Como se tornar um Corretor da Bolsa de Valores?

Talvez vocês tenham visto o filme Em Busca da Felicidade com o Will Smith, aquele sobre o Chris Gardner. Um vendedor de equipamentos médicos que perde tudo e acaba tendo até que passar a noite num banheiro do metrô com seu filho pequeno. E então, como última esperança, decide ir trabalhar numa corretora da bolsa de valores.

Depois disso ele fica rico.

Ou então conhecem o clássico Wall Street, de Oliver Stone, onde Bud Fox vira o corretor do quase psicopata Gordon Gekko, fica mais ou menos rico. Passa por ótimos e péssimos momentos e no final acaba se f*****o por ser burro.

Por qualquer razão, você se interessou na atividade. Neste artigo explicarei o que é um corretor e como se tornar um.

O Corretor

De forma crua podemos dizer que o trabalho do agente autônomo de investimentos é vender produtos de investimento para seus clientes, e, de preferência, manter os clientes gerando comissão para o corretor. Ele pode ver produtos de renda fixa, como Tesouro Direto ou Debêntures e variável, como ações e futuros.

willsmith

Costumava morar na rua e tinha super poderes, mas aí eu os perdi. Hoje sou rico mas prefiria os super poderes...

O agente autônomo recebe comissão pelo produto vendido, por exemplo, se ele conseguir um cliente para a corretora à qual ele é vinculado, a cada operação desse cliente é gerada comissão para o vendedor, considerando que basicamente é possível ter vários tipos de clientes de várias faixas salariais as possibilidades de retorno são basicamente vinculadas à qualidade do trabalho do corretor.

O Exame Qualificatório

O caminho para se tornar um corretor a princípio é muito simples, basta ser aprovado no exame qualificatório da ANCOR (Associação Nacional das Corretoras) que você já estará apto a exercer a profissão e ir atrás de ocupação, com os dois passos cumpridos você já estará finalmente trabalhando como corretor, veremos a seguir o que é necessário fazer atingir esses objetivos.

A prova é composta de 80 questões de múltipla escolha a serem feitas em um computador no escritório da ANCOR no Centro de São Paulo, para passar é preciso acertar 70% da prova, ou seja, 56 questões. Para fazer o exame é simples, basta fazer a inscrição pelo site da Fundação Carlos Chagas, escolher a data do exame, pagar a taxa de 280,00 reais e estudar enquanto espera o grande dia. Existem basicamente duas formas de se preparar, estudar sozinho ou fazer o curso preparatório da ANCOR, que custa de 800 reais para estudantes universitários e corretoras associadas e 990 para os outros, de qualquer forma, seja estudando por conta ou no curso, com um pequeno esforço é possível passar, conheço pessoas que estudaram por conta e passaram sem grandes problemas na primeira.

Urgh! Preciso... es... tu... dar...

O exame é tranqüilo, eles te dão uma hora e meia para terminar a prova, e enquanto não termina, você tem o direito de sair da sala para beber água ou café, ir ao banheiro ou descontrair um pouco e continuar a prova de onde parou, é realmente um ambiente muito tranqüilo e amigável, o tempo é suficiente e dá pra terminar a prova no horário, mesmo se tiver dificuldade com algumas questões. Depois de ter acabado o exame, lhe é entregue na hora o resultado e o gabarito, você saberá imediatamente se passou ou não e quantos pontos acertou, o processo é tão rápido que chega até a ser estranho. Se for aprovado, parabéns, se não for então não é preciso se preocupar pois existem vários outros exames ao longo do ano, normalmente com poucos meses de intervalo entre cada um, no caso de falha é só estudar um pouco mais e tentar novamente no próximo exame.

Em busca da felicidade

Parabéns! Você foi aprovado! Não importa se foi na primeira, segunda, quarta ou só na décima-nona vez, o que interessa é que você passou, mas o que fazer agora?

Agora é a parte difícil, você precisa convencer as pessoas a comprarem produtos de investimentos, sejam ações, títulos de renda fixa, ou qualquer outra coisa. O primeiro passo para fazer isso é ir conhecer as corretoras de sua cidade e pedir informações sobre o programa de agente autônomo, a partir daí você decide o que acha melhor fazer, infelizmente o início pode ser muito complicado, fazendo com que o corretor recém-aprovado ganhe muito pouco, como salário de estágio, algo por volta de 600 reais em alguns casos, conforme você vai conquistando novos clientes (as corretoras costumam fazer isso pra você também) suas comissões vão aumentando, quanto melhor você for e mais pessoas você convencer a fazerem negócios com você, melhor, mais clientes, mais comissões. Você também pode até formar um clube de investimentos! Por isso nem preciso disser que se você não gosta muito de pessoas, não considere nem a hipótese de talvez pensar na possibilidade de chegar a tentar a ser um corretor, porque nessa área, ser bom no social é necessário. Outra, prepare-se para trabalhar demaaaaais, atender o telefone o tempo todo, encontrar clientes, passar horas e horas no escritório, correr o risco de colocar sua vida pessoal em jeopardy e talvez até virar um work-a-holic.

E é assim, é difícil, é trabalhoso, porém se você gostar do que faz e estiver disposto a trabalhar muito, você poderá se dar muito bem e ganhar muito dinheiro , as oportunidades estão aí (tudo bem que estamos em crise e talz…), e na questão das comissões o céu é o limite, ou seja, se tiver certeza absoluta de que é isso que você quer vá em frente, talvez você possa superar o Will Smi… Chris Gardner:

chrisgardner

I'm too sexy for my shirt, too sexy for my love, so sexy yeahh

E você internauta? Passou na prova da ANCOR? E o que achou? Estava difícil, fácil? Compartilhe sua opinião!


"A Bizarra História de Um Trader Que
Só Queria Viver da Bolsa..."




Clique Aqui Para Saber Mais!


34 Comentários Como se tornar um Corretor da Bolsa de Valores?

  1. Marcelo

    Olá! Meu nome é Marcelo, pois bem sou um cara de 20 anos e terminei o 2°grau completo, já tem 2 anos, mais com problemas financeiros não consegui fazer uma faculdade; e assistindo o filme em busca da felicidade vi o sofrimento de Chris Gardner para se torna uma pessoa digna e bem sucedida no ramo de corretor, mais lógico se não fosse sua perseverança ele hoje não tinha conseguido uma fortuna que chaga ha 600 milhões; pois bem, preste atenção no filme e achei bem legal o trabalho de corretor, e gostaria de saber uma coisa.Se para for um corretor é preciso ter algum curso de nível superior ou não precisa, ou que basta mesmo é cara ser bom de conta.Só isso mesmo que eu queria saber, se alguém poder responder pra min, eu vu ficar muito agradecido pela ajuda, muito obrigado! Chris Gardner você é o cara meu irmão exemplo de vida.

    1. Hugo

      Não precisa de curso superior para ser corretor de valores. Se você fizer administração ou economia, suas chances de ser aceito numa grande firma são maiores. Mas não é necessário não, estude, passe no exame, e comece a conhecer pessoas da área! O que conta mesmo nessa profissão, e em quase todas as outras, é o QI, quem indica. Outros corretores podem te ajudar muito mais do que fazer uma faculdade. E é claro, se você quiser trabalhar por conta própria, pode se “afiliar” com alguma corretora e ter seu próprio escritório, sua própria firma, o que parece ser infinitamente mais legal. Conheço um cara que trabalha assim mas não saberia dizer exatamente o que ele faz.

      E sobre ser bom de conta, é sempre útil. Mas ser bom com pessoas é uma vantagem muito maior. Não se esqueça que um corretor não é nada mais do que um vendedor, de investimentos, mas mesmo assim um vendedor.

      Dê uma olhada no post sobre filmes, a maioria deles são sobre corretores. Irônicamente me dei conta agora de que esqueci de colocar Em Busca da Felicidade na lista hehehe, fica pra segunda parte ;)

  2. Jose Rafael

    Oi galera. Eu trabalho como agente autonomo para uma empresa do interior de sp, chamada Thera Investimentos . Se alguém tiver alguma dúvida sobre a profissão ou sobre parcerias com corretoras, podem me procurar. Acho q esta profissão ainda tem muito para crescer, visto que cada vez mais as pessoas estão investindo na bolsa de valores.
    Bom, se alguém quiser me procurar para conversar, ou tirar alguma dúvida, pode me procurar… Meu email eh jrv.silva@terra.com.br, e meu msn eh jrvsilva@yahoo.com. Abs…

  3. lucas

    o que é necessário para se trabalhar na bolsa de valores, ser formado em economia, algum curso específico.

