O Que Um Iniciante NÃO Precisa Para Começar a Investir

Você não precisa de muita coisa.

Agora, se tem uma coisa que os iniciantes e pessoas em geral adoram, é de gastar dinheiro com tranqueiras bobas. E quanto mais inútil, caro e desnecessário forem, melhor.

No mundo da bolsa de valores a coisa é parecida. Por todos os lados você vê plataformas, serviços de notícias, serviços de dados em tempo real e produtos similares.

É claro, essas coisas tem sim sua utilidade, mas não para iniciantes.

E da mesma forma na qual você não vai comprar um trator para fazer um buraco na terra para enterrar o seu hamster, não vai sair por ai gastando com coisas que você não precisa ainda, se é que um dia vai precisar.

Mas então, como saber o que é necessário para um trader iniciante ou talvez nem tanto assim, começar a operar? É o que eu explico nesse post.

Plataformas Gráficas

Essa é a mais comum.

O cara tem 10 mil reais mas não gosta da plataforma tosca de sua corretora. Por isso, decide procurar uma melhor, mais profissional.

Depois de algumas pesquisas, encontra a que parece ser a mais perfeita plataforma de análise gráfica do mundo e em pouco tempo, ele se apaixona.

“Ohh céus, se eu tivesse uma dessas plataformas, com certeza seria o cara mais feliz de todos os tempos!”

Mas aí ele olha o preço:

“Putz, isso custa 4375 reais por ano! Cacete! Mas hmm, tudo bem né? Afinal, ela é tão boa que com certeza vale o investimento, eu seria burro se não a comprasse.”

E ele a compra, sem perceber que sobraram menos de 6k dos 10 mil originais.

Ou seja, considerando que o mané tenha pago tudo à vista, para começar a ter lucro, precisará fazer mais de 75% sobre o capital que restou! Sim, ele só fará dinheiro se fizer mais de 75% no ano! Com isso, ele VAI fracassar!

A verdade é que as plataformas e pacotes de dados são importantes para day-traders. Mas outros tipos de operadores podem não precisar dessas coisas nem no futuro, quando tiverem um capital melhor.

Além disso, nada garante que você terá um futuro na bolsa de valores, então é melhor se cuidar agora. E quem cuida do seu capital não o torra com “detalhes”.

Como sempre, é uma questão de bom senso!

Portanto, se você não é um iniciante mané e por isso deseja fazer swing ou position trades, espere até ter sucesso antes de gastar com plataformas. Elas não fazem milagres e você nem precisa delas ainda.

Jornais, Revistas e Newsletters de “Especialistas”

Os especialistas

Iniciantes acham que precisam ler os palpites de todos os “especialistas” da mídia para se manterem bem informados sobre o que realmente importa nos mercados, fazer dinheiro. Eles assinam newsletters, revistas, jornais variados e em casos mais extremos, serviços privados com as notícias mais “quentes” dos mercados.

Agora, algumas notícias são importantes, mas não as que eles procuram.

Investidores racionais devem conhecer bem os seus investimentos. Logo, precisam acompanhar os relatórios das empresas e talvez alguns dados macro-econômicos, mas apenas isso. Position traders, que seguram suas posições por muito tempo, também podem se beneficiar com esses dados. Porém, eu disse dados e não notícias do dia-a-dia e outra, ainda não mencionei os traders.

Especuladores de curto e médio prazos não precisam dar a mínima para o blá blá blá do mercado. As são totalmente inúteis porque eles operam utilizando apenas os gráficos e/ou os preços dos ativos. Esses traders não gastam dinheiro com serviços de notícias e newsletters simplesmente porque essas informações não fazem a mínima diferença nos seus trades. Por isso, são ignoradas.

Quanto mais “líquido” e de curto prazo você for, menos as notícias farão diferença em seus trades. E quando algo acontecer, os gráficos mostrarão.

Ou seja, tanto faz se a verdade é dita pelo serviço caro de notícias ou pelos gráficos gratuitos porque o resultado é o mesmo. No futuro, se o seu foco mudar para o longo prazo, a coisa poderá mudar, mas até lá, não desperdice o seu dinheiro.

