Quais São as Ações Que Mais Pagam Dividendos?

Muitos investidores gostam de ações porque ao mantê-las, você recebe dividendos e juros sobre o capital próprio.

Essas duas coisas são basicamente os lucros da empresa repassados para os acionistas e os juros referentes às posições mantidas.

Basicamente, quem possui ações não precisa fazer nada para receber esses rendimentos porque eles simplesmente “aparecem” na conta do investidor.

Por isso muitos vão atrás daquelas ações que mais pagam divindendos.

Mas quais são as melhores pagadoras de dividendos da Bovespa?

Sem ser muito específico, é possível dizer com grande segurança que ações de companhias elétricas são ótimas pagadoras de dividendos e os mantém de forma estabilizadas em caso de uma crise econômica.

Na verdade, na assustadora crise de 2008, muitas pessoas fugiram de suas ações normais e correram para papéis estáveis que costumam pagar bons dividendos com a CMIG4.

E hoje, algumas ações de companhias elétricas apresentam lucros absurdos, como é o caso do papel da Eletrobrás ELET3 que pagou 53% de dividendos anuais no ano passado, um valor verdadeiramente fantástico.

É claro que deixar todo o seu dinheiro nas elétricas não é uma boa idéia pois se algo acontecer com a eletricidade, seja lá por qual motivo, o dinheiro será perdido. Logo, uma idéia melhor seria diversificar com outras ações.

Um outro setor que paga bem, mas não tanto quanto as elétricas, é o bancário. Muitos bancos passam até 18% de dividendos aos seus acionistas. Alguns dos mais famosos como o Banco do Brasil (BBAS3) pagam até 6% ao ano, o suficiente para proteger o seu investimento da inflação.

Obviamente existem oportunidades em se falando de dividendos em vários setores. Só porque as elétricas lideram a lista e os bancos são também atraentes, não significa que você só precisa pesquisar nesses setores.

Preste atenção em todas as ações e todos os setores que você encontrar que com certeza uma hora será possível achar uma ação ótima, de uma empresa maravilhosa que paga dividendos fantásticos.

Apesar de que a coisa mais importante na hora de investir é a taxa de crescimento da empresa e não os seus rendimentos, mas isso é assunto para um outro post. ;)

Boa sorte e bons investimentos!


"O que um ET tem a ver com a
bolsa de valores?"




Clique nele e descubra!


6 Comentários Quais São as Ações Que Mais Pagam Dividendos?

    1. Hugo Teixeira

      Oi Flaubert,

      Sim.

      Assim que os dividendos são pagos, os preços caem na mesma proporção e o ativo entra em modo ex-dividendo. Quando chegar o dia do pagamento, você recebe o dinheiro mas os preços normais do ativo serão corrigidos pelo movimento natural do mercado só depois.

      Por isso que a ideia do “compra antes do dia do dividendo, recebe e dá tchau” não funciona. ;)

      Abraço,

      Hugo

      Responder
    1. Hugo Teixeira

      As próprias empresas divulgam as notas em sites como o ADVFN.com

      Você também pode se cadastrar na área “relações com investidores” no site da empresa para recebê-los.

      Eles entram na conta da corretora automaticamente na data do pagamento. ;)

      Responder
  1. Hilbert

    Hugo, primeiramente queria parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você veem desenvolvendo aqui. Outra coisa na Home(inicio) do seu site você coloca sua história a disposição do leitor e no final diz pra colocar o email, que você entrará em contato para enviar sua história. Porém não achei o lugar para me cadastrar. Será que você poderia me mandar essas dicas?

    Responder

Deixe uma resposta