O que é um investidor?

Investidores são uma espécie em extinção, muito raros. Os últimos espécimes são constantemente confundidos com poupadores, especuladores, apostadores, adeptos das análises: minha-mãe-mandou-eu-escolher-essa-daqui-ista, chutométrica, astrológica e a mais popular delas, a análise eu-li-ou-vi-na-veja-globo-exame-etc-ista.

Mas é fácil definir as pessoas no mercado financeiro, como já mencionei no artigo O que é um Especulador?, estão todos divididos em 3 categorias, os investidores, os especuladores e os idiotas, sendo o terceiro grupo a esmagadora maioria.

Já sabemos o que são idiotas e especuladores, mas os investidores são o que? Simples! São aquelas pessoas que investem na bolsa de valores (ou renda fixa e etc.) usando análise fundamentalista!

Vou explicar contando a famosa e super verídica história de um menininho de Omaha.

Warren Faz Dinheiros

pivetinho

Eu sou fofo E rico! Vai encarar?

Era uma vez um pequeno pivetinho chamado Warren, ele fazia coisas normais de típicos pivetinhos que tinham 11 anos na década de 40, como soltar pipa, jogar bola e ficar horas na internet jogando Counter Strike, porém num lindo dia de verão (ou não), o pequeno Warren foi num lugar onde vendiam tranqueiras da bolsa de valores e comprou três ações de uma empresa petrolífera por 38 dinheiros cada. Warren estava tãããããão feliz, porém aí o preço das ações caíram!!

Meu Deus que tragédia, pensou o jovem pivetinho, suas ações foram para 27 pilas gringas, então foi aí que ele se desesperou não é? Nãããão, não o nosso pequenininho, Warren continuou firme e forte e ficou na boa com as ações, depois elas foram pra 40 doletinhas! Hooray \o/!! O nosso querido, pequenininho, fofinho e lindinho pivetinho as vendeu e teve um lucro total de 6 dólares no total!! Yuuupi!! Ele pensou em quantos sorvetes e videogames ele poderia comprar, afinal em 1941 essas coisas custavam centavos e Warren estava RICO!! Depois as ações que ele vendeu foram para 200 dólares e ele ficou triste.

Ter vendido cedo demais o deixou profundamente deprimido, ele se matou afogando-se em sorvete, toda a cidade compareceu ao funeral do jovem pivetinho que costumava correr feliz e contente pela cidade de manhã gritando: “Eu ganhei 6 dólares na bolsa de valores e você nãão, eu sou rico, você nãão”, depois, de seu funeral Warren cresceu e foi para a faculdade.

Lá ele conheceu o famoso e mundialmente conhecido Benjamin Graham, que era o pai da análise fundamentalista, o não-tão-mais-pequeno-assim pivetinho achou isso muito sexy e eles começaram a namorar, se casaram e tiveram vários filhos, um de cada cor e… Benjamin Graham e Warren Buffett então começaram a trabalhar juntos, depois de um tempo Warren voltou para sua cidade natal e começou seu império investimentalístico a partir daí, fez muito dinheiro e o resto é história.

Análise Fundamentalista

arvoredinheiro

A velha árvore de dinheiro voltou!

Tá, mas o que diabos isso tem a ver? Eu continuo sem saber o que é análise fundamentalista! Novamente! WTF é a análise fundamentalista!?!?

Urgh, que veolença desnecezária, ok.

AF é, nada mais nada menos do que, o tipo de análise usada pelos investidores, que são nada mais do que conhecedores das árvores de dinheiro (ações) e da economia em geral. Investidores compram as ações (ou qualquer outra coisa, mas vou falar só dos de ações mesmo) baseados em fundamentos, ou seja, detalhes da empresa como margens de lucro, da economia em si e mais uma porrada de fatores muito chatos para explicar agora. Da forma mais simples possível pode-se dizer que:

Especuladores negociam árvores de dinheiro e lucram com a diferença de preços

Investidores compram as melhores árvores de dinheiro esperando colher seus frutos

E o que são esses frutos?

São os famosos dividendos! Os suculentos dividendos são os lucros da empresas, eles dividem uma parte do lucro com os acionistas, o que é realmente uma idéia ótima, imagine, você está lá em casa na boa sem fazer nada aí você abre o home-broker de alegre só pra ver e daí tadáááá! Hmm, sei lá, 3 mil reais surgiram do naaaaaaaaada, aí você vê que foram os dividendos que foram anunciados a duas semanas atrás! Legal né?

Mas porque isso acontece?

Porque ações não são nada mais do que um pedaço da empresa, se você tiver uma mísera ação de qualquer coisa é como se você fosse dono de uma parte da empresa, que contém provavelmente muitos milhões ou bilhões de ações… o que basicamente faz com que suas 15 ações sejam quase insignificantes, só que por mais ridiculamente mínima seja a sua parcela da empresa, você ainda é dono dela! Mesmo que seja muito menos do que quase nada hehehe.

Ok, e como saber como escolher os melhores frutos?

Estude Análise Fundamentalista! Duhhhhhh!

Recreio acabou! Hora de estudar!

Fácil, estudem o famoso livro O Investidor Inteligente do mentor do Warren Buffett, o tio Benjamin Graham! Tal livro pode ser encontrado em qualquer Saraiva ou FNac da vida. É uma obra completa, muito detalhada e interessante (apesar de ás vezes ser meio maçante, rimou \o/).

Também recomendo demais fuçar no site Fundamentus e no INI.org, tais sites contém dados incrivelmente interessantes pra quem curte análise fundamentalista. Como nunca fui muito fã da AF não posso recomendar muito mais porém posso garantir que com esse livro e esses sites (que até eu visito de vez quando), qualquer um estará começando pelo melhor caminho possível, o caminho certo, depois disso existem vários livros sobre o Buffett, com muitos conselhos para quem quer aprender a investir, que podem valer a pena, aí é só procurar no querido Amazon.com.

Conclusão

Hmm, sinto muito, não tem conclusão, é só isso mesmo :/

Ah! Ok então, hmm, errr, obrigado por ler o Senhor Mercado?

Ok, FIM.

Imagine a trilha sonora de O Vento Levou no fundo, nã-nã-nã-nããã, nã-nã-nã-nããã

Trilha de E o Vento Levou: nã-nã-nã-nããã, nã-nã-nã-nããã, nã-nã-nã-nã-nããã, nã-nã-nã-nããã

E aí? Entendeu alguma coisa? Não? Tire suas dúvidas! Comente!


"A Bizarra História de Um Trader Que
Só Queria Viver da Bolsa..."




Clique Aqui Para Saber Mais!


1 Comentário O que é um investidor?

  1. Mario Takashiwa

    Tem também as cartas que o Buffet escreve para seus acionistas todo ano. Eu não lembro onde peguei mas são interessantes.

    Outro livro legal é o How to think like Benjamin Graham and invest like Warren Buffet.

    Responder

Deixe uma resposta