    1. Hugo

      Depende do que você quer dizer com bolsa de valores, se você quiser ser corretor basta ser aprovado no exame da ANCOR, se quiser ser um trader autônomo basta ter capital adequado e, se sua vontade é trabalhar na Bovespa em São Paulo aí eu não saberia responder. Mande um e-mail para eles se desejar trabalhar lá.

      Boa Sorte!

  4. cley

    Oi,eu começei a trabalha numa corretora “Intermediaria” no interior,pois ta cendo muito dificil não sei quase de nada sobre o mercado,quer disse to apredendor um pouco(me virando sozinha),a pessoa responsavel pelo escritorio e analise de grafico.E ele e daquela pessoas q não saber explicar ou não q quer eu aprendar.a unica coisa q ele fala pra mim fazer e pegar as noticias da agenda (Indicadores corporativos do dia)e alguma noticias de empresas.Porisso estou aqui pra pedi ajundar a vcs, quero muito aprende.

    Alguém pode me ajudar?!

    1. Hugo

      Ele quer que você pegue os “indicadores corporativos” e notícias para quê? Desenvolver argumentos para vender ações para os clientes? E ele é um analista gráfico? Ok, ou ele te odeia ou ele deve ser um péssimo analista de qualquer coisa. Mas tudo bem, se o objetivo é convencer clientes a comprarem ações, o jeito é estudar uma das duas escolas, técnica ou fundamentalista. Pessoas normais costumam ter preconceito com a análise técnica porque elas são estúpidas, logo, recomendo que você substitua sua bíblia pelo livro “O Investidor Inteligente” do Benjamin Graham para aprender análise fundamentalista. Porém você não detalhou muito bem, já passou no exame da ANCOR né?

    1. Hugo

      Olá!

      Você quer dizer corretor não é? Se for, eu não sei a resposta, por enquanto. Porém vou publicar nessa semana (ou na próxima no máximo) o post: “Quanto ganha um corretor de valores?” e estou terminando de colher os últimos dados. Nesse post eu falarei sobre o salário do corretor estagiário, do mais experiente e de como funciona realmente o sistema de comissões. Acredito que essa matéria vai esclarecer muitas dúvidas, mas até lá, continuo colhendo dados e por isso ainda não sei responder.

      Mas se quiser ler assim que eu publicar, siga o feed rss: http://www.senhormercado.com.br/rss

      Abraço!

  5. renato

    bom sou estudante de administraçao e me interesso muito pela profissao de corretor de valores, soh que moro em Brasilia, eu sei que existe corretoras aqui no DF soh que eu queria saber se o unico lugar que eu façoa prova eh em Sao Paulo? ou existe a possibilidade de eu fazer em brasilia? e Hugo por gentileza vc poderia postar logo sobre os salarios de corretores!!!!

    1. Hugo

      No site da ANCOR diz que dá pra fazer no DF, mas não tem o endereço, acho que só depois de fazer o cadastro em http://www.ancor.com.br/agente/agente_outras_pra%C3%A7as.htm .

      Eu não tenho como postar o tópico porque ainda não descobri quanto um corretor ganha depois de “formado” na ANCOR. Mas posso adiantar que um corretor mega ultra iniciante ainda sem ter passado no exame costuma receber de 300 a 800 de bolsa-auxílio. O tópico está quase pronto, vou tentar postar nesta sexta, mas não posso garantir nada, afinal, não quero postar informações incompletas.

  6. André Fabrini

    Olá Hugo
    Boa iniciativa, para que área cresce é bom pessoas com experiências passarem para os demais o conhecimento e sanarem duvidas.

    Tenho 20 anos e gostaria de saber mais sobre o mercado, faço contabilidade porém sou fissurado em ações .

    abraços

    1. Hugo

      “para que área cresça é bom pessoas com experiência passarem para os demais o conhecimento e sanarem duvidas.”

      Com certeza!

      Só que se você quiser aprender mais sobre a profissão de corretor de valores especificamente, sugiro contatar pessoas como o José Rafael da Thera Investimentos para descobrir como é exatamente a profissão.

      Eu não poderia dizer pois eu não sou um corretor, apenas fiz o teste, de mané mesmo :P

      Abraço!