Computadores Profissionais de Trading

Com um desses, você fará trilhões. Eu agarãntchú!

História clichê.

Um cara que não sabe quase nada sobre a bolsa de valores junta uma grana e decide largar o seu emprego.

O que é a primeira coisa que o infeliz faz? Entra numa loja de informática e compra 3 notebooks e 6 monitores, afinal, é isso o que os profissionais fazem, não é?

Então, a resposta é sim, às vezes. Muitos profissionais possuem realmente vários monitores e computadores diferentes para terem contato com vários mercados e ativos ao mesmo tempo com uma maior facilidade. Mas como eu disse, eles são profissionais, e você é um iniciante!

O que aconteceu com esse cara dos computadores, o infeliz das plataformas e o mané das notícias é a mesma coisa. Eles gastaram dinheiro desnecessariamente com um equipamento profissional muito antes de atingirem um nível de experiência decente. Eles ainda são n00bs, e não profissionais experientes. Além disso, com tantos gastos, já começam seus trades no vermelho.

Imagine agora todas as situações juntas:

O trader mané compra vários computadores, assina vários jornais e revistas, compra um software maravilhoso de trading que custa o olho da cara e aí, quando finalmente começa a operar, perde todo o resto do seu dinheiro em uma semana.

Bacana, e o que restou? Apenas mais um idiota metido a profissional totalmente quebrado e com um monte de tranqueiras caras.

Um passo de cada vez!

Um pequeno passo para o homem… É só isso mesmo 😛

Da mesma forma na qual um piloto não pula de um Gol 1.0 pra um carro de Fórmula 1 de uma vez, um trader iniciante não pula do seu humilde home broker e seu cadastro gratuito no advfn.com para serviços super profissionais de trading que só os melhores e mais experientes usam.

Mesmo porque os melhores e mais experientes já foram iniciantes um dia.

E a verdade é que eles não atingiram o sucesso porque gastaram uma nota preta com tranqueiras mas sim, porque estudaram, fizeram merda, aprenderam mais, continuaram estudando muito e aí, chegaram aonde estão.

E adivinha? Isso não aconteceu de uma hora para a outra!

Por isso, antes de colocar seu dinheiro em coisas que te vão te atrapalhar mais do que ajudar, reflita:

“Será que eu realmente preciso dessas coisas?”

“Sou apenas um pobre e humilde swing trader, então será que é uma boa eu torrar metade do meu capital com softwares e serviços profissionais?”

Na maioria das vezes a resposta será “não”.

Pra terminar, se um dia você se tornar um bom trader com um capital grande, considere investir em plataformas de análise gráfica, monitores múltiplos e outros serviços caros. Essas coisas não são fundamentais mas podem ajudar alguns tipos de traders. Porém, para iniciantes, normalmente atrapalham mais do que ajudam. Logo, não seja um mané e fique longe delas.

Sua carteira agradece.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!
(e-Book 100% Grátis!)

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Qual é o "fator não tão secreto assim" que acelera a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários O Que Um Iniciante NÃO Precisa Para Começar a Investir

    1. Hugo

      João Homem:

      Lido e comentado 😀

      João Paulo:

      É, 1% é dinheiro demais. Cara, eu me lembro de que quando eu comecei eu tinha umas idéias meio estúpidas. Num ponto lá, eu precisaria fazer 3% POR TRADE para ficar no break-even, eu nem cheguei a fazer nada, mas pensei seriamente na idéia haahahaha

      Mailo:

      É o que eu costumo recomendar, o serviço do ADVFN.com mesmo. O gratuito ajuda bastante e os pagos, não são tão caros assim e definitivamente quebram um galhão.

