O Que é: Ação Ordinária

Existem dois tipos de ações na bolsa de valores, as ordinárias e as preferenciais.

Nesse post, falarei das ordinárias.

Então, uma ação ordinária é uma típica ação da bolsa, ou melhor, costumava ser.

Quando o mercado de ações surgiu há muitos anos atrás, existiam apenas as ordinárias. Elas eram comuns e todos os investidores as compravam.

Quem possui em carteira ações ordinárias, tem direito à voto em uma assembléia. No caso, o acionista pode usar essa ferramenta para dar a sua opinião (ou palpite) nas coisas da empresa.

Afinal, como ele é também um “dono”, nada mais faz sentido do que ele ter o direito de ser ouvido.

Porém, hoje as pessoas não se importam muito com as ações ordinárias por dois motivos:

  • As preferenciais são mais populares e costumam pagar os dividendos e juros sobre o capital próprio mais cedo para o acionista.
  • Como a maioria não se importa em opinar ou votar em qualquer coisa, esses investidores apenas esquecem a vantagem das ordinárias pois eles querem apenas investir e fazer dinheiro.

E tem outra, a não ser que você tenha muitos lotes de ações, o seu voto não servirá para quase nada porque quem tem 10 milhões de ações tem muito mais poder do que aquele investidor que possui humildes 200 ações.

Levando em conta também que você deve estar atrás apenas do máximo de dinheiro possível e deseja que os outros façam todo o trabalho, é mais fácil ficar longe e não fazer nada.

E para terminar, as ordinárias são menos líquidas do que as preferenciais e por isso, são mais difíceis de serem compradas.

Logo, o que você precisa saber é que as ações ordinárias eram o padrão antigamente e hoje não são mais. Elas apenas dão direito à voto na assembléia ao investidor, o que para a maioria deles, não representa vantagem nenhuma.

Caso alguém queira controlar uma companhia, as ordinárias são vitais. Só que nesse caso o investidor precisará de muito dinheiro, uma quantidade enorme de ações e um conhecimento mais profundo da companhia.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual tipo de ação investir, apenas vá com as preferenciais mesmo e esqueça as ordinárias.

Mas se já é super rico e deseja controlar uma empresa, ignore as preferenciais e compre as ordinárias sem parar. :)


"O que um ET tem a ver com a
bolsa de valores?"




Clique nele e descubra!


Deixe uma resposta