O Que é Volatilidade de Investimentos?

Um dos conceitos mais ignorados da bolsa de valores é o da volatilidade dos investimentos.

Alguns investidores compram suas ações prestando atenção apenas no preço e no volume, mas isso não é o suficiente.

Quando você compra uma ação e sua volatilidade é maior do que o esperado, vários sustos poderão ocorrer.

Tudo bem, mas o que é isso?

A volatilidade de investimentos é quanto que um ativo qualquer, como uma ação, se movimenta durante um certo período de tempo, como 1 dia.

Exemplo, se uma ação custa 10 reais e se move em média 10 centavos para cima ou para baixo, ela é uma ação com baixa volatilidade. Um investimento previsível por assim dizer.

Mas se outra ação que custa também 10 reais costuma variar em média 2 reais por dia, seja para cima ou para baixo, além de apresentar um maior risco ao investidor com esse vai e volta (“Porque varia tanto? Deve ser algo ruim…”), ela é considerada como uma ação de grande volatilidade.

Considerando que algumas ações mesmo com preços justos e volume adequado possuem uma volatilidade alta, muitos investidores podem simplesmente não aguentar as variações. É muito desagradável de um ponto de vista psicológico olhar sua ação subir um monte uma hora só para desabar na próxima.

Mesmo se a ação tiver bons fundamentos, mesmo se os lucros forem bons e a empresa estiver crescendo, é muito difícil suportar um investimento “montanha russa” por tanto tempo.

Além disso, a tendência é que uma ação de alta volatilidade seja mais arriscada. Muitas vezes esse risco a mais se traduz em retornos muito altos no futuro. E em outras vezes, podem significar que a ação é um mico que está sendo operado por alguns traders desinformados.

Pessoalmente eu sugiro que se você for um iniciante, fique longe de ações e outros investimentos muito voláteis. Isso inclui ações de empresas médias, pequenas e é claro, as opções. Fique longe das opções!

Se você deseja investir em ações pouco voláteis (tirando em épocas de crise, onde qualquer coisa fica super volátil), procure comprar ações de empresas blue chip como Petrobras, Vale e as outras mais populares do mercado.

Essas provavelmente não renderão milhões e mais milhões mas pelo menos irão te preparar para outras aplicações. Você irá se acostumar aos poucos e no futuro poderá se aventurar com investimentos mais voláteis e ao mesmo tempo, mais rentáveis.

Só esqueça mesmo dos micos, eles são voláteis sim, mas sem a parte de serem rentáveis, o que estraga de vez o negócio. ;)


"O que um ET tem a ver com a
bolsa de valores?"




Clique nele e descubra!


2 Comentários O Que é Volatilidade de Investimentos?

Os comentários estão fechados.