O Que é Uma Ação?

Você já se cansou de falarem que comprar ações é uma boa idéia mas não sabe o porquê.

Talvez até imagine que investir é algo difícil e complicado.

Felizmente você está errado! :D

A explicação para essa pergunta tão popular é bem simples:

Uma ação representa uma parcela minúscula de uma empresa. As ações são listadas na bolsa de valores, também conhecida como mercado de ações, que serve para as pessoas comprarem esses pedacinhos de empresas.

Ou seja, quem compra 100 ações da Petrobras (PETR4) está na verdade, comprando 100 minúsculos pedacinhos da própria Petrobras. Entendeu? Comprando a empresa Petrobras!

E o que acontece quando você adquire algumas ações? Você se torna um acionista e garante o direito de receber uma parte dos lucros da empresa.

No caso, se a Petrobras vender muito petróleo e fizer muito dinheiro, ela repassará um pouco para você, um dos “donos”.

Lucros, Lucros!

É claro que os acionistas que possuem 3 milhões de ações receberão mais do que aqueles que tem apenas 100. Logo, no começo a sua parcela será bem pequena, justamente porque apesar de ser o dono, não é dono de muita coisa.

De qualquer forma, esses lucros existem em forma de dividendos, já livres de imposto de renda, e juros sobre o capital próprio.

O mais legal deles é a forma de recebimento: num dia específico, do nada surge o dinheiro na sua conta da corretora, sem que você faça nada.

Agora, é verdade que apesar disso ser muito útil para o investidor, é impossível não se questionar:

“Legal, mas o que a empresa ganha com isso?”

Hoje? Nada muito além de fama, prestígio, respeito, novas parcerias e investimentos posteriores.

Mas no começo, quando uma empresa precisa de dinheiro para crescer, seus donos vendem ações para o público com o objetivo de levantarem esse dinheiro. Aí as pessoas compram as ações esperando lucros no futuro.

Se por algum motivo essas pessoas desistirem das ações, elas não as devolvem para a empresa mas sim, as vendem no mercado de ações. Por isso ninguém precisa ficar com as mesmas ações para sempre. Quem mudar de ideia, apenas vende tudo e acaba com a história.

-

Essa foi a resposta para a pergunta: “O que é uma ação?”

De forma mais resumida ainda, uma ação é um pedaço de uma empresa, e o acionista é o dono desse pedaço. Por isso, ele tem direito aos lucros da empresa de forma proporcional à quantia de ações que tiver.

Em dito popular, a ação é uma “árvore de dinheiro”. Você a compra e depois, apenas colhe os frutos ou a vende na feira. :)


"O que um ET tem a ver com a
bolsa de valores?"




Clique nele e descubra!


Deixe uma resposta