Os Axiomas de Moyamba: Venda cedo demais!

“Sempre que você começar a ter lucro em alguma especulação, seja em ações, opções, imóveis ou qualquer outra coisa, vaze! O mais rápido possível! É vital que você pegue o que já conseguiu e fuja para as colinas antes que perca tudo e mais um pouco! Ou seja, está ganhando? Corra!

O sucesso é temporário, o fracasso é inevitável, mais cedo do que você imagina sua sorte vai acabar, os gráficos na tela do seu computador vão despencar com tanta força e velocidade que irão quebrar o monitor, o teclado e deixando um caminho de detruição que chegará até os seus testículos, onde você sentirá a maior dor de sua vida além de estar condenado a perder todo o seu dinheiro, bens, cuecas e o direito de respirar e de existir.

Portanto venda SEMPRE cedo demais! Todos nós sabemos que essa é a única coisa sensata a se fazer porque estamos carecas de ouvir o tempo todo que o que faz com que nós ganhemos no mercado é a sorte, né? Né?”

De todos os conselhos estúpidos e ridículos que se ouve por aí, uns dos piores, mais patéticos, errados e prejudiciais aos traders novatos com certeza é o famoso “venda sempre cedo demais” do curiosamente popular “Os Axiomas de Zurique” de Max Gunther, um livro muito bom em algumas partes e hediondamente contraditório em outras.

Pô! Eu sei que é clichê mas sem foto fica feio :/

Pô! Eu sei que um trevo é clichê mas sem foto fica feio :/

Mas porque é idiota?

Antes de tudo vamos analisar um outro conselho do mesmo livro que diz para sair correndo assim que a ação, imóvel ou whatever, começarem a ir para o saco, o que é um dos melhores conselhos que se pode dar. Pensem, se um cara sai cedo demais quando começa a fazer dinheiro e também quando começa a perder, o que provavelmente irá acontecer no final? Nada, niente, ou em bom francês, absolutamente merda nenhuma, quem seguir o segundo conselho de sair quando a coisa aperta, já tem uma bela vantagem, mas quando esse mesmo cara começar a ter lucro ele der de sair correndo e “vender cedo demais”, ele nunca será capaz de aproveitar o que o trade pode oferecer, e não seguirá corretamente as tendências, sempre pulará antes dos términos e além de ficar frustado, terá em conta, um resultado que poderá entrar para o Wikipedia como exemplo do termo “status quo”, legal e sagaz uh?

No livro do Max, ele explica que algumas pessoas, motivadas pela ganância, acabam ficando tempo demais num “investimento” e quando esse começa a ir pro saco eles não fazem nada por medo. Mas perae! O problema não é que eles ficam tempo demais com o treco, o problema é que eles demoram pra sair quando o mesmo está começando a imitar o Titanic! Ou seja, esse “venda cedo demais” do livro do Max Gunther só serve para impedir pessoas violentamente burras, gananciosas e covardes de cometerem suicídio econômico se elas não seguiram o outro conselho que o próprio autor dá! Que é o de “saia do Titanic sua anta!”. Contradição? Perda de tempo? Magina…

Eles vão tirar toda essa água daqui né? Né?

Eles vão tirar toda essa água daqui né? Né?

Então o que eu faço?

Não venda e nem compre!

Eu não costumo “comprar” e nem “vender” ações, eu sempre sou comprado ou vendido automaticamente, ou seja, uso stop compra e stop venda. Com o uso do stop é mais improvável de você fazer alguma coisa muito idiotamente emocional porquê o stop já está lá, você pode estar petrificado de medo mas o seu stop colocado antes por um você mais racional e não desesperado está no lugar certo pra te proteger, e por um bom motivo, e mesmo se você ainda não tiver um controle emocional grande coisa e for fazer algo, é sempre possível subir o stop venda se você estiver comprado ou descer o stop compra se você estiver vendido, mas NUNCA o contrário.

É possível acabar saindo muito cedo? Infelizmente é, se você subir ou descer o stop de forma extrema, porém é possível voltar depois se achar inteligente (conselho do próprio Gunther, meu deus que cara contraditório!).

De qualquer forma, com o bom uso desse maravilhosa ferramenta , será difícil seu trade bem feito e lucrativo virar prejuízo, pois o seu “anjo da guarda” estará lá para te salvar caso sua mente “pare de funcionar”, a não ser que você seja burro demais (ou seja bilionário e tenha problemas de liquidez) e não queira usar stop, nesse caso você está f*dido.

Conclusão

Nunca venda (ou recompre, se estiver vendendo a descoberto) cedo demais, não deixe que o medo e a irracionalidade atrapalhe seu trade. Use o stop, a melhor ferramenta que existe no mundo da especulação poderá te salvar de você mesmo se o seu controle emocional for para o brejo.

Agora que você já sabe o porquê do conselho “venda cedo demais” ser super idiota, ao ouvir um dia alguém falando o contrário, vire-se para o elemento e, em alto e bom som, grite:

cala_a_boca_noob

E você? Acreditou nesse “axioma” bobo? Deixou de fazer dinheiro? Comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!
(e-Book 100% Grátis!)

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Qual é o "fator não tão secreto assim" que acelera a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários Os Axiomas de Moyamba: Venda cedo demais!

  1. jose ricardo

    rapaz concordo contigo!

    o próprio axioma já define “cedo demais”! hehehe

    já li o livro também, mas achei meio viagem, só que sem dúvida vale a pena a leitura, com cautela é claro!!!

    Responder
    1. Hugo

      Oi Jose!

      Na verdade eu estou para reler “Os Axiomas de Zurique” e até agora, confesso que estou mudando um pouco minha opinião sobre o livro em geral. O autor continua louco quando diz que devemos vender cedo demais, porém, em alguns outros capítulos, ele tem razão.

      Eu acho que ele gosta de operar contra a tendência e gosta de utilizar stop gain. O problema é que o autor, Max Gunther, não deixou as coisas claras o suficiente :S

      O livro precisa de uma revisão para esclarecer tudo. Algumas coisas ficariam melhor apenas com algumas observações, mas até lá “vender cedo demais” continua sendo um conselho retardado para trend-followers.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. DANILLO

    Isso é uma discussão muito mais complicada do que se pensa. Diz o ditado … LUCRO BOM É LUCRO NO BOLSO… existem muitos tendo esse paradigma como objeto de reflexão. De um lado eu poderia falar de GEORGE SOROS que é rápido, e a tecnica SCALPER. De outro eu poderia falar o BUFFET. Sou scalper e é assim que me sinto mais confortável e é assim que ganho mais e é que já tem tempo que tenho isso a prova.
    http://www.investmundo.350.com

    Responder
    1. Hugo

      Lucro bom pode ser lucro no bolso mas, pelo menos para trend-followers, valem mais 3 voando do que 1 na mão.

      Se você é um scalper e sua estratégia funciona para você, então beleza! Existe uma diferença entre vender cedo demais por medo ou monguisse, no caso o tema do post, ou então vender “cedo demais” porque é assim que você opera e exatamente dessa maneira que os seus resultados são melhores.

      Escrevi um post sobre isso chamado Os Axiomas da Bolsa de Valores e Suas Excessões.

      Não sei como os scalpers trabalham, talvez eles usem targets e eu odeio targets. Mas é por isso que eu sou um trend-follower e não um scalper hehehe 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta