Como Comprar Ações na Bolsa de Valores

Ok, você descobriu que é possível construir riqueza na bolsa de valores, mais especificamente, investindo em ações.

Mas como se faz para comprar ações?

Basicamente existem duas maneiras: a convencional e a antiga… que ninguém mais usa, a não ser os investidores nostálgicos ou anciões com medo da tecnologia.

Vou falar antes da maneira velha…

Há muitos anos o investidor que quisesse comprar ações ligava para um corretor da bolsa e o dava ordens para comprar ou vender qualquer coisa.

Quando precisava usar alavancagem ou talvez até estivesse afim de pedir alguns descontos nas taxas de corretagem, era só falar com o corretor e negociar.

Por se tratar de um “sistema” manual e lento, os custos eram mais altos e a eficiência, menor.

Enfim, tudo isso funcionou muito bem até surgir a internet e o sistema home broker. Felizmente a partir daí as coisas melhoraram muito e o sistema velho, apesar de ainda existir, ficou praticamente esquecido.

Agora, para investir dessa segunda, ou “nova”, maneira, você deve… abrir uma conta numa corretora também. Não tem como pular esse passo.

Porém, quando a conta estiver cheia do seu dinheiro, em vez de falar com o corretor, basta abrir o home broker e enviar suas próprias ordens… contanto que elas caibam no seu orçamento.

Logo, se você quiser comprar Petrobras, será necessário ter o dinheiro para comprar 100 ações de uma vez mais as taxas de corretagem e emolumentos.

Porque 100? Porque é assim que as ações são negociadas, em lotes de 100. Se você tiver menos, irá precisar usar o mercado fracionário.

De qualquer forma, assim que resolver o que e quanto vai comprar, basta enviar uma ordem de compra.

Agora você tem duas escolhas: ou manda uma ordem à mercado e compra as ações pelos preços que estão sendo praticados ou manda uma ordem fixa.

Se a última ação foi negociada por 30 reais, não adianta mandar uma ordem fixa de 10 reais porque ninguém irá te vender nada. Mas se mandar uma de 29.50, talvez você consiga esse desconto se for paciente.

Pessoalmente eu recomendo as ordens à mercado: se você quer comprar, você consegue. Sendo que nas ordens fixas você precisa ter um pouco de sorte para comprar pelo preço escolhido.

Entre esses dois métodos, o mais novo é muito mais eficiente, fácil de se entender e finalmente, o melhor.

Portanto, se você quer saber como comprar ações, a resposta é simples: utilize o home broker de alguma corretora (quanto mais barato, melhor também).

Para terminar, devo lembrar que apesar de COMPRAR ações ser a coisa mais fácil do mundo, INVESTIR em ações decentes escolhendo as melhores requer um pouco mais de conhecimento e dedicação… o que é previsível, já que os resultados não brotam do chão do nada. ;)


"A Bizarra História de Um Trader Que
Só Queria Viver da Bolsa..."




Clique Aqui Para Saber Mais!


3 Comentários Como Comprar Ações na Bolsa de Valores

Deixe uma resposta