicado nesse livro é válido e importante, porém a falta de informações sobre os pontos já mencionados faz com que seja uma obra que, para traders iniciantes, deva ser completada com outras. Mas como o que? A parte do básico, o que é uma ação e etc não é necessária pois o livro tem como público alvo, pessoas que já possuem noções bem básicas sobre o mercado, e se não possuem ainda, podem facilmente encontrá-las em sites como o Wikipedia ou aqui, no Senhor Mercado, a mesma coisa sobre o money-management, agora a parte de psicologia do trading eu recomendo fortemente os livros Disciplined Trader e Trading in the Zone, ambos do Mark Douglas, duas obras excelentes, porém em inglês, que podem ser adquiridas no Amazon, se não for possível estudar essas obras sugiro novamente, procurar aqui no Senhor Mercado, no Google e no Wikipedia, mas sinceramente, tente ler os livros do Mark Douglas, não conheço material melhor sobre psicologia do trading do que esses.

Conclusão

Comprar ou Vender é um bom livro, é bem escrito, claro, direto e basicamente tudo que é explicado é feito de forma funcional, mas infelizmente é uma obra incompleta, era necessário alguma coisa sobre psicologia e money-management, é claro, se formos considerar que praticamente todos os livros de análise técnica passam de forma superficial sobre psicologia do trading, sendo necessário complementar depois com material mais completo, podemos chegar à conclusão que a falta de informação não é um problema muito grave já que seremos obrigados a usar outra material para complementar de qualquer forma, porém não custava colocar 5 ou 6 páginas sobre esses assuntos tão vitais do trading. É claro, se for possível por as mãos em algum livro bom de psicologia do trading, como os dois sugeridos anteriormente, além de estudar por conta money-management, por mais simples que seja, você terá no final um material muito bom no seu conjunto, mas que sozinho, infelizmente, fica devendo um pouco.

Pontos positivos

  • Conteúdo interessante e bem escrito
  • Quantidade de elementos visuais tornam a leitura bem leve
  • O poster é uma boa idéia que outros autores poderiam copiar

Pontos negativos

  • Como é um livro dedicado a iniciantes, deveria ter alguma coisa sobre psicologia do trading e mais sobre money-management. Tal problema só é contornado com leituras de livros específicos.

Onde Comprar

Não sei!

Acredito que saiu de linha pois nunca mais o encontrei.

Felizmente existe um livro novo do Eduardo Matsura que aparentemente chegou para substituir o Comprar ou Vender e você o encontra neste link aqui.

E você? Leu o livro? Gostou? Dê sua opinião, comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.