O Que é Análise Fundamentalista?

Enquanto traders utilizam a análise técnica ou a gráfica para operarem no curto prazo na bolsa de valores, os investidores utilizam a análise fundamentalista para investir.

Na análise fundamentalista ninguém se importa com padrões gráficos, de candlestick, suportes, resistências, indicadores e osciladores, nada disso.

Aqui, os investidores estudam as ações de um ponto de vista puramente empresarial.

Por isso que a maior parte dos investidores de sucesso utilizam a AF (análise fundamentalista) como forma de julgar o poder econômico de uma empresa, os seus bens, seu potencial para o futuro e outros dados. Por isso pode-se dizer que o investidor parece mais com um homem de negócios, um empreendedor.

E é exatamente isso o que um investidor competente é, um empreendedor que analisa as empresas alheias utilizando a AF para decidir se uma empresa vale a pena ou não.

Mas como esses investidores decidem isso com a análise fundamentalista?

Existem basicamente vários fatores, alguns dos mais comuns são a taxa de lucro do semestre, a estabilidade do pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio, as estimativas de crescimento para o futuro, a concorrência do setor da empresa e várias outras coisas.

Então a resposta para o que é a análise fundamentalista é simples, ela é uma das mais úteis e eficientes maneiras de se ganhar dinheiro na bolsa de valores. Na verdade o seu “pai” por assim dizer foi o Benjamin Graham, professor do Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo com uma fortuna estimada em mais de 50 bilhões de dólares.

E o Warren Buffett utiliza a análise fundamentalista, na verdade quando perguntado qual foi o melhor livro sobre investimentos que ele já leu, a resposta do bilionário foi O Investidor Inteligente de Benjamin Graham, um livro exatamente sobre a análise fundamentalista.

Então fica a dica, se você quer investir para o longo prazo e tem um olho de empreendedor e prefere julgar as suas ações de uma maneira mais humana e menos técnica, considere utilizar a análise fundamentalista em seus investimentos de longo prazo.

E a melhor maneira de começar a fazer isso é exatamente lendo o fantástico e esclarecedor O Investidor Inteligente do Benjamin Graham. Eu recomendo e aprovo.


"A Bizarra História de Um Trader Que
Só Queria Viver da Bolsa..."




Clique Aqui Para Saber Mais!


Deixe uma resposta