  7. Chaul

    Sou novo por aqui, e gostaria de saber basicamente a diferença na atuação entre o corretor e o operador ? A função básica dos 2 não é operar as carteiras de seus clientes, identificando oportunidades e entrando em contato com os clientes para concretizar a operação?

    1. Hugo

      Olá Chaul!

      O corretor de valores, ou “operador de mesa” é o “middle man” de uma operação na bolsa de valores. Ele faz o que o cliente quer e, se eu não estiver enganado, pode operar por conta também.

      Agora, para explicar a confusão:

      O que acontece é que os corretores usam o termo “operador” ao se referirem à eles mesmos. Só que traders, ou especuladores, também usam o termo com a mesma finalidade. Então se o assunto for corretor de valores, o “operador” é um corretor de valores. E se o assunto for trading, especulação e qualquer outra coisa, o “operador” é um especulador, uma pessoa que utiliza análise técnica.

      Logo, dependendo do caso, “operador” pode ser um corretor comprando ações para um cliente ou um trader autônomo negociando ações em casa por conta própria.

      Existem também aqueles traders institucionais que trabalham para uma firma, mas eu não sei como eles se chamam, talvez “traders institucionais” mesmo :P

      Abraço,
      Hugo

  8. Clayton

    PARABENS HUGO PELAS RESPOSTAS TÃO COERENTES E PELO SEU TRABALHO , A COOPERAÇÃO É INICIO DE TODO ESFORÇO ORGANIZADO.ANDREW CARNEGIE, HENRY FORD ROCKFELLER ENTRE OUTROS ACUMULARAM ENORMES FORTUNAS PELO PODER Q É O ESFORÇO ORGANIZADO, AGORA COMO DESENVOLVER O PODER POR MEIO DA COOPERAÇÃO?E AMBIÇAO E DESEJO SÃO OS FATORES PRINCIPAIS PARA O SUCESSO ?COMO CRIAR OPORTUNIDADES POR SI PROPIO?UM ABRAÇO E FIQUE COM DEUS

    1. Hugo

      Desenvolver o poder por meio da cooperação? De outras pessoas você diz? Se for, eu não tenho a mínima idéia, afinal, sou péssimo com pessoas. Por isso, entre outras coisas, que gosto tanto da bolsa de valores, você pode trabalhar sozinho. Acredito que é possível sim atingir o sucesso dessa forma. E se não for… boa sorte para mim :D

      Ambição e desejo não são absolutamente nada sem disciplina e um plano decente. Muita gente deseja muita coisa e mesmo assim, não chega à lugar algum. E outras, são ambiciosas e querem tudo pelos motivos errados. Elas estão atrás de preencherem algum vazio nelas mesmas que não poderá ser preenchido com dinheiro ou “sucesso”. Acredito que a maioria dos “ambiciosos” que falham, enquadram-se nessa categoria.

      As oportunidades são criadas a partir de idéias. E normalmente existem bilhões delas ao nosso redor o tempo todo, basta prestarmos a devida atenção. Aqueles que não encontram nenhuma, provavelmente apenas encontraram várias e tem medo de seguirem essas idéias ou então, preferem ignorá-las para não terem de admitir para si mesmos que eles são preguiçosos.

      Cara, seu comentário grita: “Think and Grow Rich” do Napoleon Hill. Se você ainda não leu, baixe gratuitamente (em inglês…) na seção domínio público aqui do site. Preste muita atenção especificamente ao capítulo 11. Repito! Preste atenção ao capítulo 11!!!!!

      Abraço,
      Hugo

  9. Jonatha Gusmao

    Conheci mais sobre a profissão após ler “O LOBO DE WALL STREET” recomendo o livro para aqueles que gostariam de conhecer mais sobre a vida de um corretor de valores Jordan Belfort explica de uma maneira divertida como é ser um corretor de susseso.

    1. Hugo

      Olá Jonatha!

      Já tinha visto esse livro antes, mas foi só uma vez. Depois, acabei esquecendo :P
      Mas vou dar uma olhada agora que você falou. Obrigado pela sugestão :D

      Abraço,
      Hugo

  10. Damian Paladini

    Ainda não entendi, qual a diferença entre corretor, e agente autônomo?
    Quais as suas funções? Depois do certificado de agente, é preciso de um certificadoo de corretor? Desde já obrigado

    1. Hugo

      Agente Autônomo de Investimentos (AAI) = Corretor de Valores

      Preferimos falar corretor do que agente autônomo porque é mais curto e mais fácil. Só por isso. Os dois termos se referem à uma mesma profissão. Por isso, o certificado de corretor é o certificado de agente :)

      Abraço,
      Hugo

  11. Dinheirologia

    Cara, adorei seu Blog.
    Enfim achei um Blog com um estilo de escrita parecida com o meu, escrevendo as coisas “na lata”, sem “fru-fru”.

    Indicarei lá no Dinheirologia.
    Parabéns e um abraço!

    1. Hugo

      Opa, valeu João! (né?)

      E é legal que você tenha gostado do Mercadores da Noite, eu ainda estou lendo ele :P

      Vou dar mais umas lidas no seu blog assim que terminar de responder os comments :D

      Abraço,
      Hugo

  12. joaonatal

    Fala Hugo,
    parabens pelo site,

    amigo tenho uma duvida. ja invisto na bolsa ha algum tempo, estou com uma ideia de fazer a prova da ancor para aai e caso seja aprovado, abrir um clube de investimento (onde eu seria o gestor) atraves de uma corretora, entre familiares e amigos ja tenho umas 7 pessoas que entrariam comigo nesse clube, gostaria de saber como se daria minha remuneração nesse caso? eu ganharia apenas um % da corretagem sobre as operaçoes que o clube realizasse?? ou eu poderia ganhar tambem algo como uma taxa de performance??

    agradeço a atençao desde ja.

    Abraço!

    1. Hugo

      Caro João, honestamente eu não tenho a mínima idéia auehaiuehaieua

      Acredito que varia de corretora para corretora. No caso as ações pertenceriam ao clube e você seria o gestor e não pertenceriam a você apenas. Acredito que dê para cobrar uma taxa de performance sim, mas agora a corretagem? Não sei. Acho que não dá para misturar as duas coisas porque a… putz… a cvm ou a ancor proibem, não lembro ao certo. Porém, como deve variar de corretora para corretora, é bom dar uns telefonemas para esclarecer as coisas ;)

      Beleza?

      Abraço,
      Hugo

  13. André

    Prezado Hugo, parabéns pela matéria e respostas.

    Gostaria de conhecer profundamente o funcionamento do mercado de ações, já estudei bastante (análise gráfica) mas me falta o entendimento do mecanismo em si (tipos de investimentos, liquidação, leilões, subscrição, dividendos, etc. …) Você acredita que há outra maneira SÉRIA de se aprender, sem fazer o curso da ANCOR (não desejo, pelo menos agora, ser um corretor autônomo).

    Forte abraço

    André

    1. Hugo

      Oi André!

      Eu não entendo nada disso logo não posso recomendar algum livro específico. Ouço falarem muito bem do Mercado Financeiro do Eduardo Fortuna (heauheaueh) então talvez valha a pena dar uma olhada nele quando você estiver passeando num shopping. Mas como eu não li, não posso recomendar.

      BTW, pra quê você quer conhecer a parte cha… errr, a fundo o mercado de ações? Se você quer saber para operar melhor, duvido que fará alguma diferença.

      Ah, e se no futuro você mudar de idéia e quiser virar um corretor, esse conteúdo será bem útil.

      Blz?

      Abraço,
      Hugo

  14. Tess Pereira

    Olá,
    sou estudante de Rh, no RJ e influenciada pela minha Tia, com quem moro me interessei pelo mercado de investimentos e acho ele a minha cara, adoro pessoas, e gosto de trabalho principalmente quando eu tenho um retorno direto, quando depende de mim!Porém contudo estou estudando por conta própria e devido ao custo alto estou me matando dobrando no trabalho e juntando dinheiro para o curso, prova, faculdade, custos da viagem para fazer a prova em SP e gostaria de saber de pessoas que podem me ajudar mesmo que a distância!!!!!

    Obrigada e parabéns pelo Site pra mim é de grande mas muito grande ajuda!!!!

  15. Hugo

    Olha Tess, pelo que eu me lembre, existem outras formas de se fazer o exame da Ancor, não precisa necessariamente ir para São Paulo.

    E existem apostilas sobre o assunto, não sei se vale a pena fazer um curso para isso. Às vezes comprar um livro é melhor do que ter aula… qualquer coisa é melhor do que pagar por uma aula na minha opinião…

    Abraço,
    Hugo

Os comentários estão fechados.