      Agora, o lance dos monitores é até meio feio e parece ser muito nerd mas é bem útil. Você abre vários gráficos de uma vez e não é obrigado a ficar apertando ALT + TAB o tempo todo. Para day-traders é uma boa, para todos os outros, acredito ser nerdisse mesmo 😛

      José Carlos:

      Ainda bem que tem o Excel senão também já era. Eu teria que calcular tudo na mão. Na verdade eu fazia isso, só agora com o experimento de day-trades no Forex percebi que estava complicando demais as coisas. Apesar de que fazer tudo manualmente é legal 🙂

      Sinto muito pelo seu smile, mas não desista! Um dia você consegue hehehe 😀

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  1. João Paulo

    E é isso mesmo Hugo. Eu já tive oportunidade de utilizar o profitchart por 6 meses, e depois de conhecer o phicube, o BIDS e o enfoque, digo que o Profitchart tem tudo pra ser a melhor plataforma do Brasil atualmente.

    Mas custa os olhos da cara.. pro meu capital é impossível mantê-lo. Ia custar 1% do meu capital ao mês somente para mantê-lo, e isso é uma desvantagem imensa. Como almejo 2-3% ao mês, 1% de custo só da plataforma é proibitivo. Então resolvi estudar outras opções que resolvam e sejam mais em conta e acabei no Metastock EOD com QuoteBR. Tem muitos recursos e custa menos que 1/3 do Profitchart EOD. Mas eu tive que readaptar com a interface dele (estava acostumado com a excelente interface do Profitchart) e tive que aprender a usá-lo.

    É isso aí, quem é pobre (capital pequeno) e não pode se dar ao luxo de assinar um profit da vida, tem que correr atrás de ferramentas mais baratas.

    Responder
  2. mailo

    Jà assinei uma plataforma dessas por 2 anos, da Enfoque, na época mais de 200 por mês,tbm assinei jornal especializado, e estava na fase “inciante avançado” (se é que isso existe). Avaliando hoje, parece desperdicio, mas foi útil para o aprendizado, acabei aprendendo justamente que aqueles produtos não eram fundamentais no meu caso…mas é duro largar esses sistemas depois que vc acostuma, é que nem um assinante tv fechada voltando para a tv aberta, cruel! rs. O sistema tinha até cotação por voz, onde uma locutora com voz suave ditava as oscilações de um ativo qualquer, até que foi útil naquela fase que todo trader passa, colado na tela! rs

    Depois com o tempo, descobri outras ferramentas e outras necessidades,cancelei o enfoque e assinei o yahoo finance por pouco mais de 100 dólares/ano, o sistema me dava as cotações em real time dos pares internacionais, que pra mim é bem útil. Aí surgiu a ADVFN-Brasil que reunia tudo oq precisava, empresas brasileiras e gringas, dólar e etc..e assim cancelei o yahoo finance.

    Hoje em dia utilizo apenas ADVFN Premium, o hb para enviar as ordens, e o resto tudo gratuito: calculadora de opções, cotação de petróleo, noticias etc… o custo caiu drasticamente em comparação ao inicio, e as operações ficaram melhores. De máquinas, utilizo dois note, sem frescuras.

    Acho que o conselho do post é válido, mas se alguém estiver na dúvida do que essas plataformas podem acrescentar, experimente por um tempo, peça algum desconto, pode servir como aprendizado, se não servir é só cancelar com alguns reais a menos na conta, mas pelo menos tirou a dúvida. Já o excesso de maquinário, com trocentos monitores, quem usa isso acho que acaba sendo mais uma deculpa para nerdisse…rs

    Responder
  3. José Carlos

    Ótimo post!

    Realmente um iniciante não precisa de nenhuma dessas ferramentas caras, pois é simplesmente inútil (pelo menos pra mim é, haha!).

    A única coisa que preciso por enquanto é do Excel/Calc e os preços semanais e diários. As outras ferramentas como médias móveis, OBV, Bandas de Bollinger, o diabo a 4 é só pegar as fórmulas botar na célula tal e GG!!!

    ||
    …….
    . .
    … (tentei desenhar um smile… =/)

    Responder
  4. Aldo Luís Tomaz

    Estou estudando para investir em ações ( bye and hold) e também estou pensando em trabalhar com forex automático com talvez uns cinco robôs. Gostaria de indicação de onde encontrar informações boas e bons robôs para compra e além disso como programar adequadamente.

    Responder

Deixe uma resposta