A História de Takashi Kotegawa, o Trader Bilionário, Nerd e Hikikomori

A história é a seguinte:

Um jovem day-trader japonês, começando com uma quantia super humilde de dinheiro, consegue se tornar em alguns anos, um dos melhores e mais conhecidos operadores do país.

Tudo bem, nós já ouvimos histórias parecidas antes, o tempo todo na verdade. Um cara qualquer começa do quase nada e com os juros compostos, deixa de ser uma sardinha e se torna um tubarão.

Porém e se eu te dissesse que esse day-trader conseguiu fazer 153 milhões de dólares em apenas 8 anos?

Começando com um pouco menos de 14 mil dólares?

Aí a história fica mais interessante não é?

E então, e se complementasse dizendo que ele não sai de casa NUNCA e que as coisas mais caras e superficiais que ele comprou nos últimos meses foram 2 jogos para Wii?

Ohhh, quem é esta mítica figura da terra do sol nascente?

É o que eu direi nesse post que, apesar de não ter nada a ver diretamente com Wall Street, está na mesma categoria. Afinal, “Histórias de Wall Street” soa muito melhor do que “Histórias do Mundo Financeiro zZZZzZz…”.

Agora, sem mais enrolações, conheçam o trader hikikomori, Takashi Kotegawa!

Trader Nerd? Ok! Mas o que é um Hikikomori?

Amigos para quê se eu já tenho bolo?

Simples, é um cara que não sai de casa, como Takashi.

Ele não quer, não precisa e principalmente, não gosta de sair.

Logo, lembram-se de todas aquelas pessoas dizendo que: “day-trading é extressante demais, é bom ter suporte emocional na família e blá blá blá”?

Então, esse trader não tem nada disso. Nada de vida social. Ele só quer saber da sua especulação de todos os dias na Jasdaq, a bolsa de valores japonesa, sem qualquer relação com a Nasdaq, a não ser a cômica “coincidência” no nome.

Ok, voltando.

Kotegawa começou a operar aos 21 anos e, pouco depois, começou a lucrar pesado. Comprou um apartamento avaliado em 3.4 milhões de dólares em Tokyo, se mudou, instalou computadores com vários monitores para poder acompanhar as cotações e nunca mais saiu de casa.

Tá, é mentira, ele sai de vez em quando para comprar sua comida preferida, miojo ou adquirir alguma outra coisinha de valor proporcionalmente insignificante. Mas tirando isso, só day-trades.

Entrevistas! Entrevistas!


Em 2008, uma reportagem feita pela TV Tokyo mostrou que Takashi ficou conhecido devido à um super day-trade que fez em ações de uma empresa chamada J-Com.

Devido à um erro de digitação por parte do banco de investimentos Mizuho Securities, Kotegawa conseguiu fazer 20 milhões de dólares em apenas 10 minutos. E aí, ganhou o apelido de B.N.F (ou J-Com Man), devido ao episódio.

É também mostrado na reportagem que B.N.F come macarrão instantâneo em quase todas suas refeições porque eles são fáceis de se fazer e não o deixam sentir-se sonolento depois.

Para terminar, revelam que o cara, apesar de seu caríssimo apartamento de luxo, não gasta quase nada com outras coisas porque simplesmente não sente vontade. Seu maior prazer é a bolsa de valores.

Não se sabe muito mais do que isso por dois motivos:

  • O cara é bastante reservado e,
  • Todo o material está em japoronga!

Mas pelo menos temos um vídeo!

Nele, o trader diz tudo o que eu acabei de dizer (sei disso porque li no google!):

Tinha um segundo vídeo também no qual ele dizia que ele é muito rico, muito japonês e… ok, sinceramente eu não tenho a mínima idéia , mas ele saiu do ar. e no segundo…

Enfim, esse vídeo era assim:

No meio de todas aquelas coisas esquisitas e malucas que os japas continuam fazendo o tempo todo, Takashi aparentemente faz alguns trades e conversa com uma mulher. O resto, pelo menos para mim, ainda é mistério. Portanto, se alguém aqui entender alguma coisinha qualquer desse vídeo, favor compartilhar 😀

Um Trader Que Gosta de Operar…

“Eu amo ainda mais os day-trades do que as melancias!”

Será que ele opera com médias móveis?

Talvez com os Canais de Donchian?

MACD?

Pura e simples leitura da fita?

Nunca saberemos, porém o que sabemos é que Takashi realmente gosta de operar.

Ele é um ótimo exemplo de uma pessoa que é totalmente obcecada com o que faz. Day-trading ocupa bastante tempo e é uma atividade desgastante que requer uma extrema atenção, mas mesmo assim seus praticantes estão lá dia após dia. Como Takashi já tem muito mais dinheiro do que vai precisar um dia, continua jogando apenas porque gosta.

Acredito que essa seja a principal diferença entre um trader de sucesso e um super trader.

Afinal, muitas pessoas se dão relativamente bem ao seguir um bom sistema com a disciplina necessária. Agora, pouquíssimos chegam num nível tão alto como o dos grandes operadores. E aqueles que conseguem, além de serem realmente muito bons, com certeza adoram demais o que fazem. Se não fosse por isso, talvez tirassem apenas bons lucros da bolsa de valores em vez de killings extraordinários.

E então, fica a pergunta: Você está na bolsa pelo dinheiro, pelo jogo ou pelos dois?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!
(e-Book 100% Grátis!)

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Qual é o "fator não tão secreto assim" que acelera a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


12 Comentários A História de Takashi Kotegawa, o Trader Bilionário, Nerd e Hikikomori

    1. Hugo

      “Swing trêdo ho ho”, me lembra de “métaru giur sóridu” heheheh

      E anatawa nihongoga wakarimasca! (ou qql coisa assim), legal 😀

      Swings então. Interessante… talvez tenha mudado de modalidade por ter muito dinheiro…
      Vai ver a liquidez da jasdaq não fui o suficiente, vai saber…

      Responder
    1. Hugo

      Totalmente o estilo do cara!

      Os dois são ricos, inteligentes e isolados. Se o Takashi endoidasse e decidisse virar uma versão detetive real-life do L, ele poderia XD

      …ou do Batman auheaiuehaiuehaieh

      Responder
    1. Hugo

      Cara, eu nunca tinha ouvido falarem deste livro antes. Mas com esse nome legal e custando apenas 10 reais no submarino, com certeza vou procurar!

      Obrigado pela, hmm sugestão 😀

      edit: ahh é! btw, eu não esqueci da ascensão do dinheiro não! eu assisti e: PQP, q fantástico! Vou escrever sobre ele provavelmente na sexta (ou quando ler o livro, não sei se é tão divertido quanto o documentário). Não deixando de lado, obviamente, o Mr. Bond! Só que sobre ele, não sei ainda quando escrevei 😛

      Responder
  1. Mauricio

    Well….. parece mais uma daS “mentiras” ou lendas que o “mercado” inventa e que surgem de tempos em tempos…é só vermos os resultados simplesmente absurdos e valores percentuais alcançados , ALGUEM JA FEZ AS CONTAS DA RENTABILIDADE NESCESSARIA PARA ATINGIR TAIS VALORES ?????. Façamos o seguinte APONTEM QUALQUER UM TRADER , GESTOR OU ADIMINISTRADOR DE FUNDOS OU CARTEIRAS QUE TE GARANTA MISEROS 3% AO MÊS …. ISSO MESMO 3% …. SE ELE FIZER 500% AO MES NÃO ME INTERESSA …. PODE FICAR COM OS OUTROS 497% PRA ELE …. NINGUEM VAI ENCONTRAR QUEM FAÇA ISSO…. NINGUEM VAI TE GARANTIR OS MISEROS 3% AO MÊS ………. ESSE PAPO DE SUPERTRADER É CONVERSA PRA BOI DORMIR .

    Responder
    1. joão

      cara vc ta muito bravo kkkk seus investimentos não estão dando certo? olha só 3% ao mês e moleza de fazer, pq vc acha que o japa não fez a grana dele? atualmente mantenho ganhos de 16% de forma constante, claro que existem uma ou outra situação que me faz ter perda mas não e a regra o segrede e compra papeis de alta alavancagem, logico que isso tem um risco mas so assim que se consegue as coisas na vida, eu vejo o mercado de capitais como um jogo, uma dica que deixo aqui e compre papeis de baixo valor mas alta rotatividade 2 sua corretora deve cobra por ordem de venda e NUNCA por porcentagem, se seguir essas duas dicas vcs vão se da bem

      Responder
  2. Hugo

    Oi Mauricio, aparentemente eram 10% ao mês.

    Como eu não conheço o cara, não vou dizer nada.

    Mas gestores de fundo e outras tranqueiras assim tem objetivos toscos como “tentar não perder muito o dinheiro dos clientes”, logo, não podemos dizer que eles são muito grande coisa.

    E é impossível garantir 3% ao mês porque um mês será -4%, o outro será 13% e por aí vai.

    10% ao mês realmente parece ser muito absurdo mas… existem 6 bilhões de pessoas no mundo. Pensando de maneira estatística, não vejo como isso possa ser impossível.

    Mas continuarei não sabendo 😛

    Abraço,
    Hugo

    Responder
    1. Carol Barros

      Ô beleza ein Alexandre? rsrs
      Se eu chegar em 3% ao mês já estara maravilhoso. Em 1 ano conseguimos 35%. Meu marido que tem investido aos poucos e eu comecei a estudar agora. A principio, nem “brincamos” de DT ainda, estamos mais no investimento de longo prazo utilizando analise fundamentalista para escolher as ações.
      P.S: To viciada nesse blog =D, Obrigada Hugo!

      Responder

Deixe uma